A UTILIZAÇÃO DE OFICINAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA PELO SUBPROJETO DE HISTÓRIA DO PIBID/CAPES/UECE

Autores

  • Bárbara Kércia Nogueira Guimarães
  • Elcilânia Braúna da Silva Araújo
  • Francisco Antonio da Silva
  • Nonato Lucas Freitas
  • Paloma Carneiro Pinheiro
  • Paulo Draigo Nunes de Freitas
  • Sharliane Keyla Augusta Moreira
  • Valdivino Jose de Lima Neto

Palavras-chave:

Metodologia do ensino de História; Rascismo; Experiências didáticas

Resumo

O subprojeto “A Formação da Consciência Histórica: articulações entre metodologia e prática no ensino de História”, submetido como parte da proposta institucional da UECE ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2013, atentou para a importância da mediação dos instrumentos didáticos e metodologias no ensino de História, pensando-o a partir da observação reflexiva e crítica do processo de ensino e aprendizagem que se realiza nas escolas da educação básica. Nesse texto analisaremos uma atividade didático-pedagógica desenvolvida pelos bolsistas de Iniciação à Docência na EEF Padre Joaquim de Meneses, da rede municipal de ensino de Limoeiro do Norte. Essa atividade consistiu na realização de uma oficina que tematizou a questão do racismo em suas manifestações cotidianas denominada “Onde você guarda seu racismo?”. Durante o período de execução do subprojeto de História (março de 2014 a fevereiro de 2018) foram planejadas e executadas diversas estratégias de ensino na EEF Padre Joaquim de Meneses baseadas em oficinas, projetos de ensino, salas de aula temáticas, minicursos, rodas de conversas entre outras. O planejamento e desenvolvimento dessas estratégias de ensino possibilitaram aos bolsistas de Iniciação à Docência um aprofundamento no processo de formação docente, a partir de ações planejadas de intervenção em sala de aula
como foco em problemáticas identificadas nas etapas de observação da realidade da escola e da sala de aula.

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Publicado

2018-12-04