Ensino em Perspectivas https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas <p>A revista <strong>“Ensino em Perspectivas”</strong> (EnPe) é um periódico do campo de <strong>Ensino </strong>na interface com a educação, chancelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) e editado interistitucionalmente por docentes de quatro Universidades: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Roraima, Instituto de Ibero América da Universidade de Salamanca e Universidade Estadual do Ceará.</p> <p>O seu objetivo é publicar artigos científicos e relatos de experiência, oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, que tragam discussões sobre teorias e práticas de ensino, no âmbito nacional e internacional, que colaborem com a ampliação do conhecimento. Ademais, a EnPe possui caracter formativo, ou seja, preza pela formação de jovens editores e novos pesquisadores, adotando avaliação aberta para troca conhecimentos. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: C Educação<br />e-ISSN: <span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;2675-9144&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:14337,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0,&quot;3&quot;:1},&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1},&quot;15&quot;:&quot;Arial&quot;,&quot;16&quot;:10}">2675-9144</span></span></p> pt-BR stephanie_ce@hotmail.com (Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto) mariapedagoga99@gmail.com (Maria Aparecida Alves da Costa) Thu, 29 Feb 2024 18:13:48 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Contribuições de espaços não formais no Estado de Sergipe no ensino de Ciências e Biologia https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12641 <p>A educação não formal proporciona uma série de contribuições para o ensino de Ciências e Biologia. Quando tal sistema é trabalhado, principalmente, em espaços não formais de educação acaba por estimular a curiosidade dos estudantes e desenvolver pensamentos que fomentarão a construção de valores sociais importantes para o indivíduo. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo trazer a análise de três espaços não formais localizados no Estado de Sergipe e suas potencialidades para o ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, foi possível evidenciar, durante as visitas, inúmeras possibilidades de conteúdo a serem aplicados nesses locais, tornando conteúdos das Ciências e Biologia lúdicos e atrativos para o discente. Entretanto, algumas problemáticas são relatadas, tornando necessário que o docente planeje de forma organizada a visita a fim de torná-la efetiva. Essas informações tornam-se fundamentais para auxiliar os professores de Ciências e Biologia no desenvolvimento das metodologias de ensino.</p> João Gabriel Santos Silva, Cristiane de Jesus Santana, Râmida Prislayne Freire da Anunciação, Christiane Ramos Donato Copyright (c) 2024 João Gabriel Santos Silva, Cristiane de Jesus Santana, Râmida Prislayne Freire da Anunciação, Christiane Ramos Donato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12641 Thu, 11 Apr 2024 00:00:00 -0300 Alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos no Projeto Alfabetiza Belém https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12295 <p>Este artigo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Alfabetiza Belém para a alfabetização na EJAI na turma “A” em uma Unidade Escolar Municipal no ano de 2022. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, foi realizado uma revisão de literatura do tipo narrativa e a pesquisa de campo foi a pesquisa participante. Os resultados da pesquisa foram expostos nas unidades de análises, com reflexões em relação as atividades e oralidade do paraense para a alfabetização à EJAI, sobre amazonizar o currículo nos entrelaces entre os sabores e saberes dos paraenses, e a contribuição do Programa Alfabetiza Belém para a alfabetização de jovens, adultos e idosos a partir de outra lógica, apresentando resistência ao currículo padronizado. Nas considerações afirmamos que realizamos o que a pesquisa se propôs, apontando contribuições relevantes em relação à outra maneira de pensarmos as práticas pedagógicas para a alfabetização à EJAI como resistência aos currículos padronizados.</p> Maria Angélica Fôro de Oliveira, Ana Maria Leite Lobato Copyright (c) 2024 Maria Angélica Fôro de Oliveira, Ana Maria Leite Lobato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12295 Thu, 11 Apr 2024 00:00:00 -0300 Comparison of reversals in English and Vietnamese https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12305 <p>Comparative research on the phenomenon of reversal in English and Vietnamese has an important role to understand the similarities and differences between these two languages in expressing messages and grammatical structures. The study will help us understand the similarities and differences of grammar and structure between these two languages. In this article, the author will use documents with 228 cases of synthesized corpus, of which English is 102 cases, Vietnamese is 126 cases. The data filtering and analysis was carried out by the author from January to October 2022. Based on the data, the author compares the phenomenon of reversal in English and Vietnamese to show similarities and differences. difference between them. After making the comparison, the author will proceed to discuss it. The experiment to evaluate its superiority will be further clarified by the author in the academic year 2023-2024 at Khanh Hoa University. The purpose of experimentation is necessary so that learners can use the language correctly and flexibly.</p> Phuong Vo Copyright (c) 2024 Phuong Vo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12305 Thu, 29 Feb 2024 00:00:00 -0300 Metodologia Design Thinking na construção significativa de conceitos químicos: reaproveitamento do lixo orgânico doméstico https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11829 <p><em>Design Thinking</em> (DT) é uma metodologia ativa, colaborativa e inovadora que coloca as pessoas no centro das soluções. É uma forma de pensar e solucionar problemas através da empatia, da colaboração, da prototipação de ideias e da experimentação. Este trabalho teve como objetivo utilizar a metodologia (DT) na solução de uma situação-problema relacionada ao reaproveitamento de lixo orgânico residencial. Essa situação-problema foi o ponto de partida para que os alunos construíssem significativamente conhecimentos químicos e chegassem a uma solução eficiente para o reaproveitamento do lixo orgânico produzido nas casas. Como solução, os alunos propuseram a construção de uma horta escolar e uma composteira para reaproveitamento do lixo orgânico na própria horta. Concluiu-se que a metodologia ativa (DT) favoreceu a construção ativa e significativa de conceitos químicos, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas necessárias à resolução do problema.</p> Francisco José Mininel, Silvana Márcia Ximenes Mininel Copyright (c) 2024 Francisco José Mininel, Silvana Márcia Ximenes Mininel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11829 Thu, 29 Feb 2024 00:00:00 -0300 Pessoas com deficiência física nas universidades: uma reflexão sobre a garantia de igualdade e acesso https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12175 <p>Ocorreram melhorias na conscientização e inclusão de estudantes com deficiência física nas instituições universitárias. Embora haja progresso, persistem desafios a serem enfrentados, tais como a carência de infraestrutura acessível e a discriminação por parte de determinados membros da comunidade acadêmica. O artigo objetiva refletir acerca da mobilidade de pessoas com deficiência física nas universidades, visando garantir o acesso e a igualdade, de modo a promover maior inclusão e oportunidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e como resultados elencamos três, a infraestrutura inadequada; falta de conscientização e sensibilização e a ausência de recursos de apoio para auxiliar as pessoas com deficiência física em suas atividades acadêmicas. Ao abordar esses desafios e buscar soluções, as universidades podem se tornar ambientes inclusivos, onde as pessoas com deficiência tenham igualdade de acesso, participação e oportunidades de sucesso acadêmico.</p> Lavínia Ferreira Miranda, Neila Soiane Barbosa Silva, Wanildo Figueiredo de Sousa Copyright (c) 2024 Lavínia Ferreira Miranda, Neila Soiane Barbosa Silva, Wanildo Figueiredo de Sousa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12175 Thu, 29 Feb 2024 00:00:00 -0300 Relato de experiência de acadêmica indígena da etnia Wai Wai sobre sua inclusão na UFOPA campus Óbidos https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12231 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>A vivência no meio acadêmico é complexa desde o ingresso. Para os indígenas, torna-se ainda mais difícil a partir do momento em que é necessário deslocar-se de sua comunidade até outra cidade para ingressar em uma universidade em busca de seus sonhos, além de se adaptar a novas realidades, culturas e modos. Dessa forma, a discussão apresenta uma pesquisa realizada sobre a vivência de uma acadêmica indígena, pesquisadora-relatora na universidade, problematizando: Quais os desafios enfrentados na inclusão da acadêmica indígena no curso de Pedagogia da UFOPA, Campus Óbidos. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como acontece a inclusão da acadêmica indígena no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter bibliográfico, relatando a experiência da acadêmica indígena na UFOPA. Foram utilizados como procedimentos de investigação entrevista semiestruturada com três perguntas base subjetivas com a acadêmica indígena, além de embasamento bibliográfico.</p> Cassiane Maruku Wai Wai, Maria Francilane da Silva Ferreira, Lissandra Prata Silva, Wanildo Figueiredo de Sousa Copyright (c) 2024 Cassiane Maruku Wai Wai, Maria Francilane da Silva Ferreira, Lissandra Prata Silva, Wanildo Figueiredo de Sousa http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12231 Thu, 29 Feb 2024 00:00:00 -0300