Tratamento de feridas lacerantes em membros pélvicos comparando enxerto em malha e cicatrização por segunda intenção
Palavras-chave:
cirurgia reconstrutiva, plástica, cãoResumo
A eficiência do enxerto de tela utilizado em ferida lacerante foi avaliada quando comparada a outra ferida tratada por segunda intenção. Foi realizado o desbridamento da ferida, retirado o tecido necrótico para posterior formação de tecido de granulação e aplicação do enxerto. A pele transplantada foi coletada da região torácica com as mesmas medidas do defeito a ser corrigido. O preparo do enxerto consistiu na retirada do tecido adiposo e posteriormente, com o uso da lâmina do bisturi, foram feitos diversos cortes retilíneos, deixando-o com padrão de malha. O enxerto foi fixado à ferida com sutura única separada. Após o procedimento cirúrgico, foi aplicado um curativo com hidrogel no membro do animal, onde a troca do curativo ocorreu em intervalos de quatro dias. Concluímos que o tratamento da ferida no MTE com enxerto foi eficiente na cicatrização total da ferida quando comparado ao tratamento com MTD não enxertado.
Referências
BOJRAB, M.J.; BIRCHARD, S.J.; TOMLINSON, J.L. Ataduras em Ferimentos Abertos. In: Técnicas atuais em cirurgias de pequenos animais. 3ed. São Paulo: Roca, 1996. p. 452.
FILGUEIRA, F.G.F.; LIMA, D.A.; MEDEIROS, L.K.G.; SILVA, A.C.F.; FELIPE, G.C.; RODRIGUES, L.A.; NOBREGA NETO, P.I. Enxerto em malha para reconstrução de ferida em felino – Relato de caso. 38º Congresso brasileiro da anclivepa, 2017 - Recife/Pe. Anais do 38º CBA, 2017 - p.1335.
HUPPES, R.R.; CASTRO, J.L.C.; NARDI, A.B.; PAZZINI, J.M. Princípios e técnicas para realização de enxertos cutâneos. In: Princípios e Técnicas Cirúrgicas Reconstrutivas da Pele de Cães e Gatos. Curitiba: MedVep, 2015 p. 85-102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.