A educação integral no ensino médio brasileiro: proteção integral ou formação humana?

Autores

  • Katharine Ninive Pinto Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v1i1.523

Resumo

O artigo traz resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo GESTOR – Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre em torno da temática da Educação Integral no Ensino Médio Brasileiro. O objetivo geral do artigo foi debater o contexto atual em torno da Educação Integral no Ensino Médio. Através de uma pesquisa com palavras-chave (integral, integrada, ensino médio) foi feita uma seleção de documentos e posterior análise através da categorização por temas, conforme a concepção dialógica de Bakhtin (1997). Os resultados da pesquisa indicam que a Educação Integral, no contexto do Ensino Médio, vem sendo utilizada para a disputa pela captura da subjetividade dos jovens, pelo Capital, bem como para compensar a ausência de políticas públicas em torno da projeção integral, diante do avanço do ideário neoliberal, na perspectiva de guarda e controle dos jovens.

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Biografia do Autor

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

SILVA, K. N. P. A educação integral no ensino médio brasileiro: proteção integral ou formação humana?. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 226–249, 2018. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v1i1.523. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/523. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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Fluxo Contínuo