PESQUISA EM BASE DE DADOS:

ANALISANDO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA

Autores

  • Joilson Silva de Sousa Colégio Estadual Rui Barbosa

Palavras-chave:

Estado da questão, Bases de dados, História e Cultura Indígena

Resumo

Realizamos uma investigação tendo como princípio a definição do objeto que servira de guia, na busca do que se pretende averiguar. Portanto, a elaboração do Estado da Questão (EQ), contribui para a descoberta e/ou redefinição dos caminhos de pesquisa. Destarte, o objeto desse escrito foi elaborado pelo EQ tendo por alvo os saberes docentes ligados a temática indígena. A pesquisa de caráter bibliográfico, teve como fundamento teórico-metodológico, os escritos de Minayo (2015), Nóbrega-Therrien (2010), artigos científicos da Associação Nacional de História – ANPUH e Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. A pesquisa realizada evidencia a especificidade do objeto de estudo, sendo neste mapeamento, foram escolhidos descritores que pudessem apresentar as categorias de pesquisa. Enaltecemos a importância do EQ, por auxiliar pesquisadores no planejamento de investigações, sendo sinalizadores do aspecto de originalidade necessário as pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Joilson Silva de Sousa, Colégio Estadual Rui Barbosa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará; Colégio Estadual Rui Barbosa; joilsondesousa@hotmail.com.

Publicado

2023-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS