Conversas com professores

percepções sobre o ensino escolar de sociologia

Autores

  • Eduardo Carvalho Ferreira
  • Angela Maria de Sousa Lima

Palavras-chave:

Professores, Representações, Ensino, Sociologia

Resumo

O contexto que envolve o ensino escolar de Sociologia atravessa um momento de divergências de interesses e de indefinições em relação aos fundamentos e objetivos de sua noção de conhecimento. Isso se dá na medida em que a construção dos seus saberes reflete, por um lado, as demandas externas à escola e, por outro as disposições internas sobre o que é importante para o processo de aprendizagem. Essa situação tem influência direta na forma como esse conhecimento tem sido fabricado, por isso precisamos compreender como essa conjuntura interfere no processo de construção do conhecimento escolar de Sociologia e na configuração de suas práticas de ensino. Este artigo busca problematizar algumas dessas implicações por meio de entrevistas com professores sobre suas representações acerca do ensino escolar de Sociologia.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

FERREIRA, E. C.; LIMA, A. M. de S. Conversas com professores: percepções sobre o ensino escolar de sociologia. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 24 jul.dez, p. 51–68, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2569. Acesso em: 19 abr. 2024.