Sobre a Revista

POLÍTICA EDITORIAL

  1. Foco, escopo e objetivos
  2. Processo editorial
  3. Políticas de seção
  4. Periodicidade
  5. Política de acesso aberto e submissões
  6. Licença de conteúdo e privacidade
  7. APCS (taxas de processamento) e taxa de submissão
  8. Arquivamento
  9. Política contra plágio e fraudes

 

  1. FOCO, ESCOPO E OBJETIVOS

O Público e o Privado é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Criado em 2003 com versão impressa (ISSN 1519-5481 até 2016), passou a ser exclusivamente eletrônico em 2017 (ISSN 2238-5169).

A Revista tem como objetivo estimular a produção e promover a socialização do conhecimento acadêmico. Além disso, busca incentivar a criação, manutenção e ampliação de redes entre pesquisadores e seus grupos de pesquisa em Universidades nacionais e internacionais. Destina-se a publicar e divulgar trabalhos teóricos e empíricos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros com relevância e inserção na produção crítica de conhecimentos na área da sociologia ou de ciências correlatas. O periódico difunde artigos inéditos em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa, assim como eventuais traduções de artigos estrangeiros vertidos para a língua portuguesa.

Além de publicar trabalhos de autoras e autores consagrados, O Público e o Privado busca estimular jovens pesquisadores. Para tanto, aceitamos artigos de estudantes de graduação e mestrado em coautoria com seus orientadores ou orientadoras.

 

  1. PROCESSO EDITORIAL

A Revista está estruturada nas seguintes seções: Editorial, Apresentação, Artigos Temáticos, Artigos de Fluxo Contínuo, Temas Livres, Entrevistas, Relatórios de Pesquisa, Traduções e Resenhas. O Editorial é de responsabilidade de um ou mais Editores/as da Revista; a Apresentação fica a cargo de organizador(es) de números temáticos e/ou dossiês ou Editores/as de Seção. Os Artigos Temáticos e Artigos de Fluxo Contínuo devem ser inéditos e resultantes de pesquisas empíricas e/ou de estudos conceituais relacionados ao campo da Sociologia ou de ciências correlatas. Resenhas são textos concisos comentando publicações recentes de interesse da Revista.

Os originais devem ser submetidos por meio desta plataforma (https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/index), formatados em processadores de texto compatíveis com o sistema Windows e sem identificação dos autores. A identificação do autor e/ou autores devem vir no cadastro feito na Revista (nome completo e titulação, instituições a que estão vinculados, resumo biográfico, endereço eletrônico para correspondência, URL institucional ou endereço eletrônico do Currículo Lattes e/ou outros e, obrigatoriamente número do ORCID ID do autor.

Caso não haja cumprimento das condições acima descritas, a submissão será recusada devida à inadequação desta.

A aprovação dos textos será efetuada mediante exame inicial de um ou mais Editores da Revista; em seguida, serão submetidos a pareceristas ad hoc para indicar eventuais revisões necessárias à decisão de publicação ou de não publicação, assegurada a Avaliação por Pares Cega.

. 3. POLÍTICAS DE SEÇÃO

As seções da Revista O Público e o Privado obedecem às seguintes diretrizes.

Editorial – texto dos Editores apresentando, do modo mais sintético possível, o que se encontra em cada número da Revista.

Apresentação – trata-se sempre de texto relacionado aos Artigos temáticos de cada número da Revista. Um número temático compreende artigos agrupados em torno de um tema aglutinador. Além dos editores, estes números contarão com o apoio de organizadores específicos que acompanharão especialmente o processo de avaliação por pares e eventuais revisões dos artigos, bem como se responsabilizarão pela redação do texto de Apresentação apontando o objetivo pretendido com o número temático e sintetizando as ideias dos artigos que o compõem.

Artigos temáticos – textos inéditos decorrentes de pesquisas acerca de tema previamente definido pela Revista para a composição de seus números temáticos. Os artigos deverão ter entre 35.000 e 60.000 caracteres (incluindo os espaços), formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, devem constar resumo e abstract (entre 550 e 950 caracteres, com espaços), palavras-chave e keywords (no máximo 6). Os títulos devem ter no máximo 150 caracteres com espaços, e devem ser traduzidos para o inglês. A folha de rosto não pode conter nenhuma identificação dos autores. Serão aceitos artigos escritos em português/espanhol/francês/inglês.

Artigos de fluxo contínuo – textos inéditos na forma de artigos e comunicações de pesquisas que apresentem contribuições relevantes e inovadoras para a área da sociologia e demonstrem rigor teórico e metodológico em sua construção. Seguindo as mesmas diretrizes de formatação dos Artigos temáticos.

Temas livres – esta seção aceita textos menores que os Artigos e se abre também a outras áreas de conhecimento, desde que apresentem aspectos relevantes para a sociologia.

Entrevistas – transcrições de entrevistas realizadas com acadêmicos/intelectuais ou figuras públicas cujo trabalho represente perspectivas ou contribuições relevantes para debates sociológicos acerca do público e do privado, incentiva-se que tais entrevistas referenciem a obra do(a)s entrevistado(a)s e outras com as quais ela dialoga, mencionando devidamente as eventuais referências bibliográficas arroladas.

Relatórios de Pesquisa - textos que apresentem (de 30.000 a 60.000 caracteres com espaços) resultados recentes de pesquisas na área da Sociologia e ou de ciências correlatas.

Traduções – textos previamente publicados em língua estrangeira, que detenham a autorização expressa de publicação em português neste periódico e se relacionem com uma ou mais perspectiva de debate sociológico.

Resenhas – textos concisos (de 5.000 a 15.000 caracteres com espaço) apresentando publicações recentes na área da sociologia ou de ciências correlatas.

  1. PERIODICIDADE

A  Revista O Público e o Privado sempre foi de periodicidade semestral, mas nos anos de 2020 a 2022 teve publicação quadrimestral.

  1. POLÍTICA DE ACESSO ABERTO E SUBMISSÕES

Desde sua criação, a Revista O Público e o Privado zela pela política de acesso aberto. Esta tem repercussão nas seguintes instâncias:

  1. A)Direito dos leitores: os artigos são imediatamente disponibilizados após a publicação;
  2. B)Direito de depósito dos autores: o autor pode depositar imediatamente qualquer versão em um repositório ou web;
  3. C)Depósito automático: a revista pode depositar imediatamente após a publicação qualquer versão em um repositório confiável, indexador ou web;
  4. D)Direitos do autor: o autor retém os direitos de autoria sem restrições, permitindo o uso e divulgação pela revista em outras instâncias e/ou indexadores;
  5. E)Acessibilidade: o texto integral do artigo, os metadados, dados suplementares (marcações e semântica) e citações podem ser acedidos por meio de API com instruções divulgadas publicamente; e
  6. F)Direitos de reutilização: permitida a utilização dentro dos limites da Licença.

A revista “O Público e o Privado” está de acordo com a definição de acesso aberto de BOAI.

  1. LICENÇA DE CONTEÚDO E PRIVACIDADE

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito da primeira publicação, sendo o estudo simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

  1. APCS (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS) E TAXA DE SUBMISSÃO

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação de textos.

 

  1. ARQUIVAMENTO

Os arquivos da Revista O Público e o Privado são preservados por meio de armazenamento no servidor da Universidade Estadual do Ceará, além da preservação em nuvem no drive da própria revista, assim como são preservados no Crossref mediante DOI e no OJS. O periódico possui armazenamento próprio dos arquivos submetidos e utiliza o sistema LOCKSS para distribuir seus arquivos entre as bibliotecas participantes e permite que elas criem arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais.

A Revista também utiliza a CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe) do sistema para garantir um arquivo seguro e permanente. CLOCKSS é baseado no software open source LOCKSS desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford que permite que bibliotecas preservem revistas selecionadas regularmente registadas. Cada arquivo é continuamente validado contra outros registros da biblioteca, e se o conteúdo for caracterizado como corrompido ou perdido, os outros registros ou a revista são usados para restaurá-lo.

A Revista também é preservada digitalmente por meio da Rede Cariniana.

 

  1. POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E FRAUDES

O Público e o Privado procede de acordo com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam a incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, o que garante que todos os textos submetidos à Revista passem por inspeção e controle antiplágio.

Sugerimos que os autores:

  1. Visitem o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;
  2. No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE, correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética;
  3. Busquem assegurar que os artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações sejam referenciadas de maneira explícita; na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados; todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

Em caso de erratas e retratações elas serão publicadas de acordo com o Guia para o registro e publicação de Errata do SciElo