Contribuições da Expo Cultural da FAEC na formação de estudantes do Sertão de Crateús

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Barbara Cristhinny Gomes Zeferino
Hellen da Silva Gomes
Júlia Raquel Macedo Batista

Resumen

A cultura brasileira tem sua origem marcada pela violência do processo de colonização, esse deixou marcas profundas, inclusive, na educação que se tornou ferramenta de imposição da cultura do colonizador. Atualmente, os documentos que regem a educação brasileira preveem ações para remediar esse quadro, porém questiona-se como se fará isso se a formação de professores é deficiente em problematizar a colonialidade presente no ensino. Nesse sentido, este artigo pretende trazer as percepções de estudantes de licenciatura que participaram da Expo Cultural da FAEC, um evento que objetivava descolonizar saberes, compartilhando as contribuições e potencialidades das culturas indígena, afro-brasileira e sertaneja em nosso processo formativo. Com a análise das entrevistas fica evidenciado como todas essas manifestações constroem a identidade desses estudantes e como re-conhecê-las em sua origem pode ajudar na prática de uma educação antirracista que supere preconceitos.

Detalles del artículo

Cómo citar
Gomes Zeferino, B. C., da Silva Gomes, H., & Macedo Batista, J. R. (2024). Contribuições da Expo Cultural da FAEC na formação de estudantes do Sertão de Crateús. Extensão Viva! - Revista De Extensão E Cultura Da UECE, 1(1). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14627
Sección
Artigos