PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A curricularização da extensão como ferramenta de fortalecimento da democracia

Conteúdo do artigo principal

Aline de Oliveira Viana
Gil Célio de Castro Cardoso
Roselane Gomes Bezerra
Ruama Assunção Rocha

Resumo

Este trabalho objetiva exemplificar como a relação entre a Educação Superior e a Participação Social pode ser cerzida a partir da curricularização da Extensão Universitária, apresentando-se o modelo de curricularização da Universidade Federal do Ceará, que promove ações de caráter formativo, com a participação de discentes no papel de Extensionistas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. As categorias de análise incluem epistemologia da educação popular (Freire, 1975). participação social na dimensão utópico-ideacional (Moroni, 2012; Szwako, 2012) e participação democrática-popular (Szwako, 2012). Dentre os achados da pesquisa, percebeu-se que a extensão tem sido salutar para que o ensino superior contribua com o desenvolvimento regional e com a resolução de problemas locais, embora sem a implementação de contrapartidas de financiamento.

Detalhes do artigo

Como Citar
Viana, A. de O., Cardoso, G. C. de C., Bezerra, R. G., & Rocha, R. A. (2025). PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: : A curricularização da extensão como ferramenta de fortalecimento da democracia. Extensão Viva! - Revista De Extensão E Cultura Da UECE, 2(2). https://doi.org/10.52521/extensoviva.v2i2.15732
Seção
Dossiê - Governança, inovação e transformação social na extensão
Biografia do Autor

Gil Célio de Castro Cardoso, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciências Sociais (Desenvolvimento Regional) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília, exercendo lotação provisória na Universidade Federal do Ceará. 

Roselane Gomes Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado em Sociologia Urbana pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora Adjunta do Departamento de Estudos Interdisciplinares da Universidade Federal do Ceará.

Ruama Assunção Rocha, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Direito pela Faculdade Ari de Sá (FAS). Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).