ENTRE A ECONOMIA E A DISTINÇÃO:
A CRISE ECONÔMICA E SOCIAL BRASILEIRA NAS PUBLICIDADES DA REVISTA VEJA (1979-1989)
Palavras-chave:
Ditadura Militar, Crise brasileira, PublicidadeResumo
Os anos de 1980 ficaram marcados, no Brasil e em muitos países da América Latina, África e Ásia ocidental como um período de fortes crises inflacionárias e grandes recessões econômicas. Nessa década, a economia brasileira entrou em recessão e a desigualdade social se agravou. Como a expressão publicitária é marcada por um discurso otimista, que encontra em momentos de prosperidade econômica mais oportunidades para interagir socialmente, visa-se entender como, em um período de crise, as publicidades da Veja traduziram o tempo, os conflitos, os anseios e expectativas do cotidiano. Sustenta-se até aqui a hipótese de que a publicidade dos anos 1980 foi construída principalmente sob os “conceitos” de economia e de distinção. Entretanto, a partir dela, o que isso significa e o que mais se pode dizer do Brasil da chamada “década perdida”?
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