História Contada:
a contação de histórias como instrumentos didáticos no ensino de história
Palavras-chave:
História Oral;, Contação de histórias;, Ensino Fundamental;, Cultura Afro-brasileira;Resumo
A escrita deste artigo terá como intuito apresentar de maneira expositiva e discursiva o projeto de ação docente “História contada: a contação de histórias como instrumento didático no ensino de história”. Idealizado pelo grupo de bolsistas do Programa Residência Pedagógica Subprojeto História, na escola de ensino fundamental e integral CSTI Maria Dorilene Arruda Aragão, localizado no Estado do Ceará na cidade de Sobral, reconhecida nacionalmente pelas estratégias de políticas voltadas para a educação e aprendizagem. Trataremos de apresentar com clareza as experiencias adquiridas com a aplicação do projeto e os fundamentos teóricos que serviram de base para o seu desenvolvimento na prática. O projeto foi elaborado por meio de 4 eixos, que também serão apresentados ao longo do artigo haja vista a necessidade de esclarecermos qual o objetivo ao usarmos elementos artísticos como também os estudos históricos da oralidade. Para chegar à proposta destacada, utilizamos como fontes principais, os materiais e a experiência adquirida durante a aplicação do projeto, e para fundamentar essas questões, a bibliografia utilizada foi a partir das discussões levantadas pelos autores: Franzen (2016), Franco e Azevedo (2017), Santos (2019), Ramos Junior (2019), Penteado (2022), Lins de Freitas (2023), Kerollen Santos (2019), Douglas Orestes (2016), Paulo Freire (2005), Bell Hooks (2013), Alessandro Portelli (2010).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.