Voltaire e a Tolerância civil

Autores

  • Pedro Miguel Sousa Santos Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Voltaire. Filosofia. Política. Tolerância.

Resumo

De todos os combates que Voltaire assumiu pelo seu écraser l’Infâme, o apelo em favor da Tolerância é, seguramente, aquele que mais firmou os contornos de seu pensamento político. No contexto crítico do século XVIII, Voltaire faz chegar aos homens o Tratado sobre a tolerância pelo qual busca assumir o caráter prático de transformar uma petição de princípio nas bases seguras de uma tolerância civil universal. Como se deu e com qual originalidade filosófica o autor lançou mão do conceito de tolerância civil? Queremos, pois, nesse artigo analisar os fundamentos da Tolerância e o Tratado como instrumento de divulgação das ideias voltairianas com o propósito de influenciar a opinião pública; problematizar a comunicação exemplar da História e, por fim, avaliar a relação essencial entre lei natural e religião como subjacentes desse conceito. Nessa direção, a obra de Voltaire em destaque traçará a ordem argumentativa e a originalidade com que na Modernidade abordou o conceito de tolerância civil.

Biografia do Autor

Pedro Miguel Sousa Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atua como Professor de Filosofia para o Ensino Médio na Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB/ CCS e na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ Campus IV. No Ensino Médio, lecionou a disciplina de Filosofia no Colégio Arquidiocesano de Aracaju. Está vinculado como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Poética Pragmática: Para uma Elaboração Filosófica Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Grupo de Pesquisas em Estudos para a Diversidade (IFBA). Desenvolve pesquisa em Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna, principalmente, nos seguintes temas: Voltaire, a crítica a Teologia da História, Tolerância, História, Iluminismo, Moral.

Referências

BINOCHE, Bertrand. Religião privada, opinião pública. In: O outro como problema: o surgimento da tolerância na modernidade. São Paulo: Alameda, 2010.

BOKOBZA-KAHAN, Michèle. Impartial mais sensible: l’ethos dans le Traité sur la tolerance. In: Qu’est-ce que la tolerance? Perspectives sur Voltaire. Ferney: Centre International D’étude du XVIIIe siècle, 2002.

CASSIRER, Ernest. A filosofia do Iluminismo, Trad. Álvaro Cabral, Campinas, Ed. da UNICAMP, 1994.

CRONK, Nicholas. Etudes sur Le Traité sur la tolérance de Voltaire. Voltaire Foundation, Oxford, (2000).

DAGEN, Jean. Rousseau, Voltaire et la composition du Traité. In: Etudes sur le Traité sur la tolérance de Voltaire. Oxford: Voltaire Foundation Oxford, 2000.

GOLDZINK, Jean. Voltaire. Col. Portraits litéraires. Paris: Hachette Supérieur, 1994.

HAZARD, Paul. O pensamento europeu no século XVIII. Trad. Carlos Grifo Babo. Lisboa: Presença, 1974.

HEYD, Michael. La tolérance et ses limites. In: Qu’est-ce que la tolerance? Perspectives sur Voltaire. Ferney: Centre International D’étude du XVIIIe siècle, 2002.

MAGNAN, André. “Ces véritables voix humaines...: Voltaire en histrion d’une tolérance théiste”,Qu’est-ce que la tolérance? Perspectives sur Voltaire, Ferney, Centre International d’étude du XVIIIe siècle, 2002.

MAGNAN, André. Voltaire en histrion. In: Qu’est-ce que la tolerance? Perspectives sur Voltaire. Ferney, Centre International d’étude du XVIIIe siècle, 2002.

MARRAMAO, Giacomo. Céu e terra: genealogia da secularização. Trad. de Guilherme Alberto Gomez de Andrade. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

MARTIN-HAAG, Éliane. Voltaire: du cartésianisme aux Lumières. Paris: J. Vrin, 2002.

MARKOVITS, Francine. “Entre croire et savoir”, La Tolérance : pour um humanisme héretique, sous la direction de Claude Sahel, Paris, Autrement, 1991.

MOTA, Vladimir de Oliva. Consciência moral e tolerância religiosa no Sermão dos Cinquenta, de Voltaire. In: O outro como problema: o surgimento da tolerância na modernidade. São Paulo: Alameda, 2010.

MOTA, Vladimir de Oliva. Voltaire e a crítica à metafísica: um ensaio introdutório. São Cristóvão: Editora UFS, 2010.

POMEAU, René. La religion de Voltaire. Paris: Nizet, 1969.

RENWICK, John. Voltaire la tolérance et la justice, Paris, Édition Peeters, 2011.

RENWICK, John. Voltaire e a política da tolerância. In: Compêndio da Cambridge sobre Voltaire. Editado por Nicholas Cronk. Trad. de Cristian Clemente. São Paulo: Madras, 2010.

SANTOS, A.C. A via de mão dupla: tolerância e política em Montesquieu. Ijuí: Ed. Unijuí; São Cristóvão: EDUFS, 2006.

VOLTAIRE. Dicionário filosófico. Trad. de Ciro Mioranza e Antônio Geraldo da Silva. São Paulo: Escala, 2008.

VOLTAIRE. Ensaio sobre os costumes e o espírito das nações. Trad. de J. Brito Broca. In: Clássicos Jackson. XXXII. Voltaire. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1958.

VOLTAIRE. Lettres philosophiques. Paris: Gallimard, 1986.

VOLTAIRE. O filósofo ignorante. In: Os Pensadores. XXIII. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-14

Como Citar

Sousa Santos, P. M. (2024). Voltaire e a Tolerância civil . Occursus - Revista De Filosofia, 6(1 - Jan./Jun.), 13–32. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12906