OS FESTIVAIS INTERNACIONAIS DA CANÇÃO (1966-1972)

DE ATRAÇÃO TURÍSTISCA À VITRINE DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA

Autores

  • Thiago Rafael de Souza UEPG; UTP
  • Juliane Roberta Santos Moreira UEPG; FAEL
  • Tayná Gruber UEPG

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Música Popular Brasileira, Festival Internacional da Canção

Resumo

Realizados na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1966 e 1972, os Festivais Internacionais da Canção (FIC) consistiam em um concurso de músicas nacionais e internacionais com o objetivo de apresentar novos artistas, músicas, compositores, conjuntos musicais, estilos e ritmos, que acabavam por alimentar a indústria cultural que se consolidava no período, assim como, o cenário da Música Popular Brasileira que estava em ascensão. Este artigo tem por intento fazer uma breve análise da fase nacional das sete edições do Festival, analisando-o não apenas sob a ótica de um atrativo turístico da “cidade maravilhosa”, mas como um evento vitrine, ao servir como local de teste para o lançamento de novos produtos da indústria fonográfica brasileira.

Biografia do Autor

Thiago Rafael de Souza, UEPG; UTP

Mestrando em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Patrimônio, Memória e Gestão Documental pela Universidade Tuiuti do Paraná e graduado em História pela mesma instituição. E-mail: thiagorsouza1984@gmail.com

Juliane Roberta Santos Moreira, UEPG; FAEL

Mestranda em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e graduada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: julianerobertasm@gmail.com

Tayná Gruber, UEPG

Mestranda em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e graduada em História pela mesma instituição. E-mail: taynagruber@gmail.com

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

ARTIGOS