O amor nos cantos II e V do Inferno de Dante: uma análise dos conceitos a partir de Agostinho

Autores

  • Arthur Henrique Soares dos Santos Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Amor. Afeto. Vontade. Dante. Agostinho.

Resumo

Este artigo pretende fazer a diferenciação entre dois tipos de afeições elencados nos cantos II e V do Inferno de Dante (o amor luxurioso e o amor de Beatriz) com base em Santo Agostinho, cuja influência pode ser encontrada em Dante Alighieri. Para isso, serão analisados escritos de Santo Agostinho, como A Cidade de Deus e as Confissões, relacionando-os aos Cantos mencionados do Inferno de Dante. Dessa forma, perceber-se-á que o amor luxurioso é entendido como um amor desordenado enquanto o amor de Beatriz é pensado como um amor ordenado.

 

Biografia do Autor

Arthur Henrique Soares dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do grupo de pesquisa Kant e o Kantismo. Tem experiência em Filosofia Moderna, particularmente no pensamento teórico de Kant e sua relação com a Filosofia Analítica. Tem também experiência em Filosofia Analítica da Religião, principalmente nas abordagens epistemológicas de Alvin Plantinga e William Alston.

 

Referências

AGOSTINHO. A Cidade de Deus, Vol. 2. Tradução de J. Dias Pereira. 2º Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

AGOSTINHO. Confissões. Tradução de Maria Luiza Jardim Amarante. São Paulo: Paulus, 2002.

AGOSTINHO. Sobre o livre-arbítrio. Tradução de Everton Toresim. Campinas, SP: Ecclesiae, 2019.

BÍBLIA, A. T. Êxodo. In BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada no Brasil. 3 Ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018.

BÍBLIA, N. T. Mateus. In BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada no Brasil. 3 Ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018.

CASTAGNOLA, Luígi. Dante Alighieri: uma evocação setecentenária. Revista Letras, Curitiba, v. 14, p. 112-127, 1965. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19855. Acesso em 15 de abril de 2021.

DEANE-DRUMMOND, Celia. Todos morrem em Adão? Perguntas na fronteira da construção de nichos, evolução comunitária e pecado original. In: SMITH, James K. A. CAVANAUGH, William T. A evolução e a queda: implicações da ciência moderna para a teologia cristã. Tradução de Tiago Garros. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2021, p. 69-98.

EDWARDS, Jonathan. Religious affections. Edição de John E. Smith. New Haven: Yale University Press, 1959.

HICK, John. O mal e o Deus do amor. Tradução de Sérgio Miranda. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2018.

INWAGEN, Peter van. O problema do mal. Tradução de Sérgio Miranda. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2018.

ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Tradução de Italo Eugenio Mauro. 4º Edição. São Paulo: Editora 34, 2018.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica, Vol. 2. Tradução de Alexandre Correia. Campinas: Ecclesiae, 2018.

LEWIS, C.S. Cristianismo Puro e Simples. Tradução de Gabriele Greggersen.1º Edição. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017a.

LEWIS, C.S. Os Quatro Amores. Tradução de Estevan Kirschner. 1° Edição. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017b.

LUTHER, Martin. Lecture on Romans. Tradução de Wilhelm Pauck. Filadéfia: Westminster Press, 1961.

PLANTINGA, Alvin. Crença Cristã Avalizada. Tradução de Desidério Murcho. São Paulo: Vida Nova, 2018.

PLANTINGA, Alvin. Deus, a liberdade e o mal. Tradução de Desidério Murcho. São Paulo: Vida Nova, 2018.

SILVA, Celestina Maria Gomes e. Reflexões Sobre o Amor na Vita Nuova de Dante Alighieri. 2009. 107 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2009. Disponível em: https://repositorio- aberto.up.pt/handle/10216/20312. Acesso em 13 de abril de 2021.

SMITH, James K. A. Na estrada com Agostinho: uma espiritualidade do mundo real para corações inquietos. Tradução de Elissamai Bauleo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020a.

SMITH, James K. A. Pensando em línguas: contribuições pentecostais para a filosofia cristã. Tradução de Maurício Bezerra. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil; Renova: 2020b.

SOARES DOS SANTOS, A. H. UMA RESPOSTA REFORMADA AO ANTICRISTO:

um estudo epistemológico em Alvin Plantinga e Friedrich Nietzsche. Pólemos – Revista dos Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília, Brasília, v. 10, n. 19, 2021, p. 187-212. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/34614. Acesso em 19 de julho de 2021.

VARGAS, Walterson José. O reordenamento dos afetos pelo restabelecimento da Ordo Amoris em Santo Agostinho. Revista Est. Fil. e Hist. da Antiguidade, Campinas, n. 29, jan-dez 2015, p. 147-185. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/view/2230. Acesso em 15 de abril de 2021.

WILLIAMS, Charles. Religion and love in Dante: the theology of romantic love. Westminster: Dacre Press, 1941.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-15

Como Citar

Soares dos Santos, A. H. (2024). O amor nos cantos II e V do Inferno de Dante: uma análise dos conceitos a partir de Agostinho. Occursus - Revista De Filosofia, 6(1 - Jan./Jun.), 295–312. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12897