A dialética do começo na Lógica de Hegel
Palavras-chave:
Lógica. Começo da Dialética. Hegel.Resumo
O objetivo deste artigo é expor as determinações mais primárias da Lógica hegeliana a partir do sistema de mediações imanentes ao ser. Segundo a filosofia dialético-especulativa, o estatuto necessário do começo deve apresentar um caráter lógico-ontológico e assumir o movimento como núcleo de toda efetividade (Wirklichkeit), desde a contradição entre ser e nada que subjaz o puro intuir até as formas mais desenvolvidas do absoluto. O ponto de partida de Hegel é o indeterminado, que existe apenas como operação lógico-abstrata ou representação fixada no pensar, sem qualquer pressuposto ou arbitrariedade deletéria. Absolutamente vazio, sem conteúdo e indiferente, o puro ser é indubitavelmente o verdadeiro começo.
Referências
BACK, João Miguel. O Problema do Começo da Lógica de Hegel. Porto Alegre: PUC-RS/Faculdade de Filosofia (Tese de Doutoramento em Filosofia), 2010.
CHAGAS, Eduardo Ferreira. A Questão do Começo na Filosofia de Hegel. Revista Eletrônica Estudos Hegelianos. Ano 02, N. 02, p. 01-09, junho. 2005.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Ciência da Lógica: 1. A doutrina do ser. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária, 2016.
NICOLAU, Marcos Fabio Alexandre. O Ser como Começo da Ciência: A Ciência da Lógica de Hegel. Fortaleza: UFC/Instituto de Cultura e Arte (Dissertação de Mestrado em Filosofia), 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Mailson Bruno de Queiroz Carneiro Gonçalves, Eduardo Ferreira Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.