“EMPATIA: O EU NO OUTRO.” A EXPERIÊNCIA DO PIBID HISTÓRIA DA UVA E OS TEMAS TRANSVERSAIS
Palavras-chave:
Empatia; Ensino de História; PIBID História UVAResumo
Este trabalho aborda o projeto “EMPATIA: O EU NO OUTRO”, desenvolvido em turmas do ensino médio da Escola Estadual Dr. João Ribeiro Ramos, localizada da cidade de Sobral-CE, pelos estudantes do curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), ligados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que objetivava promover uma cultura de paz, tolerância e empatia.Tteve intervenções que possibilitassem um pensamento acerca dos preconceitos vivenciados dentro e fora do ambiente escolar, desde discentes a gestores da escola. A escola conta com um público de discentes que, em sua maioria, são de zonas periféricas de Sobral, apesar de encontrar-se edificada em uma área central da cidade. Apoiados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), trabalhamos questões étnico-raciais, gênero, religiosidade, padronização dos corpos, da beleza e deficiência física como construções históricas, criadas e implantadas em nossa sociedade ao longo do tempo.