Interseccionalidade nas práticas escolares um diálogo entre Guacira Lopes Louro e Carla Akotirene

Conteúdo do artigo principal

Itala Bezerra Araújo
Bianca Bernardino da Silva

Resumo

O presente artigo objetiva analisar, à luz da interseccionalidade a partir das reflexões de Carla Akotirene (2019) e das contribuições pós-estruturalistas de Guacira Lopes Louro (1997), como os eixos de subordinação, raça, classe, gênero e sexualidade se articulam no ambiente escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, investiga a reprodução das relações de poder geradoras de desigualdades, bem como seus impactos dentro da escola. As análises evidenciam a escola como espaço reprodutor de divisões, mas também como um ambiente fértil para intervenções que objetivem mitigar os impactos dos múltiplos sistemas de opressão. Ao final do trabalho, concluímos que a perspectiva da interseccionalidade pode ser uma ferramenta importante para (re)pensar um ambiente escolar inclusivo, que incentiva e valoriza o pensamento crítico e emancipatório.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bezerra Araújo, I., Sousa Rodrigues, V. K., & Bernardino da Silva, B. (2026). Interseccionalidade nas práticas escolares: um diálogo entre Guacira Lopes Louro e Carla Akotirene. Extensão Viva! - Revista De Extensão E Cultura Da UECE, 1(3). https://doi.org/10.52521/extensoviva.v1i3.16571
Seção
Dossiê - Extensão Universitária, ODS e Agenda 2030: caminhos para um futuro sustentável
Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues

Licenciada em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Metodologias do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Professora Efetiva do Município de Fortaleza (Ensino Fundamental - Anos Finais).

Bianca Bernardino da Silva, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é estudante de graduação em Ciências biológicas na Universidade Federal do Ceará (UFC) na modalidade Licenciatura. Faz parte do programa institucional de bolsas de iniciação (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).