
O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

107107107107107(*) Suzy dos Santos é Professora do Programa de Pós-Graduação e da Escola de
Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: suzysantos@ufrj.br

The owner of the world:The owner of the world:The owner of the world:The owner of the world:The owner of the world:
The State like television owner in Brazil

Suzy dos Santos*

O dono do mundo:
O Estado como proprietário de televisão no Brasil

Palavras-chave:Palavras-chave:Palavras-chave:Palavras-chave:Palavras-chave:
estado, comunicação,
televisão.

Resumo: Resumo: Resumo: Resumo: Resumo:  Este artigo pretende analisar a atuação do Estado brasileiro como
proprietário de meios de comunicação, nos ambientes da produção e da distribuição
de conteúdo televisivo. Em um momento em que o governo brasileiro começa
executar um plano de uma TV estatal fortalecida, o debate sobre as condições de
independência nas emissoras estatais existentes pode jogar alguma luz acerca deste
processo. É possível dividir esta atuação em duas funções. Uma primeira em que o
Estado atua como produtor, gerando programação para canais específicos e, uma
segunda, em que atua apenas como distribuidor, retransmitindo programação das
redes já existentes em localidades de difícil acesso.

H
              á alguns anos teve ampla visibilidade uma longa batalha entre a TV
               pública britânica, a BBC, e o primeiro-ministro Tony Blair. Segundo
         reportagem exibida no programa de rádio Today, o relatório
governamental sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque,
publicado em setembro de 2002, trazia dados propositalmente exagerados.
Do outro lado, o Governo acusou a BBC de ser parcial e não investigar
corretamente a informação.

O caso acabou envolvendo o suicídio da fonte da BBC, após a divulgação de
seu nome pelo Governo, e um inquérito público no qual o relatório do juiz,
Lord Brian Hutton, absolveu o Governo pela responsabilidade no suicídio e



108108108108108
Suzy dos Santos

condenou a BBC por ter divulgado uma informação com base em única fonte.
O conflito entre Governo e BBC abalou a imagem das duas instituições e
causou as demissões de altos funcionários da companhia pública de
radiodifusão e da assessoria de imprensa do Primeiro-Ministro. Desde a
divulgação, em fevereiro de 2003 pelo Channel 4, das comprovações de plágio
no dossiê do serviço de inteligência britânico até a divulgação do ‘relatório
Hutton’, em 28 de janeiro de 2004, a polêmica tem servido de pano de fundo
para nova discussão sobre a condução e a manutenção da independência
das empresas públicas de radiodifusão.

Em um momento em que o governo brasileiro começa executar um plano de
uma TV  estatal fortalecida, o debate sobre as condições de independência
nas emissoras estatais existentes pode jogar alguma luz acerca deste processo.
Não é nosso objetivo discutir aqui a Empresa Brasil de Comunicação, nem
seus condicionantes, o que pretendemos é nos focar na complexa e
fragmentada estrutura existente até então. Na história da televisão brasileira
nem há episódio onde uma emissora educativa tenha questionado com tanta
intensidade o Estado nem vivência, em qualquer época, de debate tão amplo
sobre a própria televisão. Murilo César Ramos aponta a ausência de
visibilidade no cenário televisivo sobre as questões relativas ao próprio negócio
como uma barreira à prática de cidadania no país. Em depoimento à Comissão
Especial do Senado, “Destinada a Analisar a Programação de Rádio e TV, no
País”1, Ramos afirmava que:

Hoje ainda, tal qual no século XIX, nosso liberalismo
estabelece um limite claro para seu avanço democrático:
o limite da escravidão. Lá, o povo era privado da sua
liberdade no sentido mais absoluto; aqui, a privação, ainda
que relativa, pode ser quase tão cruel, pois um homem
privado da informação continua a ser, de algum modo,
escravo, pois escravo é todo aquele que não pode se
apresentar diante do outro como verdadeiro cidadão. E
cidadania não há sem acesso à informação. Inclusive, e
principalmente, informação sobre os interesses e o
funcionamento dos meios de comunicação. Pois eles,
constituidores principais da esfera pública contemporânea,
têm o dever de estar, juntamente com as organizações estatais
– e eu friso – entre as mais públicas, as mais transparentes,
de todas as instituições sociais (Simon, 1998, p. 53).

1 Criada pelo Requeri-
mento nº 470, de 1995,
a Comissão elaborou um
vasto relatório contendo
proposições para o
setor.



O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

 109 109 109 109 109
O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil

O exemplo mais próximo de programação televisiva como a requerida pelo
autor é o Observatório da Imprensa exibido pela Rede Pública de Televisão,
que integra as emissoras públicas, estatais e privadas sem caráter comercial.
O próprio programa, porém, traduziu recentemente a expressiva dependência
da televisão pública às índoles políticas locais e regionais.

Em fevereiro de 2001, o apresentador do programa, Alberto Dines, cancelou
a edição do programa que entrevistaria João Carlos Teixeira Gomes, autor de
um livro-denúncia contra o senador, falecido em julho de 2007, Antônio Carlos
Magalhães2. O jornalista alegou, dentre outros motivos, que a exibição do
programa poderia ser usada para prejudicar o então presidente da TVE-Rede
Brasil, Fernando Barbosa Lima. Nas palavras de Dines:

a TVE tem dono, é do governo federal, embora o projeto
em curso seja convertê-la em rede pública. O Executivo
paga e manda [...] E o governo federal vive uma crise
política protagonizada justamente pelo senador ACM
(teoricamente aliado e, portanto, “sócio” da TVE). Acresce
que dos nove comentaristas políticos convidados para
participar do programa, apenas um aceitou, Tales Faria,
da IstoÉ em Brasília, ele mesmo uma vítima das
perseguições de ACM. Os outros oito recusaram sob os
mais variados pretextos, o que evidentemente eliminaria
qualquer possibilidade de isenção com uma saraivada
de críticas ao senador durante uma hora de programa.
[...] Acresce ainda que o programa coincidiria com o
início da gestão do novo presidente da TVE, o jornalista
Fernando Barbosa Lima, uma das grandes figuras do
telejornalismo brasileiro, um dos poucos – talvez o único
– capazes de tirar a televisão educativa da crise em que
se encontra. Mais: a TVE da Bahia (um feudo do senador
ACM) ao longo daquela terça-feira deu sucessivos indícios
de que não retransmitiria o ‘Observatório’, criando um
“imbróglio” político que respingaria no presidente recém-
empossado (Dines, 2001, [Em linha]).

Ampliando o recurso figurado de Dines, é possível alegar que, além de ‘sócio’
da TVE, o senador Antonio Carlos Magalhães era na época ‘proprietário’
também da afiliada regional da emissora na Bahia. A TV Educativa integra o
IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, vinculado à Secretaria

2 Intitulado Memória
das Trevas: uma devas-
sa na vida de Antônio
Carlos Magalhães, o
livro foi lançado em
janeiro de 2001, pela
Geração Editorial.



110110110110110

de Cultura e Turismo do Estado, e sua programação foi fortemente influenciada
pelo Senador nos longos períodos em que seus aliados estiveram nos cargos
centrais do governo estadual. No mesmo 2001 em que ocorreu a suspensão
da entrevista no Observatório da Imprensa, a TV educativa baiana deixou de
retransmitir outros dois programas que continham acusações contra Antônio
Carlos Magalhães: o programa Opinião Brasil, em 24 de janeiro, com uma
entrevista do autor de Memória das Trevas; e, o programa Vitrine, em junho,
quando transmitia uma entrevista ao vivo com Andrei Meireles, o jornalista
da revista Istoé co-autor da reportagem que continha a declaração do Senador
sobre sua participação em uma violação do painel de votos do Senado.

Nos dois episódios, a justificativa dada pela TV Educativa da Bahia foi a de
que problemas técnicos tiraram o sinal do ar. Como não há, no país, a necessária
autocrítica do setor nem políticas públicas que incluam o controle do conteúdo
transmitido pelas estações educativas, os episódios de atrelagem da TV Educativa
a uma elite política regional foi pouco questionado. De maneira adversa à idéia
de TV pública independente, ainda são escassas no país as estações públicas
que não estão diretamente condicionadas aos poderes públicos.

Tanto o rádio quanto, posteriormente, a televisão, tiveram papel fundamental
não apenas na criação de uma indústria totalmente nova, a Indústria Cultural,
como também na divulgação da convicção de que era indissolúvel o casamento
entre eficiência tecnológica e os valores morais de justiça, igualdade e bem
público (Mosco, 1996, p. 34). No entanto, este casamento, por ser ‘arranjado’,
não reflete a felicidade ‘até que a morte os separe’:

Whenever access to the communications and information
resources required for full citizenship depends upon
purchasing power (as expressed directly through customer
payments or indirectly through the unequal distribution of
advertising subsidies to production), substantial inequalities
are generated that undermine the nominal universality of
citizenship (Murdock; Golding, 1997b, p. 1043).

Os serviços de telecomunicações, no que se refere ao provimento de conteúdo
(radiodifusão) e ao tráfego de informações (telefonia/transmissão de dados),
cresceram e foram regulados sob lógicas e instâncias normativas distintas
(Garnham, 1990; 1996; Richeri, 1995). As diferentes naturezas dos serviços
fizeram com que a telefonia fosse regulada prioritariamente em relação à
distribuição/transporte de informações e a radiodifusão em relação ao conteúdo.

3 A referência da
primeira publicação do
texto é: MURDOCK,
G.; GOLDING, P.
(1989). Information
poverty and political
inequality: citizenship
in the Age of Privatized
C o m m u n i c a t i o n s .
Journal ofJournal ofJournal ofJournal ofJournal of
CommunicationCommunicationCommunicationCommunicationCommunication. n.
39, v. 3. p. 180-195.
Utilizamos aqui a versão
apresentada no segundo
volume da coletânea
The Political Economy
of Media, editada, em
1997, pelos mesmos
autores. p. 100-115.

Suzy dos Santos



O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

111111111111111

Os serviços de telefonia e transmissão de dados se consagraram historicamente
como monopólio estatal, exceto nos EUA, e sua estrutura regulatória foi
desenvolvida em relação à estrutura física, com base em três princípios
genéricos: acesso universal (common carriage); interconexão; e, controle de
preços (tarifas não discriminatórias).

Encarado como questão estratégica nas políticas de desenvolvimento do século
XX, o controle destes serviços era regido especialmente por um enfoque
geopolítico e de segurança do Estado. O conteúdo das transmissões era
considerado uma transação privada e jamais foi controlado, salvo em períodos
de guerra ou convulsão social.

Na radiodifusão, tanto a distribuição quanto o conteúdo eram fortemente
controlados pelos Estados fosse nos modelos público, estatal ou comercial.
Esta regulação incluía critérios culturais e econômicos, além dos políticos,
estando baseada em princípios diversos das telecomunicações e mais próximos
à lógica aplicada anteriormente à imprensa.

Como sustenta Othon Jambeiro:

Histórica e universalmente, os sistemas regulatórios
desenvolvidos para governar a indústria da TV têm
derivado diretamente dos instrumentos legais e aparatos
burocráticos que os estados-nações criaram para tratar com
a Imprensa. Na medida em que novas tecnologias deram
origem a novos meios de comunicação de massa - o cinema,
depois o rádio, em seguida a TV - aqueles instrumentos e
aparatos foram consequentemente adaptados, muitas vezes
para permitir que se pudesse continuar a policiar e
controlar a mídia. Os sistemas regulatórios evoluíram em
seguida para evitar danos morais, regular a relação
trabalhista entre empregados e proprietários dos meios,
prevenir excessiva concentração de poder, licenciar
freqüências de rádio e TV, e - particularmente nas democracias
liberais da Europa ocidental e nos Estados Unidos -
garantir formas de competição econômica suficiente para
frustrar o estabelecimento de monopólios (1997, p. 148).

Apesar das distinções no mercado e na natureza da regulação, estes serviços
usualmente estão incluídos dentro de um setor único, genericamente chamado
de comunicações, no qual o Estado assume as funções de proprietário, promotor
ou regulador. Ainda segundo Jambeiro,

O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil



112112112112112

Ele é Estado Proprietário, no que se refere, por exemplo,
à bibliotecas, centros de documentação, ao espectro
eletromagnético e às emissoras de rádio e TV que explora
diretamente. É também Estado Promotor, porque traça as
estratégias públicas para o desenvolvimento do setor, faz
inversões de infra-estrutura, e concede incentivos e
subvenções. E, finalmente, é Estado Regulador, na sua função
de fixar regras claras de instalação e operação, que eliminem
as incertezas e desequilíbrios (Jambeiro, 2000, p. 23).

Embora seja pouco discutida a atuação estatal no cenário brasileiro de
radiodifusão, no caso da televisão, a participação da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios como proprietários, tal qual definido por
Jambeiro (2000), é parcela considerável da distribuição de programação
televisiva. É possível dividir esta atuação em duas funções. Uma primeira em que
o Estado atua como produtor, gerando programação para canais específicos
e, uma segunda, em que atua apenas como distribuidor, retransmitindo
programação das redes já existentes em localidades de difícil acesso.

“Síndrome de Estocolmo” das TVs Estatais: os
conflitos no Estado Produtor

Não raro ouve-se de dirigentes de TVs estatais queixas sobre a atuação dos
governos frente às instituições de radiodifusão. Tão recorrente quanto a queixa
é a exigüidade das situações onde o jornalismo das estatais cumpre seu papel
de watchdog alertando os telespectadores quanto aos abusos dos poderes
locais, regionais ou nacionais. Esta corriqueira relação de amor e ódio tem
ancestralidade na Rádio Nacional de Getúlio Vargas, nos anos 30, e berço
nos governos militares, do período posterior a 1964.  A tentativa de estabelecer
uma rede estatal nacional de televisão educativa encontrou no próprio Estado
seu maior complicador. A infraestrutura de telecomunicações possibilitou
tecnicamente a constituição destas redes mas, como dependiam dos aparatos
estatais, esses canais estiveram sempre submetidos às injunções políticas e
econômicas dos poderes onde estavam localizados.

Apesar de ser ator preferencial na expedição de outorgas para a prestação de
serviços de radiodifusão, a participação do Estado como produtor terminou
por ser pouco expressiva e fragmentada. Como mencionado anteriormente, a
maioria das geradoras federais e estaduais se diferencia da idéia de TV Pública
como instituições independentes dos governos e do mercado tanto na forma

Suzy dos Santos



O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

113113113113113

de controle quanto no financiamento. Juridicamente impedidas de veicular
publicidade estas emissoras dependem exclusivamente do aparato estatal para
a sua sobrevivência.

A principal exceção ao controle direto do Estado é a Fundação Padre Anchieta
- Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativa, gestora da TV Cultura-SP.
A TV Cultura é o único caso da Rede Pública de Televisão no país em que a
estrutura administrativa é desvinculada dos poderes executivos nacional,
estadual ou municipal. Não tendo seus membros indicados pelo poder público,
o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta é composto por 46
conselheiros assim distribuídos: um membro emérito, o fundador da
instituição; 20 membros natos: representantes de instituições educativas
e culturais públicas e privadas cujos mandatos são coincidentes ao período
em que os titulares permanecem nos cargos; três membros vitalícios,
inicialmente indicados pela fundadora, Renata Crespi da Silva Prado, e,
após seu falecimento, eleitos pelos próprios conselheiros vitalícios; 21
membros eletivos, indicados pelo próprio conselho, sendo obrigatória a
renovação anual de um terço dos membros. O mandato é de três anos reelegível
por mais três; um representante dos funcionários da Fundação, eleito em
votação direta e secreta (Fundação Padre Anchieta, [Em linha]).

Criada em 1967, a Fundação Padre Anchieta já nasceu com administração
independente do governo estadual inspirada nos moldes da BBC. A
contradição na implantação do modelo de TV pública está exatamente no
período desta criação. Uma TV pública formada no auge do autoritarismo
militar não poderia ser totalmente independente do Estado. Assim, a
dependência direta das verbas públicas fez com que a TV Cultura estivesse
sujeita aos ‘humores’ dos Governos em questão, tal qual nas emissoras estatais.

Por ser administrada por um conselho que inclui diversas representações da
sociedade, a TV Cultura não pode ser considerada no mesmo rol das fundações
privadas que vêm ganhando espaço, nos últimos anos, nem nas instituições
estatais de radiodifusão. Por outro lado, por não traduzir um modelo de televisão
cujo financiamento esteja vinculado a normas que proporcionem a sua
independência em relação ao Estado, a TV Cultura também não se insere
nas definições de radiodifusão pública. Ela configura uma espécie singular
de fronteira entre estas classificações.

Dentre as televisões tradicionalmente definidas como estatais, dois exemplos
que também se aproximam da idéia de gestão pública são a TVE-RS - Fundação
Cultural Piratini, e a Rede Minas de Televisão - Fundação TV Minas Cultural

O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil



114114114114114

e Educativa. Ambas estão vinculadas às Secretarias de Estado da Cultura e
condicionadas a indicação de membros dos Conselhos Curadores pelos
governadores dos estados onde se inscrevem. Contudo, os estatutos destas
fundações trazem dispositivos que buscam assegurar a independência
ideológica. Um primeiro dispositivo que as distingue das demais empresas
estatais de radiodifusão é a presença de representantes de esferas distintas da
estatal, como instituições de ensino e entidades de classe, na composição dos
conselhos gestores destas fundações, tal qual ocorre na Fundação Padre Anchieta.

Outro dispositivo é relativo à coibição do uso político-partidário das emissoras.
O estatuto da Fundação Piratini, definido pela Lei Nº 10.535, de 08 de agosto
de 1995, estabelece a promoção da liberdade de expressão e a proibição da
censura (Art. 3º §§ 3º e 4º). O Artigo sexto, parágrafo único, garante que os
serviços da Fundação “funcionarão de modo a salvaguardar sua independência
perante o Governo Estadual e demais Poderes Públicos, e assegurar a
possibilidade de expressão e confronto de diversas correntes de opinião”(TVE,
2007 online). Um pouco menos elaborado, mas igualmente incisivo, o Estatuto
da Fundação TV Minas, aprovado pelo Decreto 53.502, de 30 de março de 1994,
proíbe à Fundação “utilizar, sob qualquer forma, a programação de televisão cultural
ou educativa com fins político-partidários ou divulgar idéias que incentivem
preconceitos de raça, classe ou religião” (Rede Minas, 2007 online.

A transmissão de conteúdo distinto do comercial também não está garantida
nas TVs estatais brasileiras. De tempos em tempos, ouve-se falar da
comercialização de espaços publicitários em algumas emissoras ou de
programas sensacionalistas em outras. Também a proximidade entre Estado e
mercado de televisão comercial é tradição no Brasil. Mas, no Pará, a rara
situação de cessão da estrutura estatal de radiodifusão para um canal comercial
chama atenção.

A Funtelpa – Fundação de Telecomunicações do Pará, vinculada à Secretaria
Especial de Promoção Social do Estado, alugou, por pelo menos 25 anos, sua
rede de retransmissoras no estado para a TV Liberal, retransmissora da Rede
Globo. A Folha de São Paulo e a Istoé4 mostraram funções distintas no acordo.
Enquanto a coluna de Elvira Lobato, publicada no jornal diário, afirmou que
o acordo consistia em uma permuta pela qual o governo recebia 30 minutos
mensais de espaço publicitário na grade da TV Liberal (LOBATO, 2000), a
revista Istoé dizia que a retransmissora da Rede Globo recebeu R$ 200 mil
para ceder sua programação às retransmissoras estatais (ISTOÉ, 1997).
Embora com uma diferença de três anos entre si, as duas publicações tratam
do mesmo contrato. A permuta, revelada por Elvira Lobato, pode ser

4 A Folha de São Paulo é
jornal diário e a ISTOÉ
semanário, ambos com
expressiva circulação no
território nacional.

Suzy dos Santos



O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

115115115115115

confirmada no Balanço de Promoção Social da Secretaria da Fazenda do Pará,
de 1998, onde se afirma que

A Funtelpa é responsável também pela implantação e
funcionamento do Sistema Estadual de Repetidoras e
Retransmissoras de Sinais de Televisão – SIERT em todo
o Estado, podendo para tal realiza-lo diretamente ou por
delegação, assim como, por força de convênios passou a
executar a despesa com pagamento de publicidade e
publicações do governo estadual.

Através de repetidoras de televisão, a Funtelpa exerce a
gerência direta de manutenção de 76 (setenta e seis)
retransmissoras de televisão, espalhadas por vários
municípios do Estado, possuindo também sob sua
responsabilidade a operacionalização do sistema digital
de televisão, que proporciona a transmissão via satélite
da imagem da quase totalidade de nossos 143 (cento e
quarenta e três) municípios através dos sinais da TV
Liberal (Secretaria da Fazenda, 1998 [em linha]).

O convênio chegou a ser objeto de uma ação popular, em 1997. Segundo
Elvira Lobato, o governo estadual justificou a parceria com a TV Liberal, em
detrimento da TV Cultura do estado também vinculada à Funtelpa, como um
ato político de integração social afirmando que “um dos objetivos do Estado
é integrar a população através dos meios de comunicação de massa, como a
televisão”5. Não se tem, também, notícia de qualquer observação da Anatel
ou do Ministério sobre o caso.

Além das políticas públicas confusas, a situação de ausência de controle dos
canais estatais deve-se também à sua pequena expressão na totalidade do
sistema televisivo. As geradoras e retransmissoras vinculadas às administrações
Federal e Estaduais não ultrapassam 6,8% do total de outorgas do país. No âmbito
federal são seis geradoras de televisão aberta: três em Brasília-DF - TV Câmara,
TV Senado e TV Nacional; uma em São Luis-MA, a TVE Maranhão com seis
retransmissoras próprias; uma no Rio de Janeiro, a TVE – Rede Brasil; e, uma
em Natal, a TV Cultura com duas retransmissoras próprias. Além destes, o
Governo Federal também é operador de oito retransmissoras em estados
diversos e dos canais, por assinatura, TV Justiça e NBR. As TVs operadas
por governos estaduais estão distribuídas conforme a figura a seguir.

5 Trecho da defesa da
Funtelpa citado por
Elvira Lobato (LOBATO,
2000).

O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil



116116116116116

Ilustração 1: Distribuição nacional das TVs de
Governos Estaduais6

Os canais educativos brasileiros tiveram sempre uma média de audiência
pequena, tecnologias ultrapassadas e financiamento insuficiente. Mais
recentemente, esses canais passaram a trabalhar com patrocínio e mesmo
com publicidade, entrando dentro da lógica dos canais particulares. A
legislação em vigor proíbe essa forma de financiamento (Art. 13º, Dec.-Lei
nº236, de 28 de fevereiro de 1967) mas um dispositivo facilitador foi o Art.
19 da Lei 9.637, de maio de 1998, que liberou a publicidade institucional
sob a forma de patrocínio (apoio cultural). Há canais que extrapolam este
limite mas como sem a publicidade estariam condenados à extinção, a Justiça
não dá prosseguimento a processos intentados por canais particulares ou por
multas de órgãos de controle.

Embora seja possível observar, no cerne do ambiente estatal, vários episódios
recentes em que tem transparecido o interesse em buscar alternativas para
fortalecer uma televisão pública nacional, as discussões recentes sobre
televisão pública estão excessivamente voltadas ao financiamento dessas TVs.

6 Fonte: Ministério das
Comunicações, Agência
Nacional das Telecomu-
nicações, 2007.

Suzy dos Santos



O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

117117117117117

A formação de uma rede pública complementar às estatais e privadas somente
pode ser pensada como uma política pública mais global. “deve-se levar
sempre em consideração a importância das injunções políticas que influenciam
fortemente a estrutura econômica dos meios de comunicação de massa no
Brasil e que sempre atuaram no sentido de manutenção das posições
dominantes” (Bolaño, 1999, [Em linha]).

Qual é a música, maestro? As parcas notas do
Estado Distribuidor

O bem sucedido projeto dos governos militares de fazer a televisão chegar a
todos os pontos do país transformou o Estado em importante distribuidor destes
sinais. O serviço de retransmissão de TV é o primordial facilitador deste
objetivo, especialmente nas localidades onde o interesse comercial em explorar
radiodifusão de sons e imagens é inexistente. Regulamentada pela primeira
vez em 1978, pelo Dec. 81.600 de 25 de abril, a retransmissão de televisão
não se insere no mesmo processo de licitações previsto para a radiodifusão.

As permissões são concedidas diretamente por portarias do Ministério das
Comunicações e têm caráter precário, com prazo indeterminado para a
extinção. O Ministério pode, a qualquer momento, cancelar as permissões ou
mantê-las ad infinitum sem ser necessário que elas passem por qualquer
processo de avaliação do serviço como requisito para a renovação das outorgas.

Este serviço teve alterações significativas em 19887. O Dec. 96.291 e, logo
após, a Portaria 93, de 1989, estabeleceram uma nova categoria, as
retransmissoras mistas - educativas e em fronteiras de desenvolvimento do
país - que poderiam inserir programação local, geradas por elas próprias, em
até 15% do total. Esta alteração agregou um atrativo político ao serviço de
retransmissão educativa. Como era previsível, em pouco tempo começaram a
aparecer fundações e associações controladas por vereadores e deputados
em várias partes do país.

Em 1998, estas chamadas retransmissoras mistas foram extintas pelo Dec.
2.593, de 15 de maio. Estas permissionárias tinham o prazo de dois anos
para adaptarem-se às novas regras, porém, o governo voltou atrás antes do
prazo extinguir. Como conta o editorial da revista Tela Viva,

Os permissionários ganharam uma sobrevida, nada
isonômica, com a publicação do Decreto nº 3.451 (09/
05/2000). Tanto as retransmissoras educativas quanto as

7 Nesse ínterim, normas
complementares foram
sendo expedidas através
dos seguintes decretos:
nº 84.064, de 08 de
outubro de 1979; nº
84.854, de 12 de julho
de 1980; 87.074, de 31
de março de 1982.

O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil



microgeradoras poderão funcionar nas mesmas condições
atuais até que uma geradora se instale na mesma praça
ou poderão solicitar a transferência do canal para o Plano
Básico de TV, isto é, poderão transformar-se em geradoras.
E aí mora a grande distorção. Lembro que ambas não
precisaram enfrentar a tramitação no Congresso (e
atualmente os processos licitatórios) obrigatória para uma
concessão comercial, pois as permissões foram dadas pelo
Ministério das Comunicações. A maioria das RTVs
educativas está instalada em regiões de alta densidade
populacional, onde já existem emissoras comerciais.
Como a legislação aplicável aos serviços de
radiodifusão educativa não prevê o lançamento de editais
para a concessão dos canais, os atuais permissionários
ganharão sem concorrência a freqüência que ocupam no
espectro (FALGETANO, 2000).

A participação das prefeituras municipais neste serviço é representativa.
Segundo os dados oficiais, dos 5.561 municípios brasileiros, 1.676 têm
retransmissoras outorgadas às prefeituras. Ao todo são 3.341 outorgas de
retransmissoras nas mãos de prefeituras.

Ilustração 2: Distribuição das outorgas de
retransmissoras das prefeituras municipais8

5

59

1 1

152

43

112

161

66

800

136

33
47 55

19 21

162 159

68

1 4

375

400

14

437

10

AC AL AM AP BA CE ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RS SC SE SP TORR

8 Fontes: Ministério das
Comunicações; Agência
Nacional de Telecomu-
nicações: 2006.

Suzy dos Santos118118118118118



O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

Dentre as 3.341 permissões de retransmissão concedidas à prefeituras apenas
389 são de caráter educativo e 168 encontram-se na área onde são permitidas
as estações retransmissoras mistas10. Mas não é possível afirmar que apenas
6,18% do total de retransmissoras das prefeituras geram programação própria.
Embora efetivamente a maioria das RTVs seja usada apenas para fazer chegar
o sinal das grandes redes às pequenas cidades do país, há uma parcela,
impossível de precisar, que atua na ilegalidade.

Amparadas pelo parco conhecimento público de suas limitações e pelas
dificuldades operacionais da Anatel para fiscalizar todo este rol de estações,
algumas prefeituras fazem das retransmissoras seus porta-vozes sem serem
incomodadas pelo poder federal. Como declarou, em entrevista ao jornal
Correio Braziliense, um dos membros titulares da Comissão de Ciência e
Tecnologia, Comunicação e Informática – CCTCI da Câmara dos Deputados,
deputado Walter Pinheiro (PT/BA), “a chance de uma emissora dessas ser
punida por causa do conteúdo de sua programação é próxima a zero” (COSTA;
BRENER, 1997).

Na série de reportagens, reproduzidas na versão em rede do Observatório da
Imprensa, Sylvio Costa e Jayme Brener detalham algumas situações nas quais
o poder federal beneficia prefeituras dos partidos aliados, ou as prefeituras
fazem doações de terrenos a retransmissoras educativas ou mistas controladas
por aliados dos prefeitos, ou, ainda, as prefeituras desligam os equipamentos
de transmissão quando as geradoras estão exibindo programação que prejudica
os interesses locais. Uma delas retrata um exemplo de como as elites políticas
regionais fazem uso das RTVs em períodos eleitorais:

Nas eleições de 1994, a governadora Roseana Sarney
(PFL) e o senador Epitacio Cafeteira (PPB) disputavam o
segundo turno quando o pai de Roseana, o ex-presidente
e atual senador José Sarney (PMDB-AP), foi protagonista
de uma curiosa operação montada para ajudar a filha. Por
não ser candidato no Maranhão, Sarney não podia
participar do horário político gratuito, o único espaço
reservado pela legislação para a propaganda eleitoral.
Gravou, então, um pronunciamento - de caráter
inequivocamente eleitoral - veiculado em todo o estado
pelas repetidoras em poder das prefeituras.

Terno claro e com a mesma expressão grave com que falava
à nação em cadeia nacional ao tempo em que era
presidente, o senador usa o pronunciamento para explicar

9 As retransmissoras
educativas estão distri-
buídas entre onze
estados: São Paulo e Rio
de Janeiro, oito permis-
sões; Rio Grande do
Sul, cinco; Mato Grosso
do Sul, quatro; Minas
Gerais e Paraná, três;
Goiás e Piauí, duas;
Alagoas, Mato Grosso e
Paraíba, uma prefeitura
permissionária de re-
transmissora educativa
em cada.

10 Estas retransmis-
soras são permitidas na
região da Amazônia
Legal que engloba:
Acre, Amazonas, Ama-
pá, Maranhão, Mato
Grosso, Pará, Roraima,
Rondônia e Tocantins.

O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil 119119119119119



aos eleitores que eles deveriam optar entre “dois
quadradinhos”. O primeiro, o de Cafeteira, seria “o
quadradinho da velha politicagem e do ódio”.

O segundo, o de Roseana, o do “programa da concórdia”.
“Roseana”, continuou Sarney, “tem um programa de
governo definido. Vai contar com a minha ajuda, vai contar
com a ajuda de Fernando Henrique, vai fazer um governo
de união pela paz”. E conclui: “Peço ao Maranhão que
me ajude a continuar ajudando o Maranhão”.

A própria fita de vídeo repassada às prefeituras, cuja cópia
foi obtida pelo Correio Braziliense, denuncia a
irregularidade ao alertar que a fala do ex-presidente, cuja
duração foi de 2 minutos e 45 segundos, deveria ser
exibida “em horário de telejornal, nunca na propaganda
eleitoral do TER” (COSTA; BRENER, 1997).

Para além do uso eleitoreiro, há também a dificuldade em saber quais são e
como são escolhidos os canais que as prefeituras retransmitem. Se a pergunta
“o que as prefeituras municipais exibem em suas retransmissoras?” fosse
feita no game show musical de Silvio Santos11, que dá título a este tópico, o
jogador estaria em sérios apuros para continuar no programa. Os esforços em
demonstrar transparência nas ações estatais parecem condicionados pelo
bordão “uma nota, maestro Zezinho” e, neste caso, o dublador Pablo
interpretaria uma espécie de canção afônica.

Embora exista a exigência de que as operadoras do serviço de retransmissão
entreguem ao poder concedente a indicação do canal a ser retransmitido,
com autorização da geradora, estes dados jamais foram tornados públicos.
Sendo responsáveis pela cobertura de 30,14% do território nacional e por
34,13% das retransmissoras de TV no país, a ausência de identificação clara
dos canais retransmitidos impossibilita, por exemplo, determinar os índices
exatos de abrangência das redes nacionais.

O destaque fica por conta das redes religiosas onde são freqüentes as
referências às parcerias entre prefeituras e igrejas. Fazendo uma busca em sites
de prefeituras e jornais de pequenas cidades, é comum encontrar referências
sobre visitas de comissões da Rede Vida, ligada à Igreja Católica, ou da RIT –
Rede Internacional de Televisão, de propriedade do líder da Igreja Internacional
da Graça de Deus, às prefeituras para estabelecer acordos de retransmissão ou
financiamentos para a instalação de retransmissoras vinculadas a estas igrejas.

11 Um dos programas
mais antigos e de maior
audiência exibidos pelo
canal SBT o Qual é a
música? constitui-se de
um jogo de advinhação
musical apresentado
pelo empresário Silvio
Santos .

Suzy dos Santos120120120120120



O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

No estado de São Paulo, por exemplo, as redes católicas têm forte ligação
com as prefeituras municipais. Em Vargem Grande do Sul, não há geradoras,
apenas três permissões de retransmissão. Das três permissões da cidade,
registradas em nome da prefeitura, a primeira a ser inaugurada foi do canal
católico, em junho de 2003 (TV CANÇÃO, 2003). Em São José do Rio Pardo
a situação é diferente, há três outorgas ligadas a canais religiosos12 - Rede
Vida, Rede Mulher e TV Canção Nova – que concorrem com cinco canais
comerciais e um não identificado que é retransmitido pela Prefeitura. Apesar
de não retransmitir a rede católica, a obtenção da outorga é creditada à atuação
do vereador Fábio Augusto Porto Junqueira (PSDB) (GAZETA, 2003) que
também indicou à prefeitura o pedido de verba para a instalação do
equipamento transmissor (CÂMARA, 2002).

O esforço necessário para precisar qual o real alcance dos canais comerciais,
educativos ou religiosos fatalmente encontra na ausência de transparência
das outorgas seu maior obstáculo. Praticamente todas as redes nacionais,
exceto a Rede Globo, indicam prefeituras como afiliadas. A adesão de uma
prefeitura à afiliação de um canal específico, além de traduzir uma fatia maior
de audiência para este canal, significa também minimizar os custos da
geradora na implantação de retransmissoras próprias.

Ligeiras Conclusões

A recente transição para um modelo democrático de Estado teve como
característica fundamental a manutenção das elites políticas já estabelecidas
em todo o país. Esta relação de continuidade política fez com que as políticas
públicas e privadas de comunicação de massa jamais fossem efetivamente
desnudadas do denso véu que as cobriu ao longo de seu desenvolvimento.

Houve, sim, algumas tentativas, como, por exemplo, a divulgação de algumas
listas de acionistas ou a adoção de processo licitatório para a concessão dos
serviços principais. Porém, a ausência de revisão das outorgas já concedidas
e a persistência das práticas clientelistas no âmbito estatal fazem com que as
iniciativas de desnudamento sejam tímidas. Uma analogia com as vestes
humanas diria que, quase vinte anos após a volta da democracia, a televisão
brasileira mal conseguiu exibir suas canelas em público.

Outro aspecto que merece ser destacado, diz respeito ao fato de que a retirada
do Estado das operações de serviços de comunicações não ocorreu na televisão
da mesma forma sistemática que ocorreu nas telecomunicações em meados
dos anos 90. Embora o processo de privatização do sistema de telefonia tenha

12 Embora a Rede
Record seja vinculada à
Igreja Universal do
Reino de Deus e tenha
programação religiosa
na sua grade, neste
estudo ela é considerada
um canal comercial, não
religioso.

O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil 121121121121121



produzido uma profunda rearticulação nas comunicações nacionais, a televisão
aberta ainda depende fundamentalmente das Prefeituras Municipais para
atingir as regiões menos interessantes ao mercado em termos econômicos.

Por um lado, Estado saiu da operacionalização da telefonia e serviços conexos,
mantendo-se apenas como regulador e, também, as geradoras de televisão
por ele operadas, tanto na esfera federal quanto estadual, não chegam a 10%
do total. A retransmissão dos canais televisivos pelas prefeituras, por outro
lado, atinge mais de 30% dos municípios brasileiros. Conforme foi apontado,
estas outorgas têm possibilidade de geração de conteúdo e o controle sobre
elas é praticamente inexistente como também é inexistente a definição dos
critérios que pautam a escolha dos canais a ser retransmitidos.

Além da atuação como retransmissor, nos poucos canais estatais existentes é
visível a persistência do Estado como produtor de conteúdo televisivo em
oposição à idéia de transformação destes canais em canais públicos, com
gestão desvinculada do poder político, tanto nos domínios federais quanto
estaduais. Embora historicamente tenham pouco alcance também em termos
de audiência, estes canais, por sua natureza educativa e não comercial,
poderiam representar um diferencial qualitativo na programação televisiva,
como ocorre com a TV Cultura de São Paulo.

ABSTRAABSTRAABSTRAABSTRAABSTRACTCTCTCTCT: : : : :  This article intends to analyze the acting of the Brazilian State like
media owner, in the environments of the production and of the distribution of
television content. In a moment in which the Brazilian government begins to execute
a plan of a strengthened state-owned TV, the discussion on the independence conditions in
the existent state-owned broadcasting stations can play some light about this process. It is
possible to divide this acting in two functions: 1. the State acts like producer, producing
planning for specific channels and 2. the State acts only like distributor, re-

transmitting planning of the already existent nets in towns of difficult access.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL). [Em
linha]. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br>. [consultado em 24 nov. 2005].

BOLAÑO, C. (1999). A Economia Política da televisão brasileira. In: Revista
Latina de Comunicación Social,n. 17, mai. [Em linha]. Disponível em: <http://www.ull.es/
publicaciones/latina/a1999hmy/98cesar.htm>. [consultado em 19 out. 2005].

CÂMARA Municipal de São José do Rio Pardo. [Em linha]. Ata da 35ª Sessão
Ordinária. 26 nov. 2002. Disponível em: <http://site.camarasjriopardo.sp.gov.
br/servlet/navSrvt?cmd=ultimaata>. [consultado em 11 dez. 2003].

KKKKKey Wey Wey Wey Wey Words:  ords:  ords:  ords:  ords:   state,
communication,
television.

ArtigoArtigoArtigoArtigoArtigo
Recebido: 23/01/2008
Aprovado: 20/03/2008

Suzy dos Santos122122122122122



O público e o privado - Nº 14 - Julho/Dezembro - 2009

COSTA, S.; BRENER, J. Dossier das Concessões de TV. Observatório da
Imprensa. [Em linha] jun. 1997 [reprodução de uma série de matérias
originalmente publicadas no jornal Correio Braziliense]. Disponível em:
< h t t p : / / w w w. o b s e r v a t o r i o d a i m p r e n s a . c o m . b r / a r t i g o s /
mat2008d.htm>.[consultado em 19 out. 2005].

DINES, A. Fui manchete do Globo. Jornal do Brasil. [Em linha]. 10 fev.
2001. Disponível em <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/
iq140220016.htm>. [consultado em 19 out. 2005].

FALGETANO, E. Editorial. Tela Viva. [Em linha]. Glasberg, n. 94, jun. 2000.
Disponível em: <http://200.157.161.15/telaviva/revista/094/capa.htm>.
[consultado em 19 out. 2005].

FUNDAÇÃO Padre Anchieta. [Em linha]. Disponível em <http://
www.tvcultura.com.br>. [consultado em 08 mar. 2004].

GARNHAM, N. Capitalism and communication, global culture and the
economics information. Londres: Sage, 1990.

_________. (1991) La economía política de la comunicación: el caso de la
televisión. In: Telos. Fundesco: n. 28, dez.-fev.  Cuaderno Central: Economía
de la información y la comunicación. p. 68-75.

GAZETA do Rio Pardo. TV Canção Nova traz programação variada. [Em
linha]. 04 out. 2003, disponível em <http://www.gazetadoriopardo.com.br/
noticias/ler.asp?edi=2146&Id=538>.

GOLDING, P.; MURDOCK, G. (eds.). The Political Economy of the Media.
Cheltenham, UK; Brookfield, US: The International Library of Studies in
Media and Culture, v. I, 1997a.

_________.  The Political Economy of the Media. Cheltenham, UK;
Brookfield, US: The International Library of Studies in Media and Culture, v.
II, 1997b.

ISTOÉ. Coluna Fax Brasil. [Em linha]. 12 de nov. de 1997. Disponível em:
<http://www.terra.com.br/istoe/faxbras/146709.htm>.[consultado em 08 mar.
2004].

JAMBEIRO, O. (1997). A Regulamentação da TV em tempos de convergência
tecnológica, política e econômica. Tendências XXI. Lisboa: Universidade

O dono do mundo: O Estado como proprietário de televisão no Brasil 123123123123123



Nova de Lisboa/Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das
Comunicações, n. 2, set. p. 146-157.

_________.  Regulando a TV: uma visão comparativa no Mercosul. Salvador:
Edufba, 2000.

LOBATO, E. A força da Globo. Folha Online. Coluna Pensata. [Em linha].
04 nov. 2000. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/
lobato_20001104.htm>. [consultado em 08 mar. 2004].

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. [Em linha]. Disponível em: <http:/
/www.mc.gov.br>. [consultado em 24 nov. 2005].

MOSCO, V. The political economy of communication: rethinking and renewal.
Londres: Sage, 1996.

REDE Minas. [Em linha]. Disponível em <http://www.conteudos.com.br/
redeminas/redeminas/decreto35502.asp>. [consultado em 12 ago. 2005].

RICHERI, G. La transición de la televisión. Barcelona: Paidós, 1995.

SECRETARIA da Fazenda do Pará. Balanço de Promoção Social. [Em linha].
Disponível em <http://www.sefa.pa.gov.br/contgrl/balancos/bal98/sintese/
ccin/73.htm>. [consultado em 12 ago. 2005].

SIMON, P. (Relator). Rádio & TV no Brasil: diagnósticos e perspectivas.
Relatório da Comissão Especial de Análise da Programação de Rádio e TV,
instituída em atendimento ao Requerimento nº470/95. Brasília: Senado
Federal, 1998.

TV CANÇÃO Nova começa a ser retransmitida em Vargem. Gazeta de Vargem
Grande. [Em linha]. 28 jun. 2003, disponível em <http://
www.gazetavg.com.br/arquivo/28062003/>. [consultado em 28 jun. 2003].

TVE. [Em linha]. Disponível em <http://www.fmcultura.com.br/institucional/
leieestatuto/leieestatuto.htm>. [consultado em 12 ago. 2005].

Suzy dos Santos124124124124124


