Educação contextualizada e valorização do campo Um olhar à Escola Família Agrícola de Alagoinhas-BA

Conteúdo do artigo principal

Lívia Nildete Baraúna dos Santos
Naiara Célida dos Santos de Souza

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo descrever como uma experiência pedagógica vivenciada pelos estudantes de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) junto a Escola Família Agrícola da região de Alagoinhas (EFARA) contribuiu com a formação extensionista dos universitários. Durante a visita, os estudantes da UEFS vivenciaram um dia na rotina da EFARA a partir da observação e escuta das falas dos alunos e professores. Esta experiência justifica-se por a EFARA ser uma intuição educacional que aborda a educação contextualizada, educação no campo e pedagogia da alternância, sendo um espaço multidisciplinar capaz de oferecer conhecimentos enriquecedores aos graduandos de Agronomia, Pedagogia e Licenciaturas em Letras (Português) e Matemática. Considerando que fazer extensão é, sobretudo, uma troca de saberes e vivências, os universitários apresentaram a universidade aos estudantes da EFARA, defendendo o quanto o ensino superior pode contribuir com a formação continuada dos jovens e adultos do campo, ao mesmo tempo que estes sujeitos do campo tem muito a contribuir com a formação da Universidade, fomentando o tripé universitário ensino-pesquisa-extensão cada vez mais próximo as realidades da sociedade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Baraúna dos Santos, L. N., Witkoski, I., & Célida dos Santos de Souza, N. (2025). Educação contextualizada e valorização do campo: Um olhar à Escola Família Agrícola de Alagoinhas-BA. Extensão Viva! - Revista De Extensão E Cultura Da UECE, 2(2). https://doi.org/10.52521/extensoviva.v2i2.15575
Seção
Dossiê - Governança, inovação e transformação social na extensão
Biografia do Autor

Lívia Nildete Baraúna dos Santos, UEFS

Graduanda em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bolsista de monitoria pelo projeto/disciplina A AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS NO ENSINO DA AGRONOMIA.

Ianki Witkoski, UEFS

Discente do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista de Iniciação Cientifica na área de fisiologia vegetal. 

Naiara Célida dos Santos de Souza, UEFS

Doutora em Ciências, Fisiologia e Bioquímica de Plantas (USP), Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (UFC) e Graduada em Agronomia (UFRB). Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) na área da Agricultura Familiar e Agroecologia.