“A HISTÓRIA AO AR LIVRE”

Monumentos estatuários e o Ensino de História em Praça Pública

Autores

  • Liesly Oliveira Barbosa ANPUH-CE

Palavras-chave:

Ensino de História, Monumentos estatuário, Legislação Educacional

Resumo

O presente trabalho propõe analisar o ensino de História a partir dos monumentos estatuários erigidos nas praças de Fortaleza. A possibilidade de interpretação dessas novas fontes pelos historiadores também estimulou o alargamento das fontes nas pesquisas escolares. Diante dessa nova perspectiva, a legislação educacional brasileira, mediante os PCNs, destaca a necessidade de se trabalhar com os diversos tipos de documentos em sala de aula. Cabe, portanto, neste trabalho, analisar as intencionalidades presentes na construção dos monumentos estatuários, destacando a finalidade educativa e através desta perceber como a legislação brasileira propõe os trabalhos escolares a partir dos monumentos estatuários em aulas de História e como os professores e alunos percebem a importância desta metodologia de trabalho.

Biografia do Autor

Liesly Oliveira Barbosa, ANPUH-CE

Liesly Oliveira Barbosa. Licenciada e Bacharel pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2023-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS