A teoria estética de Baudelaire
DOI:
https://doi.org/10.52521/occursus.v9i1.12501Palavras-chave:
Estética. Arte. Beleza. Realismo. Naturalismo. Simbolismo. Literatura.Resumo
Este artigo tem como objeto analisar de forma sucinta a teoria estética de Charles Baudelaire em meio ao seu contexto histórico, e como o poeta fundamenta sua teoria estética de arte e beleza em meio ao que ele determina por modernismo. Iniciaremos nossa investigação com uma breve introdução a respeito do autor e seu contexto. A seguir veremos, brevemente, o que Baudelaire entende por beleza, arte, moda, etc. Consoante a isso, nossa investigação se estenderá a Baudelaire e a modernidade, e como esse período tão característico determina o pensamento do autor. Ademais, veremos a posição e influência de Baudelaire diante do movimento a arte pela arte. Por fim, apresentaremos a conclusão de nossa investigação, e como o poeta apresenta noções de interesse à Filosofia, ao tratar conceitos estéticos em suas obras.
Referências
BAUDELAIRE, C. Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BAYER, R. História da estética. Trad. J. Saramago. Lisboa: Editora Estampa, 1978. p. 284- 285.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Trad. L. Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987. p. 80-82.
MARTINS, G. V. Poética clássica e estética: de Platão a Baudelaire. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
MOURÃO, E. J. T. A crítica de arte em Charles Baudelaire. 2016. 180 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Luana Kimberly Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.