v. 27 n. 2 (2017): Edição Especial (II SIPAVET)
Resumo Expandido - Artigos Originais e Relatos de Caso

Tratamento de feridas lacerantes em membros pélvicos comparando enxerto em malha e cicatrização por segunda intenção

Ana Clara de França Silva
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Aline Vieira de Melo
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Hênio Dorgival Lima Alves
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Diana Azevedo Lima
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Yury Carantino Costa Andrade
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Pedro Isidro da Nóbrega Neto
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Publicado 2023-11-29

Palavras-chave

  • cirurgia reconstrutiva,
  • plástica,
  • cão

Como Citar

SILVA, A. C. de F.; MELO, A. V. de; ALVES, H. D. L.; LIMA, D. A.; ANDRADE, Y. C. C.; NÓBREGA NETO, P. I. da. Tratamento de feridas lacerantes em membros pélvicos comparando enxerto em malha e cicatrização por segunda intenção. Ciência Animal, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 83–86, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/11902. Acesso em: 10 jan. 2026.

Resumo

A eficiência do enxerto de tela utilizado em ferida lacerante foi avaliada quando comparada a outra ferida tratada por segunda intenção. Foi realizado o desbridamento da ferida, retirado o tecido necrótico para posterior formação de tecido de granulação e aplicação do enxerto. A pele transplantada foi coletada da região torácica com as mesmas medidas do defeito a ser corrigido. O preparo do enxerto consistiu na retirada do tecido adiposo e posteriormente, com o uso da lâmina do bisturi, foram feitos diversos cortes retilíneos, deixando-o com padrão de malha. O enxerto foi fixado à ferida com sutura única separada. Após o procedimento cirúrgico, foi aplicado um curativo com hidrogel no membro do animal, onde a troca do curativo ocorreu em intervalos de quatro dias. Concluímos que o tratamento da ferida no MTE com enxerto foi eficiente na cicatrização total da ferida quando comparado ao tratamento com MTD não enxertado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. BOJRAB, M.J.; BIRCHARD, S.J.; TOMLINSON, J.L. Ataduras em Ferimentos Abertos. In: Técnicas atuais em cirurgias de pequenos animais. 3ed. São Paulo: Roca, 1996. p. 452.
  2. FILGUEIRA, F.G.F.; LIMA, D.A.; MEDEIROS, L.K.G.; SILVA, A.C.F.; FELIPE, G.C.; RODRIGUES, L.A.; NOBREGA NETO, P.I. Enxerto em malha para reconstrução de ferida em felino – Relato de caso. 38º Congresso brasileiro da anclivepa, 2017 - Recife/Pe. Anais do 38º CBA, 2017 - p.1335.
  3. HUPPES, R.R.; CASTRO, J.L.C.; NARDI, A.B.; PAZZINI, J.M. Princípios e técnicas para realização de enxertos cutâneos. In: Princípios e Técnicas Cirúrgicas Reconstrutivas da Pele de Cães e Gatos. Curitiba: MedVep, 2015 p. 85-102.