https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/issue/feedCadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia2025-04-17T16:08:19-03:00Lúcia Maria Silveira Mendeslucia.mendes@uece.brOpen Journal Systems<p>A Revista <strong>Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) </strong>da Universidade Estadual do Ceará (UECE) é vinculada aos Cursos de Graduação em Geografia, Química, Física, Matemática e Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará. Criada no sistema digital em junho de 2015, destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Ensino, Ciências e Tecnologia, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente de alunos dos Cursos de Geografia, Física, Química, Ciências da Computação e Matemática. A Revista é organizada em sessões de Artigos, Relatos de Experiências, Ensaios Inéditos, Resenhas, Entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">e-ISSN: <span data-sheets-value="{"1":2,"2":"2965-1670"}" data-sheets-userformat="{"2":14849,"3":{"1":0},"12":0,"14":{"1":3,"3":1},"15":"Arial","16":10}">2965-1670</span></span></p>https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/14817TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: qual seu papel no ensino da educação ambiental?2025-03-06T10:18:13-03:00Paulo Oliveirapaulojeronimo.geo@gmail.comAndreza Viana Fonsecaandreza.vfonseca@upe.brIrami Rodrigues Monteiro Junioriramirrodrigues@outlook.comIaponan Cardins de Sousa Almeidaiaponan.cardins@upe.brMaria Lúcia Brito da Cruzmlbcruz@gmail.com<p>O presente artigo teve como objetivo demonstrar os principais termos utilizados no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na educação ambiental e atrelar à prática docente, mostrando a importância dessas ferramentas como um instrumento de suporte para aplicação e intervenções no processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da Educação Ambiental. Nesse sentido, utilizou-se como base os indexadores <em>Google Scholar</em> e <em>Scientific Eletronic Library</em> <em>Online</em> para o levantamento bibliográfico sobre a temática. Foram utilizadas como palavras-chave: <em>environmental education</em>, TICSs na educação ambiental, TICs e Meio Ambiente. Como resultado, foram encontradas 22 palavras que fazem referência aos aspectos pedagógicos e que convergiram entre os autores trabalhados nos 36 artigos selecionados, com as palavras vindo a se repetirem 8.273 vezes. Conclui-se então que a relação entre os referidos núcleos: educação ambiental e TIC na educação torna-se promissora ao vincularmos processos educativos formais às ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente.</p>2025-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Paulo Oliveira, Andreza Viana Fonseca, Irami Rodrigues Monteiro Junior, Iaponan Cardins de Sousa Almeida, Maria Lúcia Brito da Cruzhttps://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/14849ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO DE CHEIAS E INUNDAÇÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO REVUÈ, DISTRITO DE MANICA, REGIÃO CENTRO DE MOÇAMBIQUE2025-02-04T10:49:51-03:00Isac Toaya Mussamaisac.mussama@uft.edu.brGervásio Castro Morais Magaiagervasio.magaia@ufms.br<p>As cheias e inundações nas áreas urbanas causam sérios prejuízos à população e são frequentemente agravadas por diversos fatores. A falta de informações adequadas, como mapas de risco, tem dificultado a gestão em áreas vulneráveis. A metodologia do estudo foi dividida em quatro fases principais: definição e obtenção das variáveis necessárias, construção do modelo, confecção do mapa de cheias e inundações e avaliação da confiabilidade do produto. A elaboração dos mapas foi realizada no ArcGIS 10.3, utilizando dados como o tipo de solo e precipitação, fornecidos pela CENACARTA, informações de altimetria e declividade, obtidas via SRTM e no ESRI obteve-se a imagem do uso e cobertura do solo. O modelo de análise hierárquica atribuiu pesos às variáveis de risco, como tipos de solo, uso do solo, altimetria, declividade e precipitação. A análise de declividade revelou que a maioria da área possui terrenos planos, com 53,85%, seguidos de áreas suavemente onduladas (33,50%). A análise de uso do solo mostrou que as pastagens predominam, com 56,60%, e a vegetação arbórea ocupa 37,24%. A análise hipsométrica indicou que a maior parte da bacia está na faixa de altitude entre 586 e 824 metros, representando 44,96%. Quanto à precipitação, a faixa de 128 mm é a mais prevalente, cobrindo 42,81% da área. A distribuição dos solos revelou predominância de rhodic ferralsols, com 34,25%. A análise final, que integrou todas as variáveis, gerou um mapa de susceptibilidade a cheias e inundações, indicando que a maior área (40,68%) está classificada com alto risco, seguida de risco médio (29,93%) e baixo (21,51%).</p>2025-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Isac Toaya Mussama, Gervásio Castro Morais Magaiahttps://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/14932MANEJO DE TERRAS E COMBATE À DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO CEARENSE2025-03-07T09:25:37-03:00Daniel santosdossantosd986@gmail.comVládia Oliveira vladia.ufc@gmail.com<p>A desertificação está presente no semiárido cearense e afeta a produtividade dos solos, a biodiversidade local e a qualidade de vida nos ambientes semiáridos. Fatores climáticos como a seca e atividades antrópicas como a exploração indiscriminada dos recursos naturais, levam a erosão e a degradação das terras, implicando em problemas como a perda de sua fertilidade natural. Este trabalho identifica as principais classes de solo no ambiente semiárido em que há maior possibilidade de ocorrência de secas prolongadas, discutindo suas potencialidades e limitações e risco de erosão, assim como discute práticas sustentáveis de manejo e conservação de solos. As principais classes de solo identificadas foram Argissolo, Luvissolo, Neossolo Litólico e Planossolo. As práticas discutidas estão relacionadas ao controle de erosão, práticas produtivas sustentáveis, conservação e reflorestamento.</p>2025-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Daniel santos, Vládia Oliveira https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/14821A PONTE DE EINSTEIN-ROSEN: SINGULARIDADES E PROPRIEDADES NA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL2025-04-04T08:11:00-03:00Angélica Anacleto de Aguiarangelica.ivp@gmail.comThiago Queiroz COSTAthiago.costa@ifpr.edu.br<p>Este estudo investigou as pontes de Einstein-Rosen no contexto da Física teórica contemporânea, com ênfase em suas propriedades matemáticas, conexões quânticas e implicações cosmológicas. O problema central foi compreender a viabilidade dessas estruturas como soluções das equações de campo de Einstein e sua integração com teorias quânticas, considerando as barreiras tecnológicas e conceituais existentes. A hipótese principal postulou que, apesar das limitações, essas pontes oferecem contribuições teóricas relevantes para a unificação da Relatividade Geral com a Mecânica Quântica. A pesquisa baseou-se em uma análise bibliográfica de artigos recentes sobre a Relatividade Geral, singularidades, conjecturas quânticas e modelos cosmológicos, com foco em conceitos extraídos de textos especializados. Os resultados indicaram que as pontes de Einstein-Rosen enfrentam barreiras significativas para aplicações práticas, mas apresentam implicações teóricas promissoras, como a conjectura ER=EPR e sua conexão com o emaranhamento quântico. Concluiu-se que, embora essas estruturas, ampliam o entendimento das leis fundamentais do universo e fomentam novas futuras linhas de pesquisa em Física teórica.</p>2025-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Angélica Anacleto de Aguiar, Thiago