Do Arquivo à Operação Historiográfica:

A constituição de uma teoria e prática de Arquivo no Núcleo de Estudos e documentação Histórica – NEDHIS, UVA (2001-2019).

Autores

  • IGOR I. C. Carvalho Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francisco Dênis Melo Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Arquivo, Discurso, Documentação, História, Historiografia

Resumo

O presente artigo é a problematização da formação do objeto de um arquivo a partir da formação discursiva do Núcleo de Estudos e Documentação Histórica, de 2001 a 2019, pelo curso de História e Licenciatura da Universidade Estadual Vale do Acaraú – NEDHIS–UVA, em suma, uma História Social das fontes documentais e Arquivo. Desse modo, objetivamos a problematizar a formação do objeto de um arquivo a partir da constituição do NEDHIS, Historicizando o arquivo na operação Historiográfica (Um Lugar, Prática e Escrita); pensando a História social dos documentos segundo o efeito de raridade, acúmulo e exterioridade dos enunciados; para discutir os sentidos de Arquivo a partir do NEDHIS. A metodologia proposta para esse trabalho se dá pela análise e descrição dos Discursos, com base nas considerações de Foucault sobre o procedimento da Arqueologia do Saber para o problema do Arquivo, assim como um levantamento das tipologias documentais do núcleo, para problematizar sua prática em relação a história das fontes documentais.

Biografia do Autor

IGOR I. C. Carvalho Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando em História e Licenciatura na Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA. Bolsista do programa de Educação Tutorial, PET-História, UVA. Atuando no Núcleo de Estudos e Documentação Histórica, NEDHIS-UVA. limaigory@gmail.com

Francisco Dênis Melo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professor Doutor do curso de História e Licenciatura na Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA. Melo_denis@uvanet.br

Publicado

2024-06-30