https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/issue/feedEnsino em Perspectivas2024-12-09T12:10:26-03:00Arliene Stephanie Menezes Pereira Pintostephanie_ce@hotmail.comOpen Journal Systems<p>A revista <strong>“Ensino em Perspectivas”</strong> (EnPe) é um periódico do campo de <strong>Ensino </strong>na interface com a educação, chancelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) e editado interistitucionalmente por docentes de quatro Universidades: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Roraima, Instituto de Ibero América da Universidade de Salamanca e Universidade Estadual do Ceará.</p> <p>O seu objetivo é publicar artigos científicos e relatos de experiência, oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, que tragam discussões sobre teorias e práticas de ensino, no âmbito nacional e internacional, que colaborem com a ampliação do conhecimento. Ademais, a EnPe possui caracter formativo, ou seja, preza pela formação de jovens editores e novos pesquisadores, adotando avaliação aberta para troca conhecimentos. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: C Educação<br />e-ISSN: <span data-sheets-value="{"1":2,"2":"2675-9144"}" data-sheets-userformat="{"2":14337,"3":{"1":0,"3":1},"14":{"1":3,"3":1},"15":"Arial","16":10}">2675-9144</span></span></p>https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12295Alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos no Projeto Alfabetiza Belém2024-02-07T12:58:24-03:00Maria Angélica Fôro de Oliveiramaryforo96@gmail.comAna Maria Leite Lobatoleao.jr.al@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Alfabetiza Belém para a alfabetização na EJAI na turma “A” em uma Unidade Escolar Municipal no ano de 2022. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, foi realizado uma revisão de literatura do tipo narrativa e a pesquisa de campo foi a pesquisa participante. Os resultados da pesquisa foram expostos nas unidades de análises, com reflexões em relação as atividades e oralidade do paraense para a alfabetização à EJAI, sobre amazonizar o currículo nos entrelaces entre os sabores e saberes dos paraenses, e a contribuição do Programa Alfabetiza Belém para a alfabetização de jovens, adultos e idosos a partir de outra lógica, apresentando resistência ao currículo padronizado. Nas considerações afirmamos que realizamos o que a pesquisa se propôs, apontando contribuições relevantes em relação à outra maneira de pensarmos as práticas pedagógicas para a alfabetização à EJAI como resistência aos currículos padronizados.</p>2024-04-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maria Angélica Fôro de Oliveira, Ana Maria Leite Lobatohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14268Educação profissional no estado do Amapá2024-11-01T13:47:12-03:00Sandra Maria de Jesus Gonçalvessandracuriau@gmail.com<p>A pesquisa trata da trajetória educativa e da prática docente de mulheres professoras que lecionam na educação profissional. O objetivo central foi compreender como ocorre o processo de formação educacional e a atuação profissional de professoras dos cursos técnicos de nível médio de quatro centros de educação profissional do município de Macapá. Utilizou-se da pesquisa do tipo qualitativa com intuito de enlaçar as subjetividades do objeto em estudo, as narrativas femininas, e os significados empregados pelas mulheres docentes às suas atuações, considerando suas formações e experiências, ancorada metodologicamente na História Oral Temática. Os relatos das professoras são fonte de impressão histórica, são indicativos para que mudanças ocorram nas implementações de políticas públicas educacionais direcionadas à formação e a atuação docente, cooperando para que o processo de formação para o exercício na educação profissional seja garantido.</p>2024-10-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sandra Maria de Jesus Gonçalveshttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12754Ensino de Ciências: práticas explicitadas por professoras participantes de um processo formativo 2024-11-01T13:47:49-03:00Gilson Silvagilsonsilva@uol.comAngelica da Fontoura Garcia Silvaangelicafontoura@gmail.comMaria Elisabette Brisola Brito Pradobette.prado@gmail.comFátima Aparecida Silva Dias fatimadias.consultoria@gmail.com<p>Este artigo analisa práticas descritas por professoras que lecionam para os anos iniciais da Educação Básica participantes de um processo formativo em Ensino de Ciências. Trata-se de pesquisa qualitativa, que envolveu quatro professores que atuam em escolas de uma rede municipal de São Paulo. A coleta de dados para este estudo, foi obtida por meio de uma entrevista aberta realizada seis meses após o desenvolvimento da formação continuada. A análise apoiou-se estudos sobre saberes docentes, reflexão sobre a prática e questões didáticas relativas ao ensino de ciências. O estudo mostrou que as discussões e reflexões realizadas durante a formação ampliaram a base de conhecimentos profissionais das participantes. Ficou evidenciado que o processo de apropriação de conhecimentos para o ensino não é imediato e ocorre de maneira singular. Daí a necessidade de a formação promover vivências, estudos e reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências de forma contínua.</p>2024-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gilson Silva, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Fátima Aparecida Silva Diashttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/13091Dendezeiros de Petrópolis como Afroinscrição2024-12-09T12:10:22-03:00Ágatha Bianca Corrêaagathacor220@gmail.comTábatha Bianca Corrêatabathacorrea70@gmail.comDann Dara Elizabeth Rodrigues da Costadanndararodrigues@gmail.comRoberta dos Santos Gregório Nevesroberta.dossantosgregorio@gmail.comHenrique Cunha Juniorhcunha@ufc.br<p>Esse artigo retrata um dos resultados de uma atividade de sala de aula, que objetivava encontrar identidades negras urbanas, na cidade de Petrópolis, região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Petrópolis apresenta-se oficialmente, como cidade Imperial de imigração europeia, estando encobertas as referências da população negra na construção da cidade e na produção da cultura local. Nesse artigo, apresentamos uma das afroinscrições surgidas na prática educacional, realizada com estudantes do curso Normal, em conformidade com a lei n°10.639/2003, que implica no estudo da História e Cultura Negra em todos os níveis da educação. Essa prática de sala de aula é parte de uma pesquisa que utiliza a metodologia afrodescendente de pesquisa na educação, bem como os conceitos de bairros negros e afroinscrições, para promoção de um estudo da população negra e suas africanidades na cidade de Petrópolis-RJ.</p>2024-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ágatha Bianca Corrêa, Tábatha Bianca Corrêa, Dann Dara Elizabeth Rodrigues da Costa, Roberta dos Santos Gregório Neves, Henrique Cunha Juniorhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14071Educação para o mercado? Considerações acerca da formação docente do século XXI2024-12-09T12:10:12-03:00Stephanie Barros Araújoprofastebarros@gmail.comAlisson Slider do Nascimento de Paulaalisson.slider@yahoo.com<p>O presente estudo objetiva revisar os elementos que balizam a ideologia existente no programa “Educação para Todos”, voltada à formação docente brasileira e os mecanismos que são utilizados pelos Organismos Multilaterais na formação continuada dos professores que atuam na Educação Básica Pública. O estudo é do tipo bibliográfico e o paradigma epistemológico delimitado para analisar os dados é o crítico-dialético. O delinear do processo histórico da formação de professores no Brasil será ponto de partida para que seja factível compreender a realidade do professor da educação básica na contemporaneidade e como a política e a economia reverbera nas práticas e métodos utilizados nas unidades de ensino escolares.</p>2024-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 STEPHANIE BARROS ARAUJO, Prof. Alissonhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14180Agenciamentos do quadril e processos criativos em dança: percepção somática de discentes de Educação Física2024-11-01T13:47:24-03:00José Jander Teixeira de Oliveirajander.prof.teixeira@gmail.comNatali Pereira da Silvanatali.silva@urca.brKaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoaligia.pessoa@ifce.edu.br<p>O presente estudo traz relações sobre as aulas de dança e o movimento do quadril como estímulos para processos criativos em uma turma do curso de graduação em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo foi relatar as percepções somáticas e seus agenciamentos no quadril como dispositivo de processos criativos após uma aula de dança contemporânea. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo com abordagem qualitativa realizada com 20 alunos. A Unidade Temática da área foi Danças, em que foi abordada a aula na modalidade contemporâneo, dividida em 3 momentos e consistia em realizar movimentos de toque corporal no parceiro e movimentos no chão. Para a coleta dos dados, foi utilizado o diário de bordo pessoal realizado pelos participantes do estudo ao término da aula e que foram analisados por análise de conteúdo. O processo de categorização apontou a Somatização Positiva do Quadril como resposta à análise de conteúdo. Assim, observou-se que há uma percepção da movimentação do quadril durante as aulas de dança contemporânea, gerando registros por parte dos alunos quando direcionados, embora seja possível perceber um esquecimento dessa articulação, a depender dos direcionamentos e comandos aplicados pelo professor. A compreensão desse percurso perceptivo do quadril a partir das técnicas somáticas de Laban/Bartenieff, servem como potencializadores para a compreensão do corpo em como acessar esse local específico do quadril através do movimento e da propriocepção. A partir dessa escrita, faz-se necessária a ampliação da pesquisa em outros grupos e com mais amostras, a fim de afirmar se há sim relação entre a ativação do quadril a partir das técnicas somáticas e possíveis ações criativas.</p>2024-10-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 José Jander Teixeira de Oliveira, Natali Pereira da Silva, Kaline Lígia Estevam de Carvalho Pessoahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12709O aprisionamento às telas e o declínio das experiências de leitura no Brasil2024-12-09T12:10:26-03:00Yago Bezerra Pessoay.bezerra@hotmail.com<p>Este texto surge de uma inquietação de pesquisa que tem por objetivo interpretar a relação entre o declínio das experiências de leitura e o aprisionamento às telas digitais, entre as mais diversas faixas etárias da sociedade brasileira. Para substanciar as reflexões, acionamos teorias e epistemologias que embasam os estudos em leitura no Brasil e no exterior, a fim de melhor compreendermos os riscos ao pleno exercício da leitura na e fora da escola. Além desses pressupostos, analisaremos a matéria jornalística “Agarrados à tela”, publicada na Revista Piauí, que retrata o tempo de permanência dos usuários de telas em redes sociais de todo o mundo. Por fim, consideramos ser o tempo de exposição às telas, pelos brasileiros, um agravante ao desenvolvimento da leitura e um desafio maior aos professores de língua portuguesa, sem esquecer-se do atestado concreto da inexistência de uma política pública de leitura em grande escala no país.</p>2024-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Yago Bezerra Pessoahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12959Concepções acerca da reprovação escolar nos ensinos público e privado 2024-11-01T13:47:45-03:00Marcos da Silva Pachecomarcosbiologia@yahoo.com.brPaula Mello Pachecopaulampacheco@yahoo.com.br<p>A reprovação escolar pode trazer consequências para os estudantes que vão além do atraso escolar. A compreensão da vivência da reprovação percebida por estudantes de escolas públicas e privadas é atravessada por questões de ordem social e estruturais do próprio sistema escolar. Este estudo tem por objetivo conhecer a vivência da reprovação por estudantes de uma escola pública e uma escola privada para se conhecer suas consequências na vida dos estudantes. Foi realizado um estudo de campo em ambas as escolas, e entrevistas semiestruturadas com alunos e professores para se conhecer a respeito da vivência da reprovação. Como resultado, foi observado que a reprovação trouxe muitas consequências negativas para todos os alunos, que mesmo se culpando buscaram ressignificar esse evento. A reprovação dessa forma se mostrou um evento disruptivo para os estudantes de ambas as escolas, entretanto, foram percebidos de forma mais branda pelos alunos da escola particular.</p>2024-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marcos da Silva Pacheco, Paula Mello Pachecohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/13833Formação inicial de docentes: vivências durante Programa Residência Pedagógica em uma escola estadual na cidade de Teresina-PI2024-12-09T12:10:15-03:00João Carlos dos Santos Cardosojoaocarlossantos287@gmail.com<p>O presente trabalho tem o propósito de apresentar as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) com foco em discutir a formação inicial de professores juntamente com a socialização de práticas pedagógicas no ensino de Geografia durante os 12 primeiros meses. Nesse sentido, abordam-se as vivências em uma escola estadual na cidade de Teresina-PI evidenciando a relevância do programa para a prática docente, dialogando sobre o processo de formação de professores e a articulação entre teoria e prática. A metodologia contemplada para esse estudo tem abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico o relato de experiência, pesquisa bibliográfica visando compor a fundamentação teórica e pesquisa documental com consulta a BNCC com foco no currículo de Geografia. Conclui-se que os resultados foram satisfatórios, demonstrando a contribuição significativa do programa para os licenciandos, durante a formação de docentes, com o aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e competências referentes à docência.</p>2024-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 João Carlos dos Santos Cardosohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12757Neurociência e o Ensino de Ciências: Uma pesquisa exploratória no contexto dos anais do ENPEC2024-07-25T14:25:29-03:00João Pedro Mardegan Ribeirojpedromardegan@gmail.com<p>Atualmente, observa-se que cada vez mais cresce pesquisas na área da Neurociência e suas relações com a Educação, principalmente referindo-se ao que se denomina como Neuroaprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar discussões sobre a Neurociência e, principalmente, sobre a Neuroaprendizagem a partir de uma pesquisa bibliográfica guiada pelos trabalhos sobre a temática disponíveis nos anais do ENPEC. Destaca-se, conforme evidencia os resultados, que ainda são poucos os trabalhos no Brasil acerca da Neuroaprendizagem, assim, faz-se necessário discutir conceitos, práticas, saberes e virtudes deste campo do saber, e articulá-los com a Educação para as Ciências, para aprimorar o ensino das ciências na prática pedagógica do professor.</p>2024-05-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 João Pedro Mardegan Ribeirohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14120A importância dos Saberes docentes na prática pedagógica de professores do Ensino Fundamental2024-11-01T13:47:39-03:00Andréa Sales Braga Mouraandreahdc20@gmail.com<p>O tema desenvolvido nesta pesquisa<strong>, </strong>a importância dos saberes docentes nas práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental, teve por objetivo geral: Identificar o que os professores do Ensino Fundamental entendem, utilizam e pensam sobre a importância dos saberes docentes em suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a uma amostra de professores do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em um bairro periférico do município de Itapipoca- CE. Optou-se, nesta pesquisa, pela abordagem qualitativa, em que a análise dos dados foi realizada com base nas respostas dadas às perguntas constantes no questionário aplicado aos professores. A pergunta de partida que norteou esta pesquisa foi: Como os professores do Ensino Fundamental entendem, utilizam e avaliam a importância dos saberes docentes em suas práticas pedagógicas? O estudo demostrou que os professores participantes têm um bom entendimento dos saberes docentes, reconhecem a sua importância para a prática, mas que têm dificuldade quanto a sua aplicação na sala de aula.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Andréa Sales Braga Mourahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12738Explorando a cultura literária como uma abordagem para fortalecer laços entre a comunidade escolar2024-04-11T14:31:07-03:00Jairon da Conceição Limajairon.lima@discente.ufma.br<p>O presente artigo busca destaca a relevância da participação familiar na criação de um ambiente de aprendizagem emancipadora, ressaltando a importância da colaboração entre escola, famílias e comunidade. Nesse contexto, surgiu o questionamento de como a inclusão de projetos voltados para a cultura literária pode contribuir para o fortalecimento dos laços que unem a comunidade escolar em um trabalho participativo e colaborativo. Com isso, o principal objetivo foi colocar em pauta a cultura literária como um instrumento de promoção da conexão entre sociedade, alunos e professores. Para responder às indagações existentes, foi conduzida uma revisão bibliográfica com referências a Amaral (2021), Bacich (2018), Carvalho (2000), Costa (2019), Fonseca (2002), Freire (1989) e Freitas (2019), além de uma investigação em uma escola no município de São Mateus do Maranhão. O estudo acompanhou o desenvolvimento de um projeto de sarau literário, evidenciando a conexão entre teoria e prática.</p>2024-05-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jairon da Conceição Limahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12964O enfrentamento de adolescentes diante da deslealdade 2024-12-09T12:10:24-03:00Paula Mello Pachecopaulampacheco@yahoo.com.brAlessandra Brunoro Motta-Lossalessandrabmotta@yahoo.com.brMarcos da Silva Pachecomarcosbiologia@yahoo.com.br<p>A adolescência pode ser atravessada pela vivência de eventos conflituosos, especialmente quando se considera o contexto escolar. Nesse estudo foram analisadas as características de competência de alunos de uma escola pública bem como suas estratégias de coping frente a uma situação estressora hipotética por meio da Teoria Motivacional do Coping. Foi observado que os alunos tinham uma experiência escolar marcada pelo temor da reprovação e da percepção que tinham um desempenho acadêmico insuficiente. A possibilidade de experimentar uma situação estressante produziu nos estudantes reações predominantes de raiva e tristeza. Havia por parte dos alunos a ideia de não serem capazes de lidar com o problema, acreditando que seriam pouco acolhidos e que teriam baixa autonomia para lidar com a situação. As estratégias mal adaptativas foram predominantes entre os alunos. Esses dados mostram que estudantes experimentando a escola de forma negativa também apresentaram predomínio de estratégias de coping mal adaptativas.</p>2024-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Paula Mello Pacheco, Alessandra Brunoro Motta-Loss, Marcos da Silva Pachecohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12641Contribuições de espaços não formais no Estado de Sergipe no ensino de Ciências e Biologia 2024-03-05T13:56:53-03:00João Gabriel Santos Silvajoao98869738@gmail.comCristiane de Jesus Santanacrissantana991@gmail.comRâmida Prislayne Freire da Anunciaçãoramida.prislayne@gmail.comChristiane Ramos Donatochristianecrd@yahoo.com.br<p>A educação não formal proporciona uma série de contribuições para o ensino de Ciências e Biologia. Quando tal sistema é trabalhado, principalmente, em espaços não formais de educação acaba por estimular a curiosidade dos estudantes e desenvolver pensamentos que fomentarão a construção de valores sociais importantes para o indivíduo. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo trazer a análise de três espaços não formais localizados no Estado de Sergipe e suas potencialidades para o ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, foi possível evidenciar, durante as visitas, inúmeras possibilidades de conteúdo a serem aplicados nesses locais, tornando conteúdos das Ciências e Biologia lúdicos e atrativos para o discente. Entretanto, algumas problemáticas são relatadas, tornando necessário que o docente planeje de forma organizada a visita a fim de torná-la efetiva. Essas informações tornam-se fundamentais para auxiliar os professores de Ciências e Biologia no desenvolvimento das metodologias de ensino.</p>2024-04-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 João Gabriel Santos Silva, Cristiane de Jesus Santana, Râmida Prislayne Freire da Anunciação, Christiane Ramos Donatohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12868A utilização de tecnologias assistivas em bibliotecas escolares do Instituto Federal Sul-rio-grandense2024-11-01T13:47:46-03:00Vivian Iracema Marques Rittavivian.ritta@gmail.comRenata Porcher Schererrenatapscherer@gmail.com<p>Este estudo apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo mapear as Tecnologias Assistivas (TA) relevantes para incentivar a leitura de estudantes com deficiência nas bibliotecas escolares do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Analisará o papel do bibliotecário na promoção da leitura inclusiva, explorando se e como eles utilizam TA. O referencial teórico destaca a importância da integração de TA para garantir equidade no acesso à informação. A metodologia inclui questionários com bibliotecários, analisando dados para identificar padrões e compreender suas percepções sobre o uso de TA. Resultados mostram que a maioria dos bibliotecários está familiarizada com TA, reconhecendo sua importância na promoção da leitura para estudantes com deficiência. Eles se veem como agentes de inclusão, adotando estratégias personalizadas. No entanto, muitos alunos com deficiência não utilizam regularmente a biblioteca. Isso ressalta a necessidade de aprimorar práticas inclusivas.</p>2024-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Vivian Iracema Marques Ritta, Renata Porcher Schererhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/13120A aprendizagem integrada de conteúdo e língua na Educação Profissional e Tecnológica2024-12-09T12:10:19-03:00Juliana Monteiro dos Santos Almeidajuliana.teacher78@gmail.comMarta Helena Blank Tessmannmartatessmann@ifsul.edu.br<p>Este artigo trata da integração entre o ensino de Língua Inglesa como língua adicional (LA) e a Educação Profissional Tecnológica (EPT), utilizando a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning). Baseado em uma pesquisa-ação qualitativa, o estudo identifica desafios na compreensão de termos técnicos em artigos científicos em inglês e propõe estratégias para superá-los, utilizando ferramentas do Google Acadêmico. Essas estratégias foram compartilhadas por meio de uma oficina para identificar e compreender termos técnicos, enfatizando a Terminologia e o vocabulário especializado. Os resultados revelam a importância da leitura em inglês para os estudantes e destacam a eficácia do CLIL na integração de conteúdo e idioma, promovendo aprendizado significativo e preparando os alunos para o mundo do trabalho.</p>2024-12-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Juliana Monteiro dos Santos Almeida, Marta Helena Blank Tessmannhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14231Competências socioemocionais na educação especial: promovendo a educação emocional2024-11-01T13:47:21-03:00Adriane Vidal Vazadriane.vvaz@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo fazer uma análise exploratória sobre as competências socioemocionais no ambiente escolar, junto a alunos com necessidades especiais, identificando contribuições para o processo de aprendizagem. A capacidade de integrar recursos socioemocionais e cognitivos permite aos indivíduos avaliar e utilizar a habilidade mais adequada para cada situação. As habilidades socioemocionais estão relacionadas ao ajustamento social e emocional dos indivíduos, contribuindo para o prazer e bem-estar ao longo da vida. Este estudo pretende incentivar educadores a implementar a aprendizagem socioemocional nas escolas, destacando sua importância para a vida em sociedade. Alunos com necessidades especiais enfrentam preconceito e exclusão e, aprender a lidar com emoções pode aumentar as possibilidades de superação. Inserir a Educação Emocional no currículo escolar inclui aspectos afetivos e emocionais essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. As conclusões iniciais indicam que a Educação Emocional pode ajudar na regulação emocional e na superação de barreiras sociais.</p>2024-10-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Adriane Vidal Vazhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12305Comparison of reversals in English and Vietnamese2024-01-02T15:40:16-03:00Phuong Vovotuphuong@ukh.edu.vn<p>Comparative research on the phenomenon of reversal in English and Vietnamese has an important role to understand the similarities and differences between these two languages in expressing messages and grammatical structures. The study will help us understand the similarities and differences of grammar and structure between these two languages. In this article, the author will use documents with 228 cases of synthesized corpus, of which English is 102 cases, Vietnamese is 126 cases. The data filtering and analysis was carried out by the author from January to October 2022. Based on the data, the author compares the phenomenon of reversal in English and Vietnamese to show similarities and differences. difference between them. After making the comparison, the author will proceed to discuss it. The experiment to evaluate its superiority will be further clarified by the author in the academic year 2023-2024 at Khanh Hoa University. The purpose of experimentation is necessary so that learners can use the language correctly and flexibly.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Phuong Vohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11829Metodologia Design Thinking na construção significativa de conceitos químicos: reaproveitamento do lixo orgânico doméstico2023-11-29T12:16:50-03:00Francisco José Mininelkmininel17@gmail.comSilvana Márcia Ximenes Mininelmininelsilvana@gmail.com<p><em>Design Thinking</em> (DT) é uma metodologia ativa, colaborativa e inovadora que coloca as pessoas no centro das soluções. É uma forma de pensar e solucionar problemas através da empatia, da colaboração, da prototipação de ideias e da experimentação. Este trabalho teve como objetivo utilizar a metodologia (DT) na solução de uma situação-problema relacionada ao reaproveitamento de lixo orgânico residencial. Essa situação-problema foi o ponto de partida para que os alunos construíssem significativamente conhecimentos químicos e chegassem a uma solução eficiente para o reaproveitamento do lixo orgânico produzido nas casas. Como solução, os alunos propuseram a construção de uma horta escolar e uma composteira para reaproveitamento do lixo orgânico na própria horta. Concluiu-se que a metodologia ativa (DT) favoreceu a construção ativa e significativa de conceitos químicos, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas necessárias à resolução do problema.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Francisco José Mininel, Silvana Márcia Ximenes Mininelhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12175Pessoas com deficiência física nas universidades: uma reflexão sobre a garantia de igualdade e acesso 2024-02-29T18:15:57-03:00Lavínia Ferreira Mirandalala.fm2004@gmail.comNeila Soiane Barbosa Silvaneila16soiane@gmail.comWanildo Figueiredo de Sousawanildosousa1@gmail.com<p>Ocorreram melhorias na conscientização e inclusão de estudantes com deficiência física nas instituições universitárias. Embora haja progresso, persistem desafios a serem enfrentados, tais como a carência de infraestrutura acessível e a discriminação por parte de determinados membros da comunidade acadêmica. O artigo objetiva refletir acerca da mobilidade de pessoas com deficiência física nas universidades, visando garantir o acesso e a igualdade, de modo a promover maior inclusão e oportunidades. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e como resultados elencamos três, a infraestrutura inadequada; falta de conscientização e sensibilização e a ausência de recursos de apoio para auxiliar as pessoas com deficiência física em suas atividades acadêmicas. Ao abordar esses desafios e buscar soluções, as universidades podem se tornar ambientes inclusivos, onde as pessoas com deficiência tenham igualdade de acesso, participação e oportunidades de sucesso acadêmico.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lavínia Ferreira Miranda, Neila Soiane Barbosa Silva, Wanildo Figueiredo de Sousahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14281Relato de experiência de uma residente: a literatura infantil para formação de leitores na escola pública em Quixadá/CE2024-11-01T13:47:04-03:00Caroline Martins Chavescaroline.martins@aluno.uece.brKeila Andrade Haiashidakeila.haiashida@uece.br<p>A pesquisa teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pela autora, na condição de residente, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), 2023/2024. Apresentamos as principais regências e atividades desenvolvidas no período do programa. A metodologia foi qualitativa do tipo relato de experiência, <em>lócus</em> EEF Raimundo Marques de Almeida, bairro de periferia São João, localizado no município de Quixadá/CE. Fundamentamo-nos nos autores: Tardif (2017), Freire (2000), Ferreiro e Teberosky (1999), Ambromovich (1997) e Soares (2020). Destacamos a importância do PRP na formação de professores/as na educação básica, corroborando com a professora/preceptora defendemos a necessidade de aulas mais interessantes, por meio da leitura literária infantil, que contribui para a recomposição da aprendizagem pós-pandemia e na formação de leitores na escola pública.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Caroline Martins Chaves, Keila Andrade Haiashidahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14356Legitimando o ser docente: narrativas sobre a regência em sala de aula2024-11-01T13:46:56-03:00Rodrigo Lanes Antuneslanesantunesrodrigo@gmail.comPedro Paulo de Oliveira Fagundes Juniorpaulopedrojr2013@gmail.com<p>O presente texto apresenta as experiências ocorridas na sala de aula, durante o período vigente na disciplina Pesquisa e Prática Educativa II na Escola Municipal Amanda Teixeira Vital, localizada na cidade Santo Antônio de Pádua. O objetivo deste trabalho é entender até que ponto essas novas práticas podem contribuir na construção da autonomia do pensamento da criança. A metodologia realizada foi qualitativa, de acordo com Gil (1999), a partir do método fenomenológico, de acordo com Dutra (2002). Pelos resultados obtidos, observamos que os alunos alcançaram uma aprendizagem significativa, pois conseguiram entender a dinâmica das atividades que possibilitou construir sentido em suas realidades, além disso, puderam dinamizar uma roda de conversa que fez gerar novas dúvidas e inquietações na busca de uma construção do conhecimento. Há de se pensar numa nova escola, um novo currículo, uma nova prática educadora que veja a criança como um ser ativo e participativo na sociedade.</p>2024-10-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Rodrigo Lanes Antunes, Pedro Paulo de Oliveira Fagundes Juniorhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14124Toque de letra: o teqball como ferramenta lúdico-pedagógica no contexto escolar2024-11-01T13:47:32-03:00Frederico de Oliveira Maiafreddymaiapersonal@hotmail.com<p>A Educação Física enquanto meio de transformação para jovens e crianças abrange os domínios cognitivo, socioafetivo e psicomotor. Através deste componente curricular se torna possível a experimentação de novas metodologias, possibilidades e ferramentas que visam o desenvolvimento integral dos alunos. Sendo assim, a prática do <em>teqball</em> através do projeto Toque de Letra, foi apresentada aos discentes com o objetivo de oportunizar a prática dessa modalidade esportiva dentro da escola. O <em>teqball </em>é um esporte que mistura os fundamentos do futebol, futevôlei e tênis de mesa. Trata-se de um relato de experiência com enfoque qualitativo, descritivo, que contemplou os discentes das turmas do 7° ano de uma escola pública municipal de Fortaleza. Em suma, com base nos resultados observados, recomenda-se a continuidade do projeto e a sua expansão para outras séries com o intuito de proporcionar aos estudantes oportunidades contínuas de desenvolvimento por meio de atividades inovadoras e inclusivas.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Frederico de Oliveira Maiahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14256Análise de uma prática pedagógica envolvendo conceitos de Geometria Plana 2024-11-01T13:47:16-03:00Francisco Jeovane do Nascimentojeonasc@hotmail.comRegiane Rodrigues Araújoregiane.faced@gmail.comEliziane Rocha Castroelizianecastro@hotmail.com<p>Este trabalho, oriundo de uma experiência vivenciada no contexto do Estágio Supervisionado, objetiva analisar as reverberações de uma prática pedagógica sobre área e perímetro de figuras geométricas planas. Para a realização da vivência prática em sala de aula – sob supervisão da professora regente da turma – foi utilizado material reciclável no processo de ensino e aprendizagem matemático, com estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior cearense. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, amparada nos estudos de Ghedin e Franco (2011) ao destacarem a importância da análise do processo e seus significados. O estudo concluiu que a formação dos estudantes não deve ser reduzida à sistematização de conteúdos estanques, contidos na matriz curricular de determinada disciplina, mas perpassar questões atinentes ao cotidiano, em uma postura crítico-reflexiva.</p>2024-10-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Francisco Jeovane do Nascimento, Regiane Rodrigues Araújo, Eliziane Rocha Castrohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14279O Papel do Fisioterapeuta nas Pesquisas Pré-Clínicas Desenvolvidas no GENIT: Contribuições e Perspectivas 2024-11-01T13:47:08-03:00Camila Nogueira dos Santosdra.camilanogueira.fisio@gmail.comGerllanny Mara de Souza Lopesgerllannymara@gmail.comGislei Frota Aragãogislei.frota@uece.br<p>Fisioterapeuta como parte integrante da equipe multidisciplinar de com seus conhecimentos prévios em neurologia, fisiologia, bioquímica, farmacologia entre outras, e sua capacidade de criar, validar modelos para que possa desenvolver tratamentos, medicamentos a fim de promover cura, melhora da qualidade de vida em diversas áreas voltadas para suas habilidades e exploração de novas áreas de pesquisa relacionadas ao TEA. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva acerca das vivências e percepções de palestra realizada pelo projeto de extensão UniTEA da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições específicas do fisioterapeuta no contexto das pesquisas pré-clínicas realizadas no GENIT, explorando as habilidades e conhecimentos que este profissional traz para o desenvolvimento de estudos experimentais juntamente com a educação em saúde abordando a temática, a fim de trazer conhecimento para os pais, parentes, profissionais de saúde e de educação. Concluímos ao finalizar a palestra a importância da atuação do fisioterapeuta junto com a equipe multidisciplinar no desenvolvimento das ações do grupo e na pesquisa pré-clínica.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Camila Nogueira dos Santos, Gerllanny Mara de Souza Lopes, Gislei Frota Aragãohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14292Do Ceará à França: impactos do intercâmbio educacional na formação docente2024-11-01T13:46:59-03:00Maria Edilane da Silva Limalima.edilane2503@gmail.comMaria Adriana da Silva Uchôamariaadrianadasilvauchoa@gmail.com<p>O intercâmbio educacional representa uma oportunidade para a troca de informações e conhecimentos, permitindo a imersão em crenças, culturas e costumes locais. O objetivo deste trabalho é descrever o impacto e a riqueza de um intercâmbio na formação docente, com base nas vivências das autoras durante um intercâmbio de duas semanas em Grenoble, França, em outubro de 2023, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do Programa Professores sem Fronteiras. O estudo tem uma abordagem qualitativa, de fins descritivos, a partir de uma pesquisa in loco. Como resultado, observamos um significativo crescimento profissional e pessoal das autoras, bem como, um enriquecimento substancial das práticas pedagógicas implementadas em seus locais de trabalho.</p>2024-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maria Edilane da Silva Lima, Maria Adriana da Silva Uchôahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14122Relato de experiência como bolsista do PIBID na Educação Infantil 2024-11-01T13:47:36-03:00Kethlen Bohm Oliveirakethlen.o.bohm@gmail.com<p>O presente relato tem como objetivo analisar e discutir as experiências obtidas durante o período de execução da bolsa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ocorrido no período de 1 de junho de 2023 a 30 de abril de 2024. Sendo realizado na escola Jacema Rodrigues Prestes, localizada na cidade de Pelotas/RS. Para esta escrita, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Durante este tempo, foi realizado um diário de campo durante as idas à escola, que serviu como base para discussão através das anotações realizadas, bem como, os livros lidos durante as reuniões semanais do programa. Visando enfatizar, através destes, a importância na construção acadêmica e no desenvolvimento docente o qual o PIBID se mostrou indispensável para a consolidação de conhecimentos práticos, fortalecendo a base teórica adquirida durante a formação acadêmica e destacando-se como uma experiência enriquecedora para a construção de uma prática docente qualificada e reflexiva.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Kethlen Bohm Oliveirahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14127A relação professor-aluno em sala de aula como espaço de trabalho ético2024-11-01T13:47:27-03:00Heitor Pereira de Carvalhoprofheitor.carvalho@gmail.comAntonia Geiciane Vieira Lima de Carvalhogeiciannevieira@gmail.comAmauri Bogoamauri.bogo@udesc.br<p>Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação professor-aluno em sala de aula como espaço de trabalho ético. A problemática consiste em apontar como a ética está no cotidiano escolar, nas ações, atitudes, sobretudo nas relações estabelecidas entre professores e alunos. Esta pesquisa está pautada na compreensão da ética como parte da prática docente, do seu posicionamento e comportamento dentro da sala de aula. A pesquisa bibliográfica foi por meio de uma abordagem qualitativa. Tendo em vista que essa relação muitas vezes é marcada por dificuldades, infringindo a garantia da aprendizagem entre professor-aluno, conclui-se que não existe sala de aula sem ética. O trabalho do professor e as relações que ele estabelece com os alunos devem estar pautados na ética e partindo da compreensão que a sala de aula é um espaço ético e o trabalho desenvolvido se expande para comunidade escolar.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Heitor Pereira de Carvalho, Antonia Geiciane Vieira Lima de Carvalho, Amauri Bogohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14232A importância da biblioteca escolar na formação do aluno leitor2024-11-01T13:47:19-03:00Adyla Laryssa da Silvaadylalaryssa16@gmail.comEmilly Susy Dantas da Silvaemillydantas@alu.uern.brMeiry Fernandes da Silvameiryfernandes@alu.uern.br<p>O texto em tela, originado por discussões tecidas na disciplina intitulada literatura e infância do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), explora a relevância das bibliotecas escolares na formação de leitores. Aliado a isso, investiga também como as bibliotecas podem passar de locais de punição para os estudantes a ambientes que promovem o incentivo à leitura. Além de uma análise histórica, o estudo aborda o papel do mediador e da biblioteca escolar na promoção do hábito de leitura. Os resultados apontam que as bibliotecas, desde o período colonial, foram moldadas pelo contexto educacional brasileiro. A pesquisa conclui que para incentivar a leitura de forma eficaz, é fundamental transformar a biblioteca em um espaço acolhedor e atrativo, superando seu uso como forma de punição e tornando-a um centro de aprendizado, interação e desenvolvimento crítico.</p>2024-10-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Adyla Laryssa da Silva, Emilly Susy Dantas da Silva, Meiry Fernandes da Silvahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14269Entre o ensino e a prática: vivenciando as Ciências2024-11-01T13:47:11-03:00Ana Ruth Reinaldo Menezesanaruth.reinaldo@aluno.uece.brIsabel Cristina Santana Higinoisabel.higino@uece.br<p>As ciências são matérias essenciais para a formação acadêmica nos anos iniciais e finais da educação, tendo a Base Nacional Comum Curricular como seu principal norte. Entretanto o que é repassado e cobrado aos docentes enfrenta divergências quando falamos de prática do ensino e sala de aula. O seguinte relato de experiência buscou abranger as principais dificuldades enfrentadas por dois profissionais da educação, trazendo argumentos sobre seus apontamentos e demonstrando a veracidade da diferença entre o ensino e prática das Ciências na educação básica, que muitas vezes desestimula o profissional e gera uma fuga para ensinos mais tradicionalista, com a aula expositiva dialogada</p>2024-10-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ana Ruth Reinaldo Menezes, Isabel Cristina Santana Higinohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14282Textos e Contextos: Aplicações da Linguística Aplicada em Estratégias de Produção Textual na Educação Básica2024-11-01T13:47:03-03:00João Rydllem Alcantara Ferreirajoao.rydllem@urca.br<p>Este estudo surge como resultado de uma atividade prática cujo principal objetivo foi introduzir e explorar a produção textual, visando oferecer uma abordagem igualitária da linguagem para os alunos do Educação Básica, a fim de melhorar suas habilidades de interpretação, compreensão de textos e escrita apropriada. Embasado em autores como Gonçalves e Motta (2018), Lopes (2009), Schwartz (2009), Freitas <em>et al</em>. (2014) e Motta-Roth (2006), este trabalho é dividido em três seções distintas. Além de descrever a condução das oficinas, o estudo reflete sobre a avaliação formativa, a flexibilidade metodológica e a aplicação contextualizada dos conhecimentos adquiridos na formação educacional dos alunos, sob a ótica da Linguística Aplicada.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 João Rydllem Alcantara Ferreirahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/13107Formação de professores/as da/na educação infantil e relações étnico-raciais: um relato de experiência2024-11-01T13:47:43-03:00Joelson Alves Onofrejaonofrecp@yahoo.com.br<p>O presente texto é um Relato de Experiência (RE) alusivo ao minicurso <em>Formação de professores/as da/na educação infantil e relações étnico-raciais</em> ministrado no <em>II Seminário de Educação, Diversidade e Direitos Humanos</em>. Objetiva apresentar reflexões relacionadas à formação de professores da educação infantil em interface com as questões étnico-raciais. O diálogo com os docentes dessa etapa da educação fez surgir várias problemáticas que permitem repensar a formação inicial e continuada no que tange às discussões relacionadas a uma educação infantil antirracista. Trata-se de um relato de abordagem qualitativa que teve como estratégia metodológica, dinâmicas, exposição dialogada, exibição de slides e debates. As questões surgidas possibilitaram aos professores repensar suas práticas pedagógicas, bem como reavaliar suas posturas e atitudes em relação ao racismo presente no campo educacional. O minicurso, enquanto proposta formativa, contribuiu para uma mudança de mentalidade e colaborou para o pensamento crítico-reflexivo no âmbito da educação para as relações raciais.</p>2024-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Joelson Alves Onofrehttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14125Povos indígenas e africanos do meu Brasil: um projeto para vivenciar 2024-11-01T13:47:31-03:00Dalva Aguiar da Silva Soares Pintodalva.aguiar@educa.campinas.sp.gov.br<p>O relato de experiência partiu da vivência no projeto intitulado “Povos indígenas e africanos do meu Brasil” realizado com crianças de três a cinco anos e onze meses, agrupamento multietário de uma instituição pública de Educação Infantil municipal de Campinas-SP. O projeto pauta-se na perspectiva da Educação Antirracista e oportuniza a mediação da professora nas atividades de interação com obras literárias, atividades de dança, rodas de conversas, culinária e recursos de mídias. Este projeto propiciou às crianças à atividade de expressão corporal, o uso da linguagem oral e a aprendizagem acerca da temática da diversidade cultural que constitui o povo brasileiro.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Dalva Aguiar da Silva Soares Pintohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14230Práticas e experiências no Curso Normal Médio2024-11-01T13:47:22-03:00Rosângela Farias da Silvaped.rosangelafarias@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiências e práticas enquanto professora formadora no Curso Normal Médio durante os anos de 2016, 2021, 2022, 2023 e 2024, enfatizando a relação entre práticas e a cultura escolar no desenvolvimento de competências pedagógicas. O estudo aborda o conceito da cultura escolar como um conjunto de normas e práticas que moldam a formação dos estudantes. No decorrer do curso em 2022, foram produzidos diversos materiais pedagógicos. A metodologia utilizada com os materiais durante a prática nos estágios, permitiram aos estudantes desenvolverem habilidades pedagógicas, como a elaboração de planejamento e planos de aulas de acordo com cada faixa etária. Conclui-se que, ao longo do curso os futuros professores moldam sua prática de maneira singular, integrando-a teoria construída a partir das vivências. A cultura escolar, como produção humana, influencia tanto a formação dos sujeitos quanto as relações de poder e apropriação das práticas pedagógicas.</p>2024-10-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Rosângela Farias da Silvahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14259As estratégias metodológicas adotadas por uma futura professora de matemática para alunos do curso de Edificações2024-11-01T13:47:14-03:00Camila Sandes Souzacamilasandes@aluno.ufrb.edu.brLilian Aragão da Silvalilianas@ufrb.edu.br<p>Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências de uma futura professora, e residente de matemática, ao adotar estratégias metodológicas que tornaram os conceitos matemáticos relevantes e acessíveis aos alunos de um curso de Edificações. A experiência ocorreu em uma turma noturna, do curso de Edificações no Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriça, sendo composta por um público de alunos com diferentes idades. Nesse contexto optou-se por utilizar um recurso tecnológico, especificamente, o programa Excel, a fim de auxiliar na compreensão dos conteúdos matemáticos de Variância e Desvio Padrão. Com base na experiência relatada e na literatura da área, ratificamos há importância de desenvolver uma linguagem/comunicação nas aulas de matemática de modo a aproximar o aluno ao invés de afastá-los, assim como concluímos que a estratégica metodológica adotada permitiu desenvolver a autonomia dos estudantes e os colocaram como personagens principais em seus processos de aprendizagem.</p>2024-10-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Camila Sandes Souza, Lilian Aragão da Silvahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14280Relato de experiência da prática à teoria: uma vivência extensionista textual-discursiva. 2024-11-01T13:47:06-03:00Silvia Adélia Henrique Guimarãessguimaraes05@hotmail.comWelington Silva Santana de Oliveirawelingtonoliveiraletras@gmail.com<p>Neste relato revisitamos algumas práticas de escrita realizadas pelas/com as pessoas graduandas que compõem o Projeto de Extensão “Café com Método: Estratégias de popularização do discurso científico aplicado aos estudos de linguagens” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Contudo, ao revisitarmos este recorte de ações, visitamos, também, o próprio processo de escrita deste relato, o que redundou numa atividade teórico-reflexiva também sobre o gênero textual/discursivo Relato de Experiência em contexto acadêmico. O relato acionou, de um lado, reflexões críticas sobre as atividades de/com escrita, realizadas no interior do projeto – e sobre a própria concepção do que seja popularizar; de outro, o relato oportunizou uma descrição da noção de gêneros textuais/discursivos. Assim sendo, compreendemos que este texto efetiva uma dupla função relacionada aos objetivos do Café com Método quanto à popularização do discurso científico: refletir criticamente sobre as próprias ações, enquanto resgata e publiciza saberes teóricos, em linguagem acessível a um público não especializado.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Silvia Adélia Henrique Guimarães, Welington Silva Santana de Oliveirahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14293O Halloween como forma de inte(g)ração social e cultural em língua inglesa e artes2024-11-01T13:46:58-03:00Matheus Lima Mendeslimamatheus0445@gmail.comIsabella Moreira de Oliveiraisa.m.oliveiraufc@gmail.com<p>As festividades de Halloween marcam um momento muito importante do ano na cultura norte-americana. Com o intuito de difundir a cultura do Halloween em termos de língua inglesa e artes, foi proposto um projeto na Escola Municipal Maria Stella Cochrane Santiago, na cidade de Fortaleza, dividido em quatro etapas, para os anos finais do Ensino Fundamental. As etapas componentes desse projeto envolviam pesquisa, planejamento e execução. Algumas oficinas foram elaboradas a partir do objetivo central de exercitar o protagonismo juvenil e a autonomia dos alunos, a exemplo, podemos citar a oficina de produção de textos escritos e orais em inglês, oficina artística de elaboração de pôsteres e ornamentações relacionadas ao halloween e à execução de peças teatrais. Como resultado, percebemos que o evento promoveu a interação social, o desenvolvimento de habilidades artísticas e o engajamento com a cultura globalizada.</p>2024-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Matheus Lima Mendes, Isabella Moreira de Oliveirahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/13992Feminização das migrações: mulheres guineenses no vale da Amoreira na pandemia Covid-192024-11-01T13:47:41-03:00Renata Maria Franco Ribeirorenataribeiroiscte@gmail.com<p>A nível global, o período da pandemia Covid-19 foi marcado por sérias dificuldades sociais que afetaram de forma diferenciada as mulheres, especialmente as mulheres do Sul Global. Destacamos o caso das mulheres guineenses no bairro do Vale da Amoreira, na Grande Lisboa (Portugal). A mobilização e articulação nas redes sociais, em particular a entreajuda entre as mulheres guineenses na diáspora, constituíram estratégias que reforçaram a participação e a construção da cidadania na superação de diversas dificuldades, tais como a busca por emprego, o cuidado com os filhos, o acolhimento na chegada a Portugal e o apoio para quem precisou partir para outro país na Europa. Como método de análise, através das lentes etnográficas e do convívio com as participantes da pesquisa, constatámos que as redes de apoio tinham uma base intraétnica: no caso, as mulheres manjacas (etnia) e as mulheres muçulmanas (mandingas e fulas) acionavam as suas famílias na Guiné-Bissau, bem como os conterrâneos que anteriormente haviam imigrado para Portugal e estavam agora noutros países da Europa. É importante destacar que o isolamento social, medida adotada pela Organização Mundial da Saúde, não correspondia à realidade de parte dessas mulheres.</p>2024-09-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Renata Maria Franco Ribeirohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14123Extensão Universitária e Formação Docente: relato de experiência no Projeto DHC Quilombolas2024-11-01T13:47:34-03:00Yasmim Cristina Medeiros da Silvayasmim20240006356@alu.uern.brKelly Cristina de Medeiros da Silvakelly@ufersa.edu.br<p>A extensão universitária constitui um dos pilares fundamentais das universidades, sendo uma ferramenta de mitigação dos problemas sociais. Este trabalho objetiva refletir sobre ações extensionistas e suas contribuições para a formação docente, considerando as vivências no projeto Direito e História: Contribuição com a Organização Política em Comunidades Quilombolas do RN (DHC Quilombolas) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É uma pesquisa qualitativa, cujo referencial metodológico foi construído pela pesquisa documental e bibliográfica em fontes que fundamentam a importância da extensão universitária e seu processo de curricularização para a formação docente, dentre as quais está o relatório das ações desenvolvidas em 2023 do projeto DHC Quilombolas. Conclui-se que as ações extensionistas potencializam a formação de licenciandos e promovem a construção de saberes, impactando, também, a vida das pessoas que fazem parte das comunidades onde as ações são desenvolvidas.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Yasmim Cristina Medeiros da Silva, Kelly Cristina de Medeiros da Silvahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14128Enfrentamentos de gênero à luz de práticas inovadoras: relato na Educação Física escolar2024-11-01T13:47:25-03:00Eliaquim de Sousa Limaeliaqumsousa@hotmail.comPatrícia Ribeiro Feitosa Limapatriciafeitosa@ifce.edu.brNilson Vieira Pintonilsonvieira@ifce.edu.br<p>O texto compartilha uma experiência pedagógica que, envolvida por condições desafiantes, traçou a concretização das possibilidades de uma prática pedagógica de cunho inovadora. De abordagem qualitativa, tratou-se do relato de um professor do Ensino Médio e mestrando em Educação Física do Instituto Federal do Ceará, no qual, foi incitado por uma atividade da disciplina Educação Física no Ensino Médio durante o encontro presencial no ano letivo de 2023. Evidenciou-se problemáticas em seu contexto de atuação quanto às suscitações de gênero que as vivências nas práticas corporais revelam. Com isso, em vista de superar a situação-limite implicada às questões de gênero, desenvolveu-se como prática inovadora, as problematizações desse marcador a partir da experimentação e debate do futebol generificado e da dança de salão. Considera-se que desenvolver práticas inovadoras nas aulas de Educação Física pode ser desafiante, no entanto, são estratégias mais convergentes a realidade do Ensino Médio e das juventudes.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Eliaquim de Sousa Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pintohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14255A representação da morte na literatura infantil: o que nos elucida?2024-11-01T13:47:17-03:00Vallmaria Lemos da Costa Santosvalmarialemos@uern.brMaria Eduarda Ferreira de Oliveiramariaeduardaoliveira991@outlook.com<p>Esta tessitura discute a temática representação da morte na literatura infantil contemporânea, pouco discutida na educação de crianças, mas que precisou ser pensada quando a sociedade se deparou com a pandemia da covid-19. De tal modo, esta pesquisa objetiva analisar como a morte é representada na literatura infantil contemporânea; investigar como a literatura infantil se apropria das questões relacionadas à morte a partir de elementos dos textos verbais ou ilustrações. Nesse contexto, esta pesquisa se configura como uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que se desenvolveu acerca de contribuições de trabalhos já publicados, dentre eles Zambeli (2014) e Lopes (2013). Em seguida, sistematizou-se a escolha de uma obra literária que foi analisada sob a ótica de Bardin (1977), sendo ela: <em>Pode chorar, coração, mas fique inteiro</em>, da autoria de Glenn Ringtved (2020). Desta forma, percebe-se que a linguagem empregada no texto literário possibilita o diálogo frente às questões relacionadas à morte, trazendo suas representações fantasiosas, realistas e misteriosas, como ocorrem na infância ao tratar dessa vivência da morte.</p>2024-10-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Vallmaria Lemos da Costa Santos, Maria Eduarda Ferreira de Oliveirahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14270Memorial de formação: construindo minha práxis docente a partir de um sonho2024-11-01T13:47:09-03:00Fábio Santos da Silvafabio.santtos@urca.br<p>Este Memorial de Formação tem como objetivo descrever as memórias da minha construção docente. Torna-se relevante por relatar minha trajetória acadêmica e todas as minhas vivências, durante esse processo de formação com base nas minhas práticas, para assim confirmar a escolha de cursar licenciatura em pedagogia. A metodologia utilizada é a autobiográfica, a escolha se deu por se tratar justamente de um método onde o próprio sujeito, a partir da narrativa de sua vida, está abordando, portanto, seus sentimentos, percepções e interações com o contexto social em que está inserido. A escrita desse memorial me trouxe a oportunidade de transcrever aqui aspectos que considero importantes no processo da minha construção docente, onde falei sobre minha trajetória escolar, seja como discente ou docente, mas que nunca me permiti renunciar meus sonhos de criança. Afinal, entre a realidade e a ficção, realizei mais um sonho.</p>2024-10-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Fábio Santos da Silvahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14284Contribuições do estágio no fazer docente como campo de pesquisa2024-11-01T13:47:01-03:00Mateus Pereira Freiremateuspereira2061@gmail.comBárbara Heloísy Costa Limabarbaraheloisy01@gmail.com<p>É comum sentir dificuldades durante o fazer docente ou identificar-se com a sala de aula, visto que há estigmas – não apenas com a área, mas também com questões de ordem societária quando envolve-se gênero e sexualidade – na educação. O seguinte trabalho tem como objetivo relatar as primeiras experiências enquanto estagiário em instituições públicas, consideradas as potencialidades e tensões advindas da prática formativa do estágio a partir da perspectiva de um educador não-heteronormativo. Com esse propósito, foi utilizada uma metodologia qualitativa e exploratória, baseada em levantamento bibliográfico e na análise das vivências práticas no estágio. Durante a prática muita coisa teve de ser adaptada, devido aos projetos da Secretaria Municipal de Educação, da própria instituição, ou a situações inesperadas durante as aulas, mas o plano de ensino concretizou-se de forma satisfatória.</p>2024-10-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mateus Pereira Freire, Bárbara Heloísy Costa Limahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14121Entre insegurança e conquista: formação de professores para seleções acadêmicas2024-11-01T13:47:37-03:00Adriana Silveira Campanharoadriana.silveira@unesp.brMario Sergio Vasconcelosmario.sergio@unesp.br<p>O estudo aborda a relevância da formação docente, com foco na capacitação de professores de educação infantil para participar de seleções acadêmicas, como mestrado e doutorado. Trata-se de um relato de experiência, descrito das vivências em uma creche de Assis/SP, o trabalho incluiu uma palestra detalhada sobre o processo seletivo para programas stricto sensu, abordando temas como a construção do currículo Lattes, escolha de linhas de pesquisa e análise de editais. Durante a atividade, foi notado que muitos professores não possuíam conhecimento sobre aspectos fundamentais da pesquisa científica, refletindo uma visão socialmente restritiva do papel do docente na educação infantil, muitas vezes limitado à função de cuidador. A experiência enfatizou a necessidade de iniciativas formativas que promovam a autoconfiança e a valorização do professor como pesquisador, rompendo barreiras sociais e institucionais. O estudo sugere que a conscientização sobre a pesquisa científica pode fortalecer a identidade profissional dos professores, incentivando sua participação na construção do conhecimento acadêmico.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Adriana Silveira Campanharo, Mario Sergio Vasconceloshttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14126Vivências com o ECA: possibilidades de formação política na infância2024-11-01T13:47:29-03:00Kalyandra Khadyne Imai Gonçalveskkig.neuro.psico.pedagoga@gmail.comSolange Franci Raimundo Yaegashisolangefry@gmail.com<p>Este relato de experiência tem como objetivo, apresentar possibilidades de promover vivências sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na infância, a fim de oportunizar a apropriação dos direitos e deveres pelas crianças. Trata-se de um relato de experiência, com a finalidade de descrever experiências vividas. Desse modo, vislumbramos um estudo que foi realizado a partir do delineamento bibliográfico. O trabalho foi realizado com subsídios da Educação Social e da Sociologia da Infância. Assim, apresentamos algumas possibilidades de realizar vivências com crianças e adolescentes para a formação da consciência política. Compreendemos a relevância de ampliar reflexões acerca das discussões apresentadas, com vistas a um desenvolvimento que prime pela humanização.</p>2024-10-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves, Solange Franci Raimundo Yaegashihttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12231Relato de experiência de acadêmica indígena da etnia Wai Wai sobre sua inclusão na UFOPA campus Óbidos2024-02-07T12:34:45-03:00Cassiane Maruku Wai Waicassianewaiwai90@gmail.comMaria Francilane da Silva Ferreiramariafrancilane703@gmail.comLissandra Prata Silvalissandrapratasilva@gmail.comWanildo Figueiredo de Sousawanildosousa@gmail.com<p><strong>Resumo</strong></p> <p>A vivência no meio acadêmico é complexa desde o ingresso. Para os indígenas, torna-se ainda mais difícil a partir do momento em que é necessário deslocar-se de sua comunidade até outra cidade para ingressar em uma universidade em busca de seus sonhos, além de se adaptar a novas realidades, culturas e modos. Dessa forma, a discussão apresenta uma pesquisa realizada sobre a vivência de uma acadêmica indígena, pesquisadora-relatora na universidade, problematizando: Quais os desafios enfrentados na inclusão da acadêmica indígena no curso de Pedagogia da UFOPA, Campus Óbidos. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como acontece a inclusão da acadêmica indígena no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de caráter bibliográfico, relatando a experiência da acadêmica indígena na UFOPA. Foram utilizados como procedimentos de investigação entrevista semiestruturada com três perguntas base subjetivas com a acadêmica indígena, além de embasamento bibliográfico.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cassiane Maruku Wai Wai, Maria Francilane da Silva Ferreira, Lissandra Prata Silva, Wanildo Figueiredo de Sousa