https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/issue/feed Inovação & Tecnologia Social 2023-07-21T13:47:25-03:00 Andréa Luz andrealuz.ce@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista <strong>Inovação &amp; Tecnologia Social</strong> se propõe a contribuir com as diversas formas de produção de conhecimento. A sua atuação está voltada para apoiar tanto as diferentes compreensões de processo avaliativo, quanto o desenvolvimento de tecnologias sociais. Os processos avaliativos estão presentes como forma de fortalecimento da gestão governamental e as tecnologias sociais na sua relação entre o saber acadêmico e os saberes do senso comum. Enquanto espaço de divulgação e colaboração de tais formas de conhecimento a revista deverá impulsionar os processos de participação, cidadania e democracia. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: B4 Ciência Política e Relações Internacionais<br />Prefixo DOI: 10.47455<br />e-ISSN: 2675-0090 </span></p> https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11079 A Educação e a Conservação do Espaço Público: 2023-07-19T13:14:31-03:00 Francisca Alynne Ribeiro Rolim alynnerolim@hotmail.com Camila Holanda Marinho camila.marinho@uece.br <p>Os espaços públicos são essenciais e favoráveis para fortalecer os laços de convivência e socialização entre os indivíduos, possibilitando os acontecimentos de práticas sociais, momentos de lazer, encontros ao ar livre e manifestações de vida urbana e comunitária que favorecem o desenvolvimento humano, como também, são determinantes na qualidade de vida porque esses espaços são locais de encontros, relações e convívio entre os mais diversos grupos que compõe a comunidade<strong>, </strong>por isso, é tão importante mantê-los preservados. Dito isso, investir em educação ambiental e preservação de espaço público é necessário para construir valores sociais, conhecimentos, consciência e atitudes para a conservação dos espaços que são um bem de uso comum do povo, essencial para desenvolvimento social e bem estar coletivo.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11080 A Evolução das Facções Criminosas no Ceará 2023-07-19T13:35:39-03:00 Alexandre Ávila de Vasconcelos tedax12@outlook.com Maria Andrea Luz da Silva andrealuz.ce@gmail.com <p class="Alexandre" style="margin-bottom: 0cm; text-indent: 0cm; line-height: normal;">No Estado do Ceará a realidade das ações da violência criminal organizada ou crime organizado como é popularmente mencionado é uma realidade recente para a sociedade cearense, e suas consequências vem sendo sentidas de forma cada vez mais clara ao longo do tempo. Desde 2004 vem sendo reportada a ação de células destes grupos criminosos organizados vem atuando de forma esporádica no estado e ao longo do tempo vem se sedimentando de forma concreta em diversas comunidades da capital cearense, bem como também em algumas cidades do interior do estado de maior porte, como sobral por exemplo, e, compreender esse processo evolutivo descreve claramente a evolução social das atividades criminosas organizadas no Ceará e suas consequências. Através de um estudo exploratório- descritivo foi possível traçar um quadro diagnostico dessa evolução das facções e de suas atividades, baseado na experiencia profissional do autor e em pesquisas bibliográficas de vários autores cearenses, onde se observa a evolução desses Atores não estatais violentos e seu processo de sedimentação, em especial nas comunidades periféricas da capital Cearense, caracterizando assim um processo continuo de governança criminal nestes aglomerados urbanos da capital e que vem se estendendo para o interior do estado.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11081 Implantação do Processo Formativo do Polícial Penal no Estado do Ceará 2023-07-19T14:26:02-03:00 Débora Moreira Lima lima.deboram@gmail.com Antônio Germano Magalhães Júnior germano.junior@uece.br <p>O presente estudo tem por finalidade compreender o processo formativo do policial penal no Estado do Ceará, que ganhou especial atenção devido à aprovação da Emenda Constitucional 104, de 04 de dezembro de 2019, que alterou o status do agente penitenciário para policial penal, inserindo-os no rol dos órgãos de segurança pública, instituídos pelo artigo 144 da Constituição Federal, e por ser ela a base formadora dos profissionais, de modo complexo e singular, dos profissionais que atuam nas unidades penais, dentro de um novo contexto profissional. O objetivo desse estudo foi conhecer o processo formativo do policial penal no Estado do Ceará, identificando principalmente os cursos e formações, durante os anos de 2019 e 2021, que foram oferecidas aos profissionais do sistema prisional pela administração penitenciária do Ceará.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11082 Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes em Números - um Panorama da Situação do Brasil, no Ceará e em 36 Municípios mais Vulneráveis 2023-07-19T14:39:00-03:00 Francisco Paulo Pimenta Silveira paulopimentaasocial@hotmail.com Neiara de Morais Bezerra neiara@hotmail.com <p>Fundos especiais são produtos de receitas especificadas que, por lei, se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços, facultados a adoção de normas peculiares de aplicação. A presente pesquisa investiga a utilização de um desses fundos, o Fundo Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescente (FMDCA). Apontados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente como uma das diretrizes da política de atendimento, os fundos representam uma importante fonte de recursos para a implementação de políticas públicas que visem a garantir os direitos dessa parcela da população. No entanto, mesmo com a possibilidade de doação direta no momento da declaração do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, a utilização dos fundos segue muito aquém do esperado em todo o Brasil. O objetivo da pesquisa foi conhecer o potencial de arrecadação desperdiçado nos 36 municípios cearenses mais pobres e, principalmente, identificar as razões que levam à baixa captação e utilização dos recursos. A demarcação temporal da pesquisa compreendeu os exercícios fiscais de 2012 a 2020, e como fonte para a coleta de dados foram utilizadas as Notas Técnicas FMDCA da Receita Federal do Brasil no período.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11083 Formas Institucionais de Atuação do TCE/CE a Partir da Análise de Quatro Tipos Principais de Processos 2023-07-19T14:46:40-03:00 Juliana Alves Segundo jujusegundo@msn.com José Raulino Chaves Pessoa Júnior raulino.pessoa@uece.br <p>Esta pesquisa está destinada a realizar uma análise detalhada quantitativa das principais atribuições do TCE/CE dentro do lapso temporal de 2010 a 2020, como um dos pressupostos para aferição do seu grau de institucionalização, dentro da perspectiva de evolução e modernização ou enfraquecimento e burocratização do órgão. Para fins dessa investigação, serão analisados quatro tipos principais de processos dentro do TCE/CE. Na ocasião, analisaremos as atividades e os números dessas quatro funções de controle realizadas no TCE/CE, nos períodos de 2010 a 2020, sob o enfoque da evolução e busca da consolidação do TCE no Estado do Ceará, nos seus aspectos de guardião dos recursos públicos e das ações estatais.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11084 Os Impactos do uso de Mecanismos de Inteligência Artificial e Robotização para a Gestão do Acervo Processual do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará 2023-07-19T15:01:32-03:00 Lívia Ohana Bezerra Gomes livia_ohana2@hotmail.com Rodrigo Santaella Gonçalves rodrigosantaella@yahoo.com.br <p>A morosidade judicial gera insegurança jurídica, descrença nas instituições de justiça e afasta investidores, de modo que a inobservância do direito constitucionalmente assegurado à duração razoável do processo promove repercussões substanciais nas searas sociais e econômicas. A fim de debelar essa problemática, busca-se, no presente trabalho, investigar os impactos da utilização de mecanismos de inteligência artificial e robotização para a gestão do acervo processual do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJ-CE, no que tange à produtividade e celeridade na tramitação dos processos em curso na referida corte. Para isso, empreendeu-se pesquisa de caráter qualitativo, recorrendo-se à consulta a livros, artigos científicos e notícias veiculadas no sítio eletrônico da instituição em apreço, bem como a entrevistas com os atores sociais envolvidos com a utilização desses recursos no âmbito do TJ-CE, para, ao final, concluir pela avaliação positiva do uso dessas tecnologias para o incremento da produtividade, celeridade processual e, ainda, da qualidade de vida do servidor público.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11085 Existe Correlação entre os Gastos Públicos em Educação e es Indicadores Educacionais no Ceará? 2023-07-19T15:07:44-03:00 Saulo Araújo Toscano Júnior saulotoscano@gmail.com José Joaquim Neto Cisne joaquim.cisne@uece.br <p>Este trabalho visa identificar e compreender a correlação entre o gasto público em educação e o resultado obtido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb no Estado do Ceará. Para tanto, foi utilizada a metodologia quantitativa, baseada no modelo estatístico conhecido como regressão linear de dados em série, assumindo-se como variável independente os gastos públicos em educação e, como variável dependente, o índice obtido no Ideb. Após a aplicação do estudo, os resultados apresentaram a força da correlação entre as políticas, além de apontar o grau de determinação dos gastos sobre o indicador alcançado.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11086 Considerações sobre a Participação Social na Gestão do Parque Estadual do Cocó 2023-07-19T15:12:32-03:00 Kátia Neide Costa Gomes katiangomes@hotmail.com Roselane Gomes Bezerra roselane.bezerra@gmail.com <p>Este artigo é parte da dissertação “Participação social na gestão ambiental: uma análise sobre a gestão do Parque Estadual do Cocó”, apresentada ao Programa de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Trata da interface entre a participação social e a gestão ambiental, tendo como objetivo analisar como a gestão do Parque Estadual do Cocó (PEC) dialoga com a sociedade e como favorece a participação social, nos primeiros cinco anos após a sua regulamentação. Os objetivos específicos estão voltados para analisar a participação social, suas contribuições e limitações na gestão ambiental; analisar as contribuições do Conselho Gestor do PEC nas políticas de preservação e conservação da UC, e na concretização dos objetivos de criação do Parque. Os dados foram coletados a partir da análise de conteúdo das Atas de Reuniões do Conselho Gestor e da análise de Questionários Eletrônicos aplicados com gestores públicos e com representantes da sociedade civil que participam do conselho, na perspectiva de Laurence Bardin (2011). A fundamentação teórica deste estudo está pautada nas contribuições de autores como Costa (2014), Rodrigues (2016) e Borralho (2017), Avritzer (2006), (2008), (2009), (2013); Demo (1993); Gohn (2000), (2011), (2015) e (2016); Souza (2012) e Jacobi (2003). Os resultados apontam, no que tange ao objetivo fundamental deste estudo, haver relações de diálogo e participação entre a gestão do PEC e a sociedade, apesar da necessidade de se buscar aperfeiçoar outros canais de participação social.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11094 Ascensão Funcional: 2023-07-21T13:38:07-03:00 Stefania Márcia Câmara Monteiro stefaniamarcia@yahoo.com.br Antônio Germano Magalhães Júnior germano.junior@uece.br <p>A qualificação profissional é considerada um desafio para a sociedade atual. Sabe-se que a realidade na administração pública não é diferente, cada vez mais o Estado prioriza qualidade e eficiência em relação aos serviços prestados à sociedade. Desta maneira, o foco recai sobre os servidores públicos, onde faz-se necessário que esses servidores busquem qualificação para melhorar sua formação e desempenho. O presente artigo trata de pesquisa realizada no Poder Legislativo, ou seja, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, onde os servidores públicos, através do processo da avaliação de desempenho realizado anualmente, tornam-se aptos a concorrer à ascensão funcional. O estudo realizado teve como objetivo, compreender o processo de implementação da avaliação de desempenho para os servidores de carreira do Poder Legislativo no interstício de 2016-2017, quando se deu a reforma do Plano de Cargos e Carreiras da Assembleia Legislativa. A metodologia adotada na pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa exploratória como base inicial. A pesquisa, que tratou de categorias como Políticas Públicas, Implementação de políticas públicas, Avaliação de Desempenho, teve sua fundamentação teórico-metodológica alinhada aos conhecimentos de autores como Rua (2014) e Secchi (2019).</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/11095 Tempo integral em ação: 2023-07-21T13:47:25-03:00 Fábia Geisa Amaral Silva fabia.geisa2009@gmail.com Camila Holanda Marinho camila.marinho@uece.br <p>Apresenta-se no referido artigo, a contextualização das Políticas Públicas educacionais no Estado do Ceará, caracterizando o início do Ensino Médio nas escolas públicas em Tempo Integral a ser implementado até 2024 em todas as escolas públicas, de Ensino Médio. Após a implantação, no Estado do Ceará haverá em suas escolas públicas, dois tipos de Ensino Médio nas escolas públicas, o Ensino Médio de formação para o trabalho, ora denominado de Ensino Médio Profissionalizante e a Formação Propedêutica, ambas de tempo integral, porém com características independentes. A metodologia desenvolvida é de cunho bibliográfica, analisando as políticas adotadas para o Tempo Integral nas escolas públicas de Ensino Médio, especificamente o tempo integral de ensino propedêutico. Observou-se ainda os documentos oficiais que nortearam a implantação do Ensino Médio nas escolas públicas de tempo integral, especificamente no Ceará. Como resultados, apresenta-se como se deu a efetividade do desenvolvimento das escolas públicas de Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará, sendo que atualmente, já se encontra a metade das escolas cearenses em funcionamento em tempo integral.</p> 2023-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Inovação & Tecnologia Social