RESISTÊNCIA CIVIL E JOGOS DE GÊNERO

FRANÇA-ALEMANHA-BOLÍVIA- ARGENTINA. (SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - ANOS 1970-1980)

Autores

  • Luc Capdevila Université Rennes II
  • Sofia Rocco Stainsack Rocha UFSC
  • Joana Maria Pedro UFSC

Palavras-chave:

Jogos de gênero, América Latina, Ditaduras, Mulheres, Segunda Guerra Mundial

Resumo

A partir de um estudo comparativo de quatro movimentos de resistência civil envolvendo mulheres, na Europa Ocidental, durante a Segunda Guerra Mundial e no Cone Sul durante as terroristas ditaduras militares das décadas de 1970 e 1980, o autor mostra como essas formas de disputa participam dos jogos de gênero. Aponta como foi fundamental o contexto histórico para a compreensão do desenvolvimento desses movimentos de protesto e observa que os indivíduos e organizações, que os impulsionaram e eventualmente os estruturaram, mobilizaram e representaram mitológicas sobre as mulheres, permitindo-lhes intervir e atuar no público espaço, porque estavam em sintonia com os valores defendidos pelas ditaduras. Dependendo das condições culturais, a participação nesses movimentos de protesto influenciou no questionamento das identidades de gênero pelas participantes.

Biografia do Autor

Luc Capdevila, Université Rennes II

Professor doutor da Université Rennes II, pesquisador do CERHIO – Centre de Recherches Historiques de
L’Ouest – Université Rennes II, especialista em história da guerra, do gênero na França e na América Latina.

Sofia Rocco Stainsack Rocha, UFSC

Graduanda em Relações Internacionais da UFSC, foi pesquisadora voluntária em Iniciação Científica em História, em Direito Internacional, estagiária de comunicação no International Policy Center for Inclusive Growth (IPC-IG) em Brasília.

Joana Maria Pedro, UFSC

Professora doutora da UFSC, ligada ao Programa de Pós-Graduação em História e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da UFSC, pesquisadora do LEGH e do IEG, pesquisadora do CNPq.

Publicado

2023-10-17

Edição

Seção

ARTIGOS