A vontade de verdade como uma manifestação da vontade de poder277
Palavras-chave:
Vontade de poder. Vontade de verdade. Moral.Resumo
O presente artigo pretende-se discorrer sobre uma das principais noções da filosofia de F. W. Nietzsche, a vontade de poder. Entre as diversas perspectivas de interpretação que se tem e que se possa fazer, propomo-nos discutir exclusivamente o problema do mundo como vontade de poder referindo a dimensão orgânica, a partir de alguns textos das obras escritas do filósofo e de alguns estudiosos do assunto. Por esse viés, esperamos estimular um diálogo entre a interpretação filosófica de Nietzsche com as outras perspectivas como a moral religiosa, metafísica e científica que o influenciaram e serviram, também, como objeto de crítica. Um exame mais pormenorizado e aprofundado acerca do significado do eterno retorno de certo demandaria uma quantidade maior e diversificada de pesquisas, incluindo não unicamente as obras publicadas pelo filósofo, mas também um amplo material publicado postumamente. Sob esse ângulo, o presente texto deve ser entendido como uma indicação para futuras pesquisas.
Referências
DELEUZE, Gilles.Conclusões sobre a vontade de potência e eterno retorno. In:
A ilha deserta. Trad. de Luiz B. Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2007. cap. 15, p. 155-166.
JGB/BM-I §4, 11.
HEIDEGGER, Martin. Nietzsche. 2. ed. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
JANZ, Curt Paul. Friedrich Nietzsche: uma biografia, volume II: os dez anos do filósofo livre (primavera de 1879 a dezembro de 1888). Trad. de Markus A. Hediger, Luís M. Sander. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MARTON, Scarlett. Da biologia à física: vontade de potência e eterno retorno do mesmo. Nietzsche e as ciências da natureza. In: BARRENECHEA, Miguel Angel de;
FEITOSA, Charles, PINHEIRO, Paulo; SOARES, Rosana (Orgs.). Nietzsche e as ciências. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. p. 114-128.
MÜLLER-LAUTER, Wolfgang. A doutrina da vontade de poder em Nietzsche. 2. ed. Trad. de Oswaldo Giacóia Jr. São Paulo: Anna Blume, 1997.
Nietzsche: sua filosofia dos antagonismos e os antagonismos de sua filosofia. Trad. Clademir Araldi. São Paulo: Editora Unifesp, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia De Bolso, 2016.
A vontade de poder. Trad. de Marcos Sinésio Pereira Fernandes; Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro, Contaponto, 2011.
Assim falou Zaratustra. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2015.
Genealogia da moral. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Obras incompletas. Tradução: Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hedy Carlos Santos de Pina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.