De Jorge Amado a Nelson Pereira dos Santos:
Identidade nacional e miscigenação na literatura e no cinema brasileiro (1960-1980)
Palavras-chave:
Miscigenação, Cinema nacional, LiteraturaResumo
Em meados dos anos 1970, muitos filmes nacionais, entre eles Tenda dos Milagres (1977), do cineasta Nelson Pereira dos Santos, foram inspirados/produzidos a partir da adaptação de obras literárias tidas como delineadoras da identidade nacional, sobretudo as que trazem em seu conteúdo categorias como o povo e o negro, e principalmente a noção de miscigenação. Por esse viés, este artigo tem por objetivo traçar uma análise sobre como a obra do romancista Jorge Amado influenciou a produção político-cultural do cinema de Santos, no que concerne a referência à identidade nacional e a miscigenação. Para tanto utilizaremos a análise das fontes-bases, a saber, o romance Tenda dos Milagres (1969) e o filme homônimo, além de entrevistas e fontes memorialísticas de ambos os sujeitos. Os principais referenciais teóricos foram: Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior, Douglas Rodrigues de Sousa, Carolina Fernandes Calixto.
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