Mapeamento de processos acadêmicos relato de experiência de um projeto de extensão no curso de administração
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo apresenta o relato de experiência do projeto de extensão Mapeamento dos Processos Administrativos da Atividade Docente e Discente do Curso de Administração, desenvolvido no Campus da Ibiapaba da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O projeto teve como objetivo mapear e analisar os processos acadêmicos por meio da metodologia Business Process Management (BPM) e da notação BPMN, utilizando o software Bizagi Modeler. A experiência envolveu discentes e docentes em todas as etapas, desde a iniciação e planejamento até a execução, monitoramento e encerramento das atividades. Apesar de desafios como a sobrecarga de estudantes no último semestre e limitações de planejamento, o projeto proporcionou aprendizados significativos, fomentando a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de competências técnicas e comunicacionais, além de contribuir para a padronização e transparência dos processos institucionais. Conclui-se que ações extensionistas dessa natureza fortalecem a formação acadêmica e promovem melhorias na gestão universitária.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
