Educação contextualizada e valorização do campo Um olhar à Escola Família Agrícola de Alagoinhas-BA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato de experiência tem por objetivo descrever como uma experiência pedagógica vivenciada pelos estudantes de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) junto a Escola Família Agrícola da região de Alagoinhas (EFARA) contribuiu com a formação extensionista dos universitários. Durante a visita, os estudantes da UEFS vivenciaram um dia na rotina da EFARA a partir da observação e escuta das falas dos alunos e professores. Esta experiência justifica-se por a EFARA ser uma intuição educacional que aborda a educação contextualizada, educação no campo e pedagogia da alternância, sendo um espaço multidisciplinar capaz de oferecer conhecimentos enriquecedores aos graduandos de Agronomia, Pedagogia e Licenciaturas em Letras (Português) e Matemática. Considerando que fazer extensão é, sobretudo, uma troca de saberes e vivências, os universitários apresentaram a universidade aos estudantes da EFARA, defendendo o quanto o ensino superior pode contribuir com a formação continuada dos jovens e adultos do campo, ao mesmo tempo que estes sujeitos do campo tem muito a contribuir com a formação da Universidade, fomentando o tripé universitário ensino-pesquisa-extensão cada vez mais próximo as realidades da sociedade.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
