https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/issue/feedEnsino em Perspectivas2025-05-15T23:23:37-03:00Arliene Stephanie Menezes Pereira Pintostephanie_ce@hotmail.comOpen Journal Systems<p>A revista <strong>“Ensino em Perspectivas”</strong> (EnPe) é um periódico do campo de <strong>Ensino </strong>na interface com a educação, chancelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) e editado interistitucionalmente por docentes de quatro Universidades: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Roraima, Instituto de Ibero América da Universidade de Salamanca e Universidade Estadual do Ceará.</p> <p>O seu objetivo é publicar artigos científicos e relatos de experiência, oriundos de resultados de pesquisa acadêmica, que tragam discussões sobre teorias e práticas de ensino, no âmbito nacional e internacional, que colaborem com a ampliação do conhecimento. Ademais, a EnPe possui caracter formativo, ou seja, preza pela formação de jovens editores e novos pesquisadores, adotando avaliação aberta para troca conhecimentos. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: C Educação<br />e-ISSN: <span data-sheets-value="{"1":2,"2":"2675-9144"}" data-sheets-userformat="{"2":14337,"3":{"1":0,"3":1},"14":{"1":3,"3":1},"15":"Arial","16":10}">2675-9144</span></span></p>https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14784Possibilidades interdisciplinares da educação para as sexualidades no Documento Curricular Referencial do Ceará2025-03-10T13:54:06-03:00Francisco Nunes de Sousa Mouranunes.moura@alu.ufc.br<p>Este artigo objetivou identificar as relações de saberes da educação para as sexualidades na disciplina de ciências em diálogo com outros componentes curriculares do ensino fundamental, no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Para isso, usando uma abordagem qualitativa, fez-se análises das sugestões interdisciplinares impostas nas colunas específicas do DCRC, em habilidades que abordam os assuntos da educação para sexualidades. Os dados revelaram uma inter-relação da disciplina de ciências com disciplinas das áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas e ensino religioso, embora o documento careça de aprofundamento para explicitar melhor os assuntos a serem abordados. Além disso, sugere-se que educadores evitem replicar as visões conservadoras, promovendo um ensino mais reflexivo e inclusivo. Em suma, a educação para as sexualidades, na disciplina de ciências, necessita de mais direcionamentos das suas possibilidades interdisciplinares, sobretudo, para não focar apenas nos aspectos biomédicos.</p>2025-03-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Francisco Nunes de Sousa Mourahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/15110Análise do comportamento e cultura: impactos histórico-culturais no reforço de padrões comportamentais racistas no Brasil2025-05-15T23:23:35-03:00Natanael Franca Souzafrancasouzanatanael662@gmail.comGabriel Santana de Souzagabrielsantsouza@outlook.comMaria Heloísa Bitencourt de Souza Xaviermariaheloisabitencourt@gmail.comBruna Silva Soutobruna.souto@ftc.edu.brGênesis Guimarães Soaresgenesis.soares@ftc.edu.br<p>Este artigo analisa os impactos histórico-culturais no reforço de padrões comportamentais racistas no Brasil, correlacionando o processo de escravidão com as práticas racistas ainda presentes na sociedade. Por meio de uma revisão de literatura narrativa, realizada de forma não sistemática, entre agosto e setembro de 2024, o estudo utiliza a ciência da Análise do Comportamento como ferramenta teórica para compreender como esses padrões são construídos e mantidos. Desta forma, a análise funcional molecular foi empregada para exemplificar agressões racistas por meio da construção de contingências, enquanto o conceito de equivalência de estímulos demonstrou como comportamentos discriminatórios são aprendidos e generalizados. Assim, o artigo destaca que o racismo no Brasil não é uma anomalia social, mas um produto das estruturas históricas e culturais, reforçado por práticas sociais e políticas que perpetuam a exclusão e a marginalização da população negra. Conclui-se que intervenções comportamentais e educativas são necessárias para desconstruir padrões prejudiciais e promover mudanças efetivas na sociedade. Sugere-se a ampliação de pesquisas que integrem a Análise do Comportamento com estratégias educacionais voltadas para questões étnico-raciais.</p>2025-05-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Natanael Franca Souza, Gabriel Santana de Souza, Maria Heloísa Bitencourt de Souza Xavier, Bruna Silva Souto, Gênesis Guimarães Soareshttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14296Gamificação e infrequência escolar: estudo de caso em disciplina eletiva2025-05-07T07:09:33-03:00João Pedro Mardegan Ribeirojpedromardegan@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho é descrever o planejamento e a aplicação de estratégias gamificadas, como: narrativa, desafios e missões, pontuações e recompensas, feedbacks do desempenho e uso da tecnologia, no desenvolvimento de uma disciplina eletiva com 24 alunos do ensino médio, cuja metodologia foi o estudo de caso. Para a realização da coleta de dados foi feita a observação e o registro de aulas e diários escolares, e a técnica de análise dos dados foi categorial, relacionada ao comportamento e aprendizagem. Os principais resultados evidenciaram que a prática foi eficiente, uma vez que houve um aumento de 60% para 95% a frequência dos estudantes nas sextas-feiras. Concluindo, então, gamificar práticas de ensino pode resultar em ganhos substanciais, tanto ao aprendizado dos estudantes, quanto a frequência escolar.</p>2025-05-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 João Pedro Mardegan Ribeirohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14956Narrativas Orais sobre as Semanas do Bebê voltado para a Primeira Infância em Óbidos/PA2025-05-15T23:23:31-03:00Keven Brayan Assunção de Vasconcelos Benteskevenbrayan8@gmail.com<p>Esta pesquisa buscou investigar as Semanas do Bebê em Óbidos, no Estado do Pará, explorando o impacto na primeira infância em áreas urbanas e rurais. Originado da minha experiência como secretário na Comissão Organizadora, este estudo vai além da academia, refletindo experiências vivenciais. Adotando abordagens qualitativas, examinou- se como esses eventos promovem conscientização e cuidado na comunidade. As narrativas revelam não apenas ações, mas também emoções, destacando como as Semanas do Bebê tocaram vidas e transformaram corações em Óbidos, mostrando a importância de ações locais para o desenvolvimento infantil.</p>2025-05-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Keven Brayan Assunção de Vasconcelos Benteshttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/12672Motion verbs in vietnamese and english2025-02-24T07:33:19-03:00Phuong Vovotuphuong@ukh.edu.vn<p>To help students specialize languages in depth, comparing the similarities and differences between languages is necessary. The purpose of this article is to compare motion verbs in Vietnamese and English to see the similarities and differences. To achieve the goal, the author will research the theoretical basis, clearly pointing out the similarities between omnidirectional verbs in Vietnamese and English; differences in the conjugation ability of Vietnamese and English polytransitive verbs; and the possibility to apply it to teaching students. From research, the author will focus on providing discussions on this issue.</p>2025-01-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Phuong Vohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14916article The role of music education in the formation and development of children's personality2025-05-15T23:23:37-03:00Tran Duy Toantranduytoan@ukh.edu.vnQuynh Le Nu Nhulenunhuquynhkh@gmail.com<p>The purpose of the study is to analyze the role of music education in the process of forming and developing children's personality. The hypothesis is whether music has a positive impact on children's personality development, including emotional intelligence, moral values and creativity? Does bringing music into the educational curriculum promote children's comprehensive development? To clarify the purpose and hypothesis, we conduct a research to clarify the following contents: Theoretical basis of music education and children's personality development; The role of music in developing emotions, morality, creativity and social skills; Current status of music education in schools and families in Vietnam; Proposed solutions to improve the effectiveness of music education. The main research method used is the qualitative method, in addition, we also use a number of other research methods.</p>2025-05-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Tran Duy Toan, Quynh Le Nu Nhuhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/15341Uso das TDICs no Ensino Interdisciplinar de Física e Química: Revisão Sistemática da Literatura 2025-05-15T23:23:34-03:00Abraão Lincon Pinheiro Bastosabraaobastos@fisica.ufc.brJarbas Sousa de Mendonça Sobrinhoprofjarbasmendonca@gmail.comPaulo de Tarso Cavalcante Freiretarso@fisica.ufc.brSilvany Bastos Santiagosilvany.santiago@ifce.edu.br<p data-ccp-border-between="0px none #000000" data-ccp-padding-between="0px"><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8">As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (</span><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8">TDICs</span><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8">) ampliam as possibilidades educacionais ao integrar recursos avançados às práticas pedagógicas. No ensino de Física e Química, essas ferramentas favorecem metodologias dinâmicas, como simulações digitais (</span><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8">PhET</span><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8">, MATLAB) e vídeos interativos, potencializando a compreensão de conceitos científicos. Este estudo realizou uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para analisar como as </span><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8">TDICs</span><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8"> articulam-se à interdisciplinaridade nessas disciplinas. A pesquisa, conduzida em bases acadêmicas, identificou 5.282 artigos, dos quais 8 foram selecionados após critérios rigorosos de filtragem. Os resultados revelam que, embora haja aceitação positiva dos estudantes e ganhos na aprendizagem, persiste uma lacuna na integração interdisciplinar entre Física e Química. A maioria das iniciativas limita-se ao uso isolado de tecnologias, sem conexões claras entre as áreas. Conclui-se que, apesar do potencial inovador das </span><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8">TDICs</span><span class="NormalTextRun SCXW186332474 BCX8">, sua aplicação interdisciplinar demanda estratégias pedagógicas intencionais, como projetos colaborativos e formação docente específica. Assim, reforça-se a necessidade de pesquisas que explorem modelos criativos para unir tecnologia, interdisciplinaridade e educação científica de forma sistêmica.</span></p>2025-05-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Abraão Lincon Pinheiro Bastos, Jarbas Sousa de Mendonça Sobrinho, Paulo de Tarso Cavalcante Freire, Silvany Bastos Santiagohttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14380Ensino de Geografia e Cartografia Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA)2025-05-07T07:09:32-03:00Guilherme Matos de Oliveiraggui995@gmail.comJoão Vitor Matos de Oliveiramatosdeoliveirajoaovitor@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo principal elucidar as contribuições do ensino de Geografia e da Cartografia escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontando as possibilidades de leitura e interpretação geográfica dos(as) seus(suas) estudantes no processo criativo de produção dos seus mapas. Para a escrita deste texto, nos respaldamos metodologicamente em uma revisão bibliográfica de autores(as) que dialogam com a temática central do presente artigo: Oliveira (2020); Rezende (2014); Spironello (2018) entre outros(as); nos fazendo concluir que devem ser reconhecidas e valorizadas as práticas cartográficas dos(as) estudantes jovens e adultos diante das múltiplas linguagens expressas nos seus mapeamentos, que são delineados por meio das vivências e resistências que estes sujeitos estudantis edificam no real concreto pela garantia da sua reprodução social; e que encontram na EJA uma alternativa para se escolarizarem e compreenderem o mundo, em meio ao cotidiano do trabalho, através dos seus contornos cartográficos.</p>2025-05-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Guilherme Matos de Oliveira, João Vitor Matos de Oliveirahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14965Juventudes escolarizadas de Viamão (RS) e seus projetos de vida: futuros possíveis ou desejáveis?2025-05-07T07:09:28-03:00Raquel Amaro da Silveira Torresraqtorres.78@gmail.comVictor Hugo Nedel Oliveiravictor.nedel@ufrgs.br<p>O objetivo do presente trabalho foi escutar juventudes escolarizadas de Viamão/RS, para compreender seus projetos de vida. Adotando uma abordagem qualitativa, a metodologia foi estruturada na realização de dois grupos focais, com a participação de 20 jovens. Os resultados indicaram que, apesar da percepção de uma baixa qualidade da educação pública e da escassez de orientação e de informações sobre como organizar um projeto de vida exequível, as juventudes investigadas almejam a continuidade dos estudos após a conclusão da educação básica, pois entendem ser um dos principais caminhos para alcançarem melhores oportunidades de trabalho que atendam às suas metas de vida.</p>2025-05-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Raquel Amaro da Silveira Torres, Victor Hugo Nedel Oliveirahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14942João Müsch e Leopoldo Machado em seus (des)caminhos: Perspectivas Educacionais em Nova Iguaçu (1930 – 1965)2025-05-07T07:09:30-03:00Leonardo Luiz da Silvaprofessorleonardoluiz@gmail.com<p>A educação iguaçuana ao longo de sua trajetória, vem se desenvolvendo gradativamente cercada por diversos processos formativos. Logo, vale ressaltar que são esses processos os principais responsáveis pela constituição social, econômica e cultural da cidade, que não apenas está circunscrita aos limites do município, mas perpassa e transcende suas fronteiras. Partindo da Pesquisa Histórica enquanto metodologia, destaco as disputas educacionais entre o padre João Müsch e o professor Leopoldo Machado, criador do Ginásio Leopoldo, na década de 1930. Como resultado desses embates, surge o Ginásio de santo Antônio. Em diálogo com Azeredo (1980) e Chartier (2011), intensifiquei a pesquisa sobre estas duas escolas que despontavam na Baixada Fluminense, no Distrito-Sede de Iguaçu, e que ganham notoriedade na medida em que vão se desenvolvendo com a cidade. Ressalto, portanto, que este trabalho é fruto de uma dissertação em andamento. Como resultado, pode-se apontar que o conflito entre os dois intelectuais fez germinar duas das mais importantes instituições escolares de Nova Iguaçu.</p>2025-05-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Leonardo Luiz da Silvahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/14175Avaliação na Educação Infantil: Reflexões sobre a prática e seus pressupostos2025-02-24T07:33:17-03:00Carlos Rafael Monteiro Brasilcarlosrbrasil@hotmail.com<p>O presente trabalho configura-se como um relato de experiência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). O PIBID 2022-2024 foi desenvolvido em parceria com um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Manaus/AM. Procurando compreender as implicações teóricas e legais das práticas avaliativas observadas no PIBID, trabalho divide-se em duas seções principais: a primeira trata dos aspectos teóricos e dos marcos legais no que dizem respeito à avaliação na etapa pré-escolar, enquanto a segunda trata do relato de experiência em si. Conclui-se que os equívocos observados são decorrentes de uma exigência do sistema educacional para uma preparação das crianças para o Ensino Fundamental.</p>2025-01-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Carlos Rafael Monteiro Brasil