HISTÓRIA LOCAL E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA CRÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • Antônio Marloves Gomes Vieira Júnior
  • Glace Kelly Mendes dos Santos
  • Hávner Girão de Moura Chagas
  • Ivinna Silva de Castro
  • Leila Raquel dos Santos Moisés
  • Lúcia Helena de Brito
  • Lúcia Regina Laurentino Santos
  • Thiara Katrinne Dias Macedo

Palavras-chave:

História Local; Consciência Crítica; Metodologia do ensino de História.

Resumo

Este artigo reflete sobre o papel do pensamento crítico no processo de formação docente e que constituiu o eixo de análise das atividades e estudos desenvolvidos pelo grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto de História, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, iniciado em julho de 2012 na escola V. Edith Holanda, visando encontrar mediações para uma aula dialogada, com a participação dos alunos no próprio processo de construção metodológica da disciplina.

Downloads

Publicado

2018-12-04