https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/issue/feed Inovação & Tecnologia Social 2025-03-11T09:44:14-03:00 Andréa Luz andrealuz.ce@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista <strong>Inovação &amp; Tecnologia Social</strong> se propõe a contribuir com as diversas formas de produção de conhecimento. A sua atuação está voltada para apoiar tanto as diferentes compreensões de processo avaliativo, quanto o desenvolvimento de tecnologias sociais. Os processos avaliativos estão presentes como forma de fortalecimento da gestão governamental e as tecnologias sociais na sua relação entre o saber acadêmico e os saberes do senso comum. Enquanto espaço de divulgação e colaboração de tais formas de conhecimento a revista deverá impulsionar os processos de participação, cidadania e democracia. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: B4 Ciência Política e Relações Internacionais<br />Prefixo DOI: 10.47455<br />e-ISSN: 2675-0090 </span></p> https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/15147 Atividade notarial e registral durante a pandemia do Sars-CoV-2: 2025-03-10T15:19:58-03:00 Jacks Rodrigues Ferreira Filho jacksfilho@gmail.com David Barbosa de Oliveira david.barbosa@uece.br <p>A presente pesquisa tem como objeto as mudanças e adaptações pelas quais a atividade notarial e registral brasileira vem se submetendo em razão do contexto pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus e suas diversas variantes. Objetivou-se investigar as principais propostas normativas desenvolvidas para que esse serviço público essencial não fosse interrompido nos períodos em que foi necessário um maior isolamento social. Para isso, utilizou-se o método do estudo bibliográfico e normativo a respeito dos princípios e aspectos basilares da atividade notarial e registral, bem como a análise de notícias em meio digital a respeito dos impactos do novo coronavírus para a sociedade brasileira.</p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/15149 Violência Contra a Mulher: 2025-03-10T15:32:02-03:00 Járide Fialho Nascimento jadefialho@gmail.com Maria Helena de Paula Frota helenapfrota@gemail.com <p>Este artigo é um recorte com algumas observações e apontamentos da minha dissertação de mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas da UECE. Nesse sentido, esta pesquisa propôs traçar uma conjuntura de violência contra a mulher, na percepção das alunas da Educação de Jovens e Adultos na <a href="http://cdn.novo.qedu.org.br/escola/23065834-escola-municipal-barbara-de-alencar">Escola Municipal Bárbara de Alencar</a>, em Fortaleza-CE. Nossa pesquisa se delimita na cidade de Fortaleza como <em>lócus</em> genérico, e a escola municipal Bárbara de Alencar como <em>lócus</em> específico para avaliarmos&nbsp; a violência contra a mulher na percepção das alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse contexto, os ciclos de violência são marcados por trágicas brigas e momentos românticos que tentam compensar a dor física e emocional causada na parceria, desse modo, o agressor consegue manter a parceira longe da polícia e usufruir de todos os benefícios de um relacionamento. Desse cenário, analisamos cinco tipos de violência, a psicológica, moral, sexual, patrimonial e física. Deste fato, é perceptível que o descaso da sociedade, principalmente da cultura machista, ainda é um fator que normaliza os vários tipos de violência existentes contra as mulheres. A exemplo do que citamos ao longo deste estudo, é o caso de pessoas que ainda relativizam a agressão sexual, psicológica, patrimonial e física, como se a mulher tivesse buscado um motivo que a fizesse merecer ser punida.</p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/15161 Gestão Democrática nas Escolas Públicas Municipais do Município de Caucaia: 2025-03-11T09:44:14-03:00 Katianne Jamilia Oliveira Nunes katiannejamilia@gmail.com Rodrigo Santaella Gonçalves rodrigosantaella@yahoo.com.br <p>Discutimos neste trabalho os impactos da gestão democrática para a melhoria do ensino, sendo escolhido como palco desta pesquisa o município de Caucaia, que se localiza na região metropolitana de Fortaleza. Este trabalho se trata de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, que foi aplicada em três momentos distintos. O primeiro foi o levantamento dos índices educacionais encontrados em todo o município, com o objetivo de identificar a escola com a maior e a menor nota no IDEB de 2019, dentre as 186 escolas mantidas pela prefeitura. De posse destas informações, as duas escolas foram pesquisadas para se conseguir averiguar quais modelos de gestão eram implementados, e se estes tinham influência sobre os resultados obtidos. Para isso foram aplicados dois instrumentos distintos, o primeiro foi uma conversa informal, cujos participantes foram os professores das escolas, e, em seguida, foram aplicadas entrevistas em profundidade com as gestoras destas unidades. Ao fim destes momentos ficou evidente a conjuntura de duas gestões com características diferentes, e que influenciavam em demasia os resultados obtidos. Ao final, enquanto na escola de maior IDEB a gestão era centrada na gestão democrática, como apontam as leis e diretrizes, dando oportunidade a todos os atores envolvidos no processo educacional e, principalmente, sendo acolhedora para com todos, na outra escola foi verificado ações autoritárias, não aceitando a opinião e a participação da comunidade escolar, e nem mesmo reconhecendo o seu papel gerador de mudança nos indicadores.</p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/15150 O Ensino Remoto e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Estado do Ceará: 2025-03-10T15:36:35-03:00 Marcel Pereira Pordeus marcelppordeus@hotmail.com Antônio Germano Magalhães Júnior germano.junior@uece.br <p>Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado intitulada: O ensino remoto e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da pandemia de Covid-19 no Estado do Ceará, contanto, permeamos alguns apontamentos baseados no trabalho acadêmico retrocitado, ou seja, assinalamos temáticas específicas para discussão e a posteriori explanação e crítica. Deste fato, sabemos que o uso das TDIC pode ser encarado como mais um aliado para o melhoramento das aulas, especialmente no tocante a integração de imagens e vídeos que formam os conteúdos educacionais, desse modo, é preciso romper com as limitações e expandir cada vez mais os usos das tecnologias a favor do ensino emergencial, haja vista com o contexto de pandemia de Covid-19 estar em demasia latente, o ensino remoto tem as novas tecnologias educacionais como aliadas para melhor desenvoltura didática e metodológica para professores e alunos. Nesse sentido, nos baseamos nas assertivas de Bacich (2015), Bannel <em>et al.</em> (2016), Pereira (2017), Augusto; Santos (2020), dentre outros autores essenciais à formação da pesquisa realizada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Planejamento e Políticas Públicas da UECE. Em suma, professores e alunos das escolas estaduais do Ceará estão em processo de ensino e aprendizagem constante, posto que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação serem ferramentas céleres em suas atualizações e modificações para melhor adaptação ao contexto do ensino remoto.</p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/15151 Inclusão, cidadania e cultura digital: 2025-03-10T15:41:12-03:00 Renata de Araújo Viana Lima renataviana1@hotmail.com Neiara de Morais Bezerra neiara@hotmail.com <p>O uso das novas tecnologias tornou-se uma exigência tão absoluta que, independentemente de idade, gênero ou classe social, é difícil imaginar um só aspecto de nossas vidas que dela escape. Concomitantemente, o acesso a essas tecnologias dá-se de maneira extremamente desigual, importando muito as condições socioeconômicas de cada um, de forma que, sem ação inclusiva promovida pelo poder público, a desigualdade de hoje será maior amanhã. Daí a relevância de investigar políticas públicas que considerem, por exemplo, a construção de novos cenários sociais, cidadania, inclusão e exclusão digitais, novas tecnologias e, é claro, o papel do poder público diante desse quadro. Desse modo, indagações se estabeleceram nesta análise sobre uma política desenvolvida na cidade de Fortaleza/CE, considerando a seguinte questão: que ideias de inclusão, cidadania e cultura digital fundamentaram o desenho da política desenvolvida na Casa de Cultura Digital de Fortaleza? Essa foi a pergunta que guiou e estruturou o desenvolvimento da pesquisa, tendo como objetivo identificar tais noções no desenho do projeto administrado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA). Optou-se pela pesquisa qualitativa e exploratória, e como procedimentos metodológicos foram utilizadas a revisão bibliográfica, a entrevista e a análise documental, por meio da metodologia de análise do desenho da política, de acordo com categorias inspiradas na pesquisa de Lima, D'ascenzi e Aguiar (2020). Após a análise das categorias, os resultados apontam uma leitura conjunta como forma de explicitar a racionalidade percebida em seu desenho. Assim, o que se compreendeu sobre a inclusão, cidadania e cultura digital acaba sendo direcionado a uma política de construção de perfis de jovens empreendedores, com conhecimentos específicos e produtores de mídias digitais, criativas e inovadoras. Dessa forma, a presente pesquisa sinaliza a relevância de projetos que possam dialogar com grupos, não somente entre jovens empreendedores, mas entre todas as faixas etárias e níveis de aptidões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e digital na cidade de Fortaleza.</p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/15152 O Adoecimento Docente na Rede Municipal de Educação de Sobral/(CE): 2025-03-10T15:46:52-03:00 Roberta de Carvalho Cesar robertaccesar@gmail.com Rodrigo Santaella Gonçalves rodrigosantaella@yahoo.com.br <p>Nesta pesquisa traremos à luz a problemática enfrentada pelos trabalhadores da educação, por&nbsp; meio dela foi analisado a relação saúde/doença e as condições de trabalho dos docentes da rede municipal de ensino de Sobral. Para que&nbsp; fosse&nbsp; possível atingirmos o&nbsp; objetivo proposto, foram utilizados como&nbsp; fontes de informações, pesquisa bibliográfica e a valorosa contribuição de 90 professores respondendo um questionário e 18 professores participando de&nbsp; entrevistas. Os resultados das análises estatísticas nos proporcionaram detectar que na rede existem indícios de queixas associadas ao adoecimento, bem como uma insatisfação salarial, necessidade de complementação de renda extra, pressão por cumprimento de metas de aprendizagem, e adoecimento mental (síndrome de burnout, síndrome do pânico e /ou alto estresse). Mas também encontramos uma rede onde os professores se dizem satisfeitos e motivados com a profissão que exercem.</p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/15148 Sentidos da Participação Política: 2025-03-10T15:27:30-03:00 Wesley Gomes Pontes contatowesleygomes@hotmail.com Emanuel Freitas da Silva emanuel.freitas@uece.br <p>Compreender o que pensam os jovens membros do Grêmio Estudantil da Escola Maria Amélia Perdigão Sampaio, do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Giselda Teixeira, da Escola de Artes Casulo e do Movimento Eucarístico Jovem acerca da política e da participação política no município de Palmácia e, de modo específico, analisar o papel da internet no processo participativo foram os principais desafios do corrente estudo. Quanto aos aspectos metodológicos, ressalta-se que se realizou uma pesquisa bibliográfica; quanto aos fins, a pesquisa adotou um caráter descritivo e exploratório e abordagem quali-quantitativa. Em relação ao instrumento de coleta de dados, lançou-se mão do questionário eletrônico e das entrevistas semiestruturadas. Sobre a técnica de análise dos dados, fez-se uso da estatística descritiva, por meio da distribuição de frequência para análise dos questionários e da análise de conteúdo para as entrevistas. Os resultados revelaram que os jovens possuem uma perspectiva ainda direcionada à política e à participação política com a finalidade eleitoral. Verificou-se que a maioria dos jovens afirmou que não havia se manifestado politicamente nas redes sociais, no entanto, acredita que a internet pode auxiliar, de alguma forma, as juventudes no alcance de seus objetivos, ao entendê-la como uma ferramenta importante para comunicação e informação. Por fim, evidenciou-se a necessidade de que outras pesquisas possam ser realizadas, em diferentes contextos, com o propósito de se estimular o debate a respeito das distintas juventudes que compõem o Brasil e, assim, contribuir com a formulação de políticas públicas que possam atender suas necessidades.</p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Inovação & Tecnologia Social https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/15153 A Qualidade da Educação do Amapá e seu reflexo nos Indicadores do IDEB de suas Escolas Públicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2025-03-10T15:50:55-03:00 Francisco das Chagas Rodrigues de Morais fcrmorais@gmail.com Rodrigo Santaella Gonçalves rodrigosantaella@yahoo.com.br <p>O Brasil a partir da década de 1990 com as reformas da educação e a modernização do Estado, implementou políticas visando a avaliação e aferição da educação. Em 2005 cria-se o IDEB que é um índice que quantifica a aprendizagem dos alunos em Português e Matemática fazendo a relação com o fluxo escolar. Esse estudo analisa os indicadores educacionais do IDEB no estado do Amapá e a sua relação com a qualidade da educação ofertada no ensino fundamental nos anos iniciais. Através da coleta de dados em plataformas públicas de indicadores educacionais se constatou os baixos indicadores educacionais, que é um reflexo da influência de dois fatores analisados nessa pesquisa: a falta de infraestrutura e equipamentos de aprendizagem e também pela ausência da gestão democrática na quase totalidade das escolas públicas amapaenses, fatos esses que impediram o estado de atingir as metas do IDEB entre 2013 e 2019.</p> 2024-01-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Inovação & Tecnologia Social