BNCC E A HISTÓRIA ESCOLAR:
MUDANÇAS E CONTINUIDADES NA ESTRUTURA CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (2015-2021)
Palavras-chave:
BNCC, História escolar, Currículo, Mudanças, Continuidades.Resumo
A referente pesquisa tem como intuito investigar o Documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos anos finais do ensino fundamental em relação à História escolar, homologado em 2017. A reforma que será impulsionada pela BNCC nos estados ainda é um reflexo de políticas educacionais anteriores, pois, a educação tem assumido um espaço cada vez mais simbólico na sociedade que, consequentemente, quando se trata do currículo tem sido formado por narrativas divergentes, o que tornou a elaboração da BNCC um processo conflituoso na definição de seus conteúdos. Esse fato está em consonância com que Goodson nos coloca como “o ato de selecionar não é natural”. Assim, dentro de uma dimensão social, objetivamos refletir sobre a prescrição desta e seu processo de implementação, partindo de uma análise do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), que será aprofundado com uma pesquisa de campo realizada com professores do município do Mucambo. Com isso iremos trazer suas mudanças, assim, como suas continuidades, descontruindo a ideia de que um currículo serve apenas como diretrizes. Na verdade, ele fundamenta e opera a prática do ensino. Para tal, faz-se necessária a abordagem do contexto político no qual a construção do documento estava inserida: Desestabilidade política, impeachment e um novo mandato presidencial, que acreditamos que impactou no produto final da BNCC. À luz de outros documentos educacionais, bem como formulários e referencial teórico iremos alimentar essa pesquisa, no sentido de contribuir com novas reflexões.
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