https://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/issue/feedExtensão Viva! - Revista de Extensão e Cultura da UECE2024-12-23T00:00:00-03:00Pró-reitoria de Extensão (PROEX) - Universidade Estadual do Ceará (Uece)revista.proex@uece.brOpen Journal Systems<p><span style="font-weight: 400;">A <em><strong>Extensão Viva! -</strong> </em></span><em><strong>Revista de Extensão e Cultura da UECE (ISSN 3085-6388) </strong></em><span style="font-weight: 400;">nasce com o objetivo de promover a difusão da produção acadêmica de extensionistas do Brasil e do exterior, configurando-se como um importante veículo voltado à disseminação do conhecimento e à interação entre múltiplos saberes e as diversas linhas da Extensão universitária, consolidando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14631A formação cidadã em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza e a busca de integração da escola com uma cidade educadora e seu “currículo oculto”2024-12-10T10:58:17-03:00Wagner Vinicius Amorin wagner.amorin@uece.brCarlos Josué de Assiscarlos.josue@uece.brNicolas Camilo Garcêz e Silvanicolas.camilo@aluno.uece.br<p>Uma escola não pode estar deslocada da realidade na qual está inserida, principalmente quando situada numa metrópole desigual como Fortaleza. A cidade educa, nem sempre da forma correta, pois a cidade tem “seu currículo oculto”, que ensina na vida cotidiana. A escola, por sua vez, tem como uma de suas primícias formar cidadãos para viverem, trabalharem e atuarem na cidade. Um diálogo entre esses dois espaços é necessário, e o ensino de Geografia com suas temáticas, tais como: cidade, espaço urbano e a formação cidadã e crítica, têm importância central nesse processo. Neste sentido, o artigo tem por objetivo estabelecer possibilidades de articulações entre a educação impetrada pela cidade com a desenvolvida na escola, a partir da abordagem da cidade e do espaço urbano nas aulas de Geografia, que vai ao encontro da concepção da cidade educadora, tendo como campo de prática duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza.</p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Wagner Vinicius Amorin , Carlos Josué de Assis, Nicolas Camilo Garcêz e Silvahttps://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14632Brincando e Desenvolvendo as Funções Executivas2024-12-10T11:05:40-03:00Isadora Reis de Jesus Santosisadora0reis@gmail.comMaria Clara Gurgel Barreto de Jesus barretoclarauneb@gmail.comClara Casé Carvalhoclaracase56@gmail.comAna Júlia Matos de Jesus Santosmatosanajulia@outlook.comCamila Barreto Bonfimcbbonfim@uneb.br<p>O isolamento social durante a pandemia do Covid-19 trouxe diversas consequências negativas ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Portanto, é necessário estimular as funções cognitivas através de atividades lúdicas, evitando repercussões escolares, sociais e para a qualidade de vida. Destaca-se a importância das funções executivas, domínio cognitivo fundamental para o desenvolvimento do comportamento, cognição e habilidades socioemocionais. <strong>Objetivos: </strong>realizar atividade de estimulação cognitiva em escolares com baixa condição socioeconômica que vivenciaram o período de isolamento social por meio de uma extensão universitária. <strong>Métodos: </strong>As funções executivas foram estimuladas a partir da adaptação de atividades do Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX), <strong> </strong>duas vezes por semana com crianças de uma brinquedoteca que vivenciaram a pandemia da Covid-19. <strong>Resultados:</strong> As crianças desenvolveram sua autonomia, através da Zona de Desenvolvimento Proximal, passando a realizar atividades sozinhas, bem como a auto e hetero regulação emocional, desenvolvimento autoconhecimento, habilidades sociais e flexibilidade cognitiva. <strong>Conclusões:</strong> O estímulo das funções executivas foi importante para seu aprimoramento, assim como para a auto e hetero regulação, de modo que houve um bom aproveitamento para as extensionistas e as crianças, apesar das limitações envolvidas no processo, como espaço reduzido e declínio da assiduidade dos participantes.</p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Isadora Reis de Jesus Santos, Maria Clara Gurgel Barreto de Jesus , Clara Casé Carvalho, Ana Júlia Matos de Jesus Santos, Camila Barreto Bonfimhttps://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14633Do isolamento social à construção de afetos2024-12-10T11:10:54-03:00Gabrielle Duarte Peccini gabrielle.duarte@aluno.uece.brRuan Santos da Silva ruan.santos@aluno.uece.brBRUNA APARECIDA RODRIGUES MIRANDAbruna.aparecida@aluno.uece.brANDRÉ ACCIOLY NOGUEIRA MACHADOandre.accioly@uece.br<p>O presente artigo apresenta o relato de experiência de dois cursos formativos de Mobgrafia realizados pelo projeto de Iniciação artística Percursos Formativos em Fotografia, da Universidade Estadual do Ceará. No contexto de pandemia, no ano de 2021, o primeiro curso foi realizado com a temática “Isolamento social e o ensino remoto”. No segundo momento, no ano seguinte, utilizou-se “A construção de afetos no retorno ao presencial” como temática central. O objetivo dos cursos foi utilizar a linguagem fotográfica enquanto ferramenta de expressão da realidade subjetiva de cada indivíduo, de modo que cada obra pudesse revelar emoções vivenciadas pelos autores nos diferentes contextos. Foi possível perceber que os ensaios fotográficos foram apresentados de maneira a estimular a reflexão e antagonismo de ideias, de modo intencional, para relacionar as imagens feitas no período de isolamento social e ensino remoto e as imagens produzidas no momento do retorno das atividades presenciais na Universidade.</p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gabrielle Duarte Peccini , Ruan Santos da Silva , BRUNA APARECIDA RODRIGUES MIRANDA, ANDRÉ ACCIOLY NOGUEIRA MACHADOhttps://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14635Extensão e arte2024-12-10T11:19:32-03:00Luiz Antônio Moreira Mirandaluiz.antonio@aluno.uece.brJulyanna Cordeiro Macieljulyanna.maciel@aluno.uece.brTaina Correia Pinhotainacorreiapinho@yahoo.com.brLina Raquel Santos Araújolina.araujo@uece.brEverton Nogueira Silvaens.silva@uece.brFágner Cavalcante Patrocínio dos Santosfagner.cavalcante@uece.br<p>Atualmente existe preconceito dos consumidores sobre a carne suína, pois acredita-se que esta carne apresenta riscos à saúde. Assim, o presente texto teve propósito de levar informação aos consumidores, esclarecendo alguns mitos sobre a carne suína através de cordéis e refletir conjuntamente acerca do consumo. Para atingir tais objetivos o projeto foi desenvolvido em etapas: aprovação do projeto de IA (1), captação de alunos para escrita do cordel (2), elaboração e divulgação dos cordéis (3) e observação dos impactos (4). As principais formas para atingir o público ocorreram através da divulgação em eventos, apresentação oral dos cordéis e divulgação através dos meios digitais e impressos. Um total de 270 pessoas foram atingidas. O projeto de extensão na modalidade de IA da PROEX-UECE, através de elaboração dos cordéis conseguiu promover ações artísticas onde os estudantes e público geral puderam acessar ferramenta de arte para combater mitos que se perpetuam por gerações.</p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Luiz Antônio Moreira Miranda, Julyanna Cordeiro Maciel, Taina Correia Pinho, Lina Raquel Santos Araújo, Everton Nogueira Silva, Fágner Cavalcante Patrocínio dos Santoshttps://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14636II Jornada de Psicologia da Educação da UNEB2024-12-10T11:27:00-03:00Laura Sergio da Cruzlaurasc.uneb@gmail.comJosé Bonifácio do Amparo Sobrinhojbonifacioamso@gmail.comRafaela Azevedo Araújorafaha52@gmail.com<p>A "II Jornada de Psicologia da Educação da UNEB", um programa de extensão universitária organizado por estudantes do curso de Psicologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com orientação docente, abordou diversas facetas da Psicologia da Educação de maneira democrática e acessível. O objetivo deste artigo foi apresentar os resultados alcançados através do YouTube. O método incluiu o planejamento, execução e análise das atividades, usando métricas do YouTube para avaliação. Foram realizadas 7 mesas em 2 eixos temáticos: Inclusão no ambiente escolar e A educação como prática integrada: sociedade, família e escola. As métricas indicam que o evento alcançou 16.272 visualizações, 1.745 avaliações positivas ("Gostei") e 165 compartilhamentos. Esta disseminação gratuita e contínua do conhecimento em psicologia da educação destaca o impacto positivo das extensões universitárias no meio acadêmico.</p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Laura Sergio da Cruz, José Bonifácio do Amparo Sobrinho, Rafaela Azevedo Araújohttps://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14638A Liga Acadêmica de Neurociências Psicossociais (LANP) como instrumento extracurricular potencializador da experiência universitária2024-12-10T11:41:52-03:00Caio Pereira de Oliveiracaiocpo9@gmail.comJosé Victor Fraga dos Santosjose.vfrag4@gmail.comCamila Barreto Bonfimcbbonfim@uneb.br<p>As universidades brasileiras seguem o preceito constitucional que articula três eixos principais: ensino, pesquisa e extensão. Esses pilares favorecem o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, conectando a sociedade às produções e discussões acadêmicas. Assim, as Ligas Acadêmicas (LA) são associações estudantis que sustentam esse tripé universitário, capacitando seus membros com habilidades técnicas específicas e compartilhando conhecimentos além da sala de aula. Este relato tem como objetivo principal destacar a Liga Acadêmica de Neurociências Psicossociais (LANP) enquanto espaço dedicado ao estudo das neurociências em iniciativas extensionistas. Além disso, busca-se ressaltar sua importância na formação acadêmica dos estudantes e na interação com a sociedade. Serão descritas as atividades desenvolvidas pela LANP desde sua criação, abrangendo ensino, pesquisa e extensão. Verificou-se que a LANP fortaleceu o compromisso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em promover impactos positivos na sociedade e na academia, alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE).</p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Caio Pereira de Oliveira, José Victor Fraga dos Santos, Camila Barreto Bonfimhttps://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14639Vivência interprofissional de alunos do PET-Saúde no Telessaúde Brasil Redes2024-12-10T11:47:50-03:00Patricia Gabriela Saraiva de Oliveiragabriela.saraiva@aluno.uece.brAna El Ingre Verçosa de LimaAnael.ingre@aluno.ueceCláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelosclaudia.vasconcelos@uece.br<p>O presente trabalho expõe as experiências vivenciadas durante as visitas ao setor de Telessaúde por participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As visitas aconteceram entre o período de janeiro a março de 2023, e teve como objetivo apresentar e disseminar o conhecimento sobre o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e seus serviços. Observou-se a importância da Telessaúde como recurso tecnológico estratégico na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os níveis de atenção, sendo, portanto, uma ferramenta de grande valor prático no cuidado aos usuários, na comunicação interprofissional e na promoção de educação permanente em saúde.</p> <p> </p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Patricia Gabriela Saraiva de Oliveira, Ana El Ingre Verçosa de Lima, Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos