ENTRE A ECONOMIA E A DISTINÇÃO:

A CRISE ECONÔMICA E SOCIAL BRASILEIRA NAS PUBLICIDADES DA REVISTA VEJA (1979-1989)

Autores

  • Beneângelo Soares Chagas ANPUH-CE

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Crise brasileira, Publicidade

Resumo

Os anos de 1980 ficaram marcados, no Brasil e em muitos países da América Latina, África e Ásia ocidental como um período de fortes crises inflacionárias e grandes recessões econômicas. Nessa década, a economia brasileira entrou em recessão e a desigualdade social se agravou. Como a expressão publicitária é marcada por um discurso otimista, que encontra em momentos de prosperidade econômica mais oportunidades para interagir socialmente, visa-se entender como, em um período de crise, as publicidades da Veja traduziram o tempo, os conflitos, os anseios e expectativas do cotidiano. Sustenta-se até aqui a hipótese de que a publicidade dos anos 1980 foi construída principalmente sob os “conceitos” de economia e de distinção. Entretanto, a partir dela, o que isso significa e o que mais se pode dizer do Brasil da chamada “década perdida”?

Biografia do Autor

Beneângelo Soares Chagas, ANPUH-CE

ANPUH-CE

Publicado

2023-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS