FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA AFRO- BRASILEIRA:

PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Antonia Valdenia de Araújo EEMTI Wilson Gonçalves

Palavras-chave:

Formação de professores, ForEnsino de História afro-brasileira, Educação básica.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é o de se pensar a formação docente para o ensino da História afro-brasileira na educação básica de acordo com os pressupostos da lei 10.639/2003. Este tema requer, como qualquer outro, conhecimento por parte do professor em  relação ao conteúdo propriamente dito e aos métodos que devem ser utilizados para se abordar tal proposta de ensino, principalmente levando-se em conta que a mesma ainda é bastante incipiente no sistema educacional brasileiro. Para o desenvolvimento do trabalho, foram aplicados questionários a professores do ensino médio de escolas públicas do estado do  Ceará, com o intuito de compreender como essa formação tem sido pensada e ofertada aos docentes. Como fundamentação teórica, acerca das diretrizes do ensino de História e das práticas relacionadas ao ensino de História da África e afro-brasileira, serão discutidas as reflexões de Silva e Guimarães (2012), Guimarães (2009), ORIÁ (2004), Abreu & Mattos (2008) e ALBERTI (2013).

Biografia do Autor

Antonia Valdenia de Araújo, EEMTI Wilson Gonçalves

Mestrado profissional em História – Profhistória na Universidade Regional do Cariri- URCA; bolsista da Capes; Professora de História da EEMTI Wilson Gonçalves, aval.araujo@hotmail.com.

Publicado

2023-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS