Desobediência civil ao poder soberano em La Boétie

Autores

  • Felipe Augusto Ferreira Feijão Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Desobediência. Poder. Soberano.

Resumo

Este texto procura expor a noção de recusa ao serviço de um poder soberano presente no Discurso da servidão voluntária de Étienne de La Boétie. Para tanto, uma breve análise da obra será proposta do ponto de vista de ser uma inovação para o tempo em que é pensada e escrita e de, sobretudo formar um conjunto de resistência ao poder que se manifesta estabelecido e institucionalizado como natural.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Ferreira Feijão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É membro do Grupo de Estudos em Lima - GEVAZ pela Faculdade Católica do Ceará - FCF. E-mail: faffeijao@gmail.com. 2 CLASTRES, Pierre. Liberdade, Mau Encontro, Inominável. In: Discurso da servidão voluntária, p. 109.

Referências

FARIA, Maria do Carmo Bettencourt de. Direito e ética: Aristóteles, Hobbes, Kant. São Paulo: Paulus, 2007.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Edipro, 2015.

LA BOÉTIE, Étienne. Discurso da servidão voluntária. Comentários de Pierre Clastres. São Paulo: Brasiliense, 1999.

NEWMAN, Saul. A servidão voluntária revisitada: a política radical e o problema da auto-dominação. Verve. Revista Semestral Autogestionária do Nu-Sol, 20, 2011.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Ferreira Feijão, F. A. (2024). Desobediência civil ao poder soberano em La Boétie. Occursus - Revista De Filosofia, 2(2 - Jul./Dez.), 20–27. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12838