De Jorge Amado a Nelson Pereira dos Santos:

Identidade nacional e miscigenação na literatura e no cinema brasileiro (1960-1980)

Autores

  • Romario de Moura Rocha UFPI
  • Fábio Leonardo Castelo Branco Brito UFPI

Palavras-chave:

Miscigenação, Cinema nacional, Literatura

Resumo

Em meados dos anos 1970, muitos filmes nacionais, entre eles Tenda dos Milagres (1977), do cineasta Nelson Pereira dos Santos, foram inspirados/produzidos a partir da adaptação de obras literárias tidas como delineadoras da identidade nacional, sobretudo as que trazem em seu conteúdo categorias como o povo e o negro, e principalmente a noção de miscigenação. Por esse viés, este artigo tem por objetivo traçar uma análise sobre como a obra do romancista Jorge Amado influenciou a produção político-cultural do cinema de Santos, no que concerne a referência à identidade nacional e a miscigenação. Para tanto utilizaremos a análise das fontes-bases, a saber, o romance Tenda dos Milagres (1969) e o filme homônimo, além de entrevistas e fontes memorialísticas de ambos os sujeitos. Os principais referenciais teóricos foram: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior, Douglas Rodrigues de Sousa, Carolina Fernandes Calixto.

Biografia do Autor

Romario de Moura Rocha, UFPI

Graduando do curso de Licenciatura Plena em História – UFPI/CSHNB. Pesquisador de Iniciação Científica Voluntária (ICV/CNPq) no projeto “‘Uma câmera na mão e o Brasil no olho’: cinema, experimentalismos e intertextualidades no Brasil dos anos 1960 a 1990”.

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, UFPI

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Professor na Universidade Federal do Piauí, atuando no curso de História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e no programa de Pós-Graduação em História do Brasil. Co-líder do GT “História, Cultura e Subjetividade” (DGP/CNPq).

Publicado

2023-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS