LEVANTAMENTO E DIAGNÓSTICO DE POPULAÇÕES DE CALLICEBUS NIGRIFRONS NO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE E SEU ENTORNO

Autores

  • Amanda de Lucas COIMBRA Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Giulia CAPUCHO Rodrigues Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Michele Cristina dos SANTOS 3Universidade da Região de Joinville (Univille)
  • Sarisha TRINDADE do Carmo Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Leandro JERUSALINSKY Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB)

Palavras-chave:

Macaco Tity, Callicebus, unidades de conservação, Mata Atlântica

Resumo

Callicebus nigrifrons é uma das sete espécies de primatas que ocorrem no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), que faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O presente estudo visa levantar populações de C. nigrifrons e diagnosticar seu estado de conservação no PERD e no meio ambiente. fragmentos florestais (n=22), em três regiões: interior do parque, entorno norte e sul. A ocorrência da espécie foi registrada nas três regiões por observação direta, vocalização em resposta a playback e/ou relato de entrevistados . A maioria das áreas amostradas apresentou-se como pequenos fragmentos com baixa qualidade de vegetação, circundados por pastagens ou plantações de eucalipto, principalmente no entorno do PERD. Embora seja uma espécie com certa flexibilidade para viver em pequenos fragmentos e perturbados, o isolamento, redução e degradação dos habitats a longo prazo, pode impactar na variabilidade genética e disponibilidade de recursos e, consequentemente, na viabilidade das populações de C. nigrifrons nesses locais. Portanto, a proteção, recuperação e recomposição da conectividade das florestas são medidas de grande importância para promover a sobrevivência da espécie no PERD e principalmente no seu entorno.

Referências

FONSECA, M.T. Considerações sobre a mastofauna do Parque Estadual do Rio Doce. Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Doce, 1ª ed. Minas Gerais, 2001. 23p.

MELO, F.R.; QUADROS, S.; JERUSALINSKY, L. Avaliação do Risco de Extinção de Callicebus nigrifrons (Spix, 1823) no Brasil. Processo de avaliação do risco de extinção da fauna brasileira. ICMBio, 2015. Acesso em: 15 de agosto de 2018. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/estado-de-conservacao/7310-mamiferos-callicebus-nigrifrons-guigo.html.

VEIGA, L.M.; KIERULFF, C.M.; DE OLIVEIRA, M.M.; MENDES, S.L. Callicebus nigrifrons. Lista Vermelha da IUCN de Espécies Ameaçadas, 2008. Acesso em: 30 de agosto de 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2008.RLTS.T39943A10294282.en.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

COIMBRA, A. de L.; RODRIGUES, G. C.; SANTOS, M. C. dos; CARMO, S. T. do; JERUSALINSKY, L. LEVANTAMENTO E DIAGNÓSTICO DE POPULAÇÕES DE CALLICEBUS NIGRIFRONS NO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE E SEU ENTORNO. Ciência Animal, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 34–36, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/10770. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Resumo Expandido - Artigos Originais