“O jangadeiro das lettras cearense”:

Domingos Olímpio, o escritor, a obra e os espaços de escrita.

Autores

  • Igor Emanoel Ramos Barroso UECE

Palavras-chave:

História, Domingos Olímpio, Recepção

Resumo

O presente trabalho se caracteriza por buscar na trajetória do escritor sobralense Domingos Olímpio, autor de Luzia-Homem o caminho de entendimento sobre sua obra e os mecanismos de produção literária de seu tempo, além dos espaços de disseminação da literatura na segunda metade do século XIX e início do XX. Além do mais, buscamos analisar a articulação do homem de letras com os projetos de crítica há uma determinada realidade histórica baseada na representação social de sua produção sobre uma temporalidade, criada a partir da operacionalização da literatura como produto de concatenação política do autor. Deste modo, pretendemos articular o romance naturalista de Domingos Olímpio, como elemento de alteridade entre sua época e as problemáticas com o qual Luzia-Homem suscitou em seu enredo. Outro aspecto importante é trabalhar a recepção do romance tendo em visto, ser um elemento influenciador no entendimento do papel do mesmo em um momento declínio do naturalismo no Brasil, ou seja, o “campo” perde seu espaço na literatura citadina devido sobretudo, há uma série de transformações na sociedade brasileira do início século XX, ligadas à necessidades de novos temáticas literárias e problemas inseridos na dinâmica das cidades e sua vida cotidiana e distante de uma crítica social tão explorada pelo escritores naturalistas. Destarte, a literatura do início do século XX, era uma espécie de arauto de uma parcela da intelectualidade brasileira, uma voz pronta para denunciar seus vícios.

Biografia do Autor

Igor Emanoel Ramos Barroso, UECE

Mestrando em História Cultural pelo Programa de Mestrado Acadêmico em História (MAHIS) da Universidade Estadual do Ceará-UECE. E-mail:ramos_22@outlook.com.br

Publicado

2023-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS