Tripé universitário na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: estudo de caso do Programa Crateús ComCiência

Contenido principal del artículo

Ana Larissa Rodrigues dos Santos
Francisco Alencar Cavalcante
Vitória Vivian Soares Coêlho
Jones Baroni Ferreira de Menezes
Shirliane de Araújo Sousa Araújo Sousa

Resumen

A extensão universitária constitui um pilar fundamental do ensino superior, por integrar teoria e prática, favorecendo a transformação social e a construção de novos saberes. Este trabalho objetivou analisar a relação entre as ações do Programa de Extensão Crateús ComCiência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 10 da Agenda 2030. Para isso, o artigo organiza-se em três subseções correspondentes aos pilares universitários de ensino, com destaque às publicações acadêmicas realizadas a partir de ações do referido Programa; a pesquisa, voltada ao aprimoramento das técnicas de curadoria para preservação da biodiversidade faunística da região; e a extensão, com divulgações científicas em espaços formais e não formais. Conclui-se que a implementação de programas e projetos, como o CCC, no contexto da formação de professores contribui para a redução das desigualdades sociais e para a promoção de uma educação integral, emancipatória e de qualidade, em conformidade com os pressupostos dos ODS.

Detalles del artículo

Cómo citar
Rodrigues dos Santos, A. L., Cavalcante, F. A., Soares Coêlho, V. V., Baroni Ferreira de Menezes, J., & Araújo Sousa, S. de A. S. (2026). Tripé universitário na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: estudo de caso do Programa Crateús ComCiência. Extensão Viva! - Revista De Extensão E Cultura Da UECE, 1(3). https://doi.org/10.52521/extensoviva.v1i3.16555
Sección
Dossiê - Extensão Universitária, ODS e Agenda 2030: caminhos para um futuro sustentável
Biografía del autor/a

Francisco Alencar Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará; Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús

Graduando em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC/UECE) atualmente é bolsista de iniciação científica CNPq da Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve trabalhos no Laboratório de Educação em Zoologia (LEDZOO).

Vitória Vivian Soares Coêlho, Universidade Estadual do Ceará; Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús

Graduando em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC/UECE) atualmente é bolsista de extensão da Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve trabalhos no Laboratório de Educação em Zoologia (LEDZOO).

 

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Graduando em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC/UECE) atualmente é bolsista de iniciação científica CNPq da Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve trabalhos no Laboratório de Educação em Zoologia (LEDZOO).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Docente Adjunto J do curso de Ciências Biológicas. Coordenador do Programa de Pesquisa e Extensão Crateús ComCiência.

Shirliane de Araújo Sousa Araújo Sousa, Universidade Estadual do Ceará; Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús

Bióloga, Professora Adjunta e Pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).Coordenadora do Programa de Pesquisa e Extensão Crateús Com Ciência.