https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/issue/feedBoletim Cearense de Educação e História da Matemática2024-09-08T10:57:59-03:00Ana Carolina Costa Pereirabocehm@uece.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">O<strong> Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – BOCEHM </strong>é uma publicação em <strong>fluxo contínuo</strong> do <strong>Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática – GPEHM,</strong> que faz parte da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologias da UECE. O BOCEHM tem por objetivo tornar público artigos e relatos de experiências resultantes de estudos e pesquisas que abordem temas da <strong>Educação Matemática e/ou suas relações com a História da Matemática</strong>. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: B1 Educação; Matemática / Probabilidade e Estatística<br />Prefixo DOI: 10.30938<br />e-ISSN: 2447-8504 | ISSN: 2357-8661</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12202Explorando estudos sobre sistemas de equações lineares: o GeoGebra à luz da Teoria Antropológica do Didático2024-04-08T09:57:28-03:00Talyta Sampaio Figueiredotalyta.figueiredo@ufpe.brFernando Emilio Leite de Almeidafernandoemilioleite@yahoo.com.brRochelande Felipe Rodriguesrochelande.rodrigues@ufca.edu.br<p>Sabemos que a integração das tecnologias digitais vem se apresentando como um importante instrumento que auxilia o processo educativo. Nesse sentido, o artigo em questão aborda, em sua estrutura, um recorte de uma pesquisa desenvolvido por meio de um mapeamento bibliográfico e tem como principal objetivo, realizar um levantamento de pesquisas envolvendo a Teoria Antropológica do Didático (TAD), sistemas de equações lineares e o GeoGebra. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a realização do estudo, nos amparamos na metodologia adaptada por Cavalcanti (2015), a qual aborda uma forma descritiva do mapeamento vertical e horizontal, para seleção dos territórios pesquisados.Vale destacar que esse modelo é proposto pela autora Biembengut (2008), que apresenta o Mapeamento na Pesquisa Educacional. Nesse sentido, destacamos que nenhum dos territórios nos quais realizamos a busca aborda a temática de sistemas de equações lineares, com a utilização do software GeoGebra, sob um olhar da TAD, com a finalidade de analisar as praxeologias apresentadas da passagem do campo algébrico para o geométrico, com alunos do ensino médio. Consideramos a temática pertinente, pois aponta contribuições significativas para pesquisadores que almejam aprofundar-se nesse viés.</p>2024-08-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Talyta Sampaio Figueiredo, Fernando Emilio Leite de Almeida, Rochelande Felipe Rodrigueshttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11952O dispositivo pedagógico Tabuadas e Elementos de Aritmética de Póvoas Pinheiro2024-04-28T17:44:51-03:00Leandro Oliveiraleandro.matem@gmail.comEdilene Simões Costaedilenesc@gmail.com<p>Este artigo trata do problema das finalidades do ensino das tabuadas escolares, compreendidas como elementos culturais do ensino de aritmética escolar, em uma história de longa duração. Especificamente, o objeto de estudo busca entender os significados históricos do dispositivo pedagógico mencionado, nesse caso específico, analisando um livresco intitulado <em>Tabuadas e Elementos de Aritmética</em>, de Póvoas Pinheiro, professor do município da Corte de 1864 a 1889. Os referenciais teóricos e metodológicos compreendem os tratados da nova história cultural, mais precisamente da denominada terceira geração da escola dos Analles e seus seguidores, os quais procuraram sistematizar os saberes em torno da história do ensino e da educação. Referenciadas como ícone do ensino de aritmética, as tabuadas em geral conceberiam sentido duplo: o primeiro, como significado do ensino das matemáticas pelas decorações, memorizações e repetições mecânicas; e o segundo, como um recurso pedagógico em formato livresco com conteúdos elementares de aritmética escolar, de baixo custo comercial, direcionado principalmente para as classes populares.</p>2024-07-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Leandro Oliveira, Edilene Simões Costahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12996A Educação Financeira e o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica2024-08-06T15:51:08-03:00Andréia Alves de Carvalho Borgesandreia_cems@yahoo.com.brPlauto Simão de Carvalhoplauto.carvalho@ueg.brSabrina do Couto de Mirandasabrinac.miranda@gmail.com<p>A Educação Financeira é reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um tema contemporâneo transversal essencial para a vida humana e uma habilidade obrigatória nos componentes curriculares das escolas. Ao se tornar obrigatória, a Educação Financeira ganhou maior representação na literatura devido à falta de conhecimentos sobre o assunto, à importância da formação de cidadãos com consciência financeira e ao seu reconhecimento mundial como política de inclusão e cidadania. Este trabalho tem por objetivo discutir os conceitos de Educação Financeira que têm sido trabalhados na Educação Básica. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura por meio de buscas na base de dados do Google Acadêmico, analisando 42 trabalhos incluindo artigos, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, produtos educacionais, capítulos de livros e trabalhos publicados em anais de eventos. A análise revelou que a Educação Financeira deve ser trabalhada de forma interdisciplinar no contexto escolar, integrando diferentes componentes curriculares. Observou-se a importância do envolvimento dos professores na formação e capacitação em Educação Financeira, destacando seu papel crucial no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, identificou-se uma falta de consenso sobre a abordagem conceitual de Educação Financeira e a ausência de diretrizes claras para sua implementação, o que pode dificultar a integração efetiva desse tema na Educação Básica. Além disso, a pesquisa identificou lacunas no conhecimento sobre os resultados positivos e negativos da Educação Financeira na Educação Básica, indicando a necessidade de mais estudos voltados à avaliação de sua eficácia nas escolas. Assim, o desenvolvimento contínuo de estratégias pedagógicas específicas para a Educação Financeira se mostra imprescindível para assegurar que os estudantes adquiram habilidades financeiras necessárias para sua vida pessoal e profissional.</p>2024-11-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Andréia Alves de Carvalho Borges, Plauto Simão de Carvalho, Sabrina do Couto de Mirandahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12182Uma Revisão de Literatura sobre a proposição de sequências didáticas para o ensino de probabilidade na Educação Básica2024-04-04T16:44:37-03:00Mateus de Moura Macielmateusuepb2016@gmail.comEdelweis José Tavares Barbosaedelweisb@yahoo.com.br<p>O objetivo desse trabalho foi realizar um mapeamento de estudos sobre o ensino de probabilidade na Educação Básica a partir da proposição de sequências didáticas desenvolvidas em modalidades como teses, dissertações e artigos publicados em periódicos. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Nessa revisão de literatura, visitamos as plataformas de armazenamento de pesquisas, tais como o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Portal de Periódicos da Capes, onde encontramos 10 (dez) pesquisas na modalidade dissertação e 08 (oito) pesquisas na modalidade artigo. Esses dados foram coletados considerando os trabalhos publicados em um recorte temporal de 11 anos, isto é, de 2013 a 2023. Os resultados obtidos apontam para uma crescente no número de pesquisas que propõe sequências didáticas para o ensino de probabilidade na Educação Básica, com maior concentração de estudos no Ensino Médio. No entanto, apesar de já haver discussões, ainda que em ascensão, em torno da temática abordada, através da análise de dados é permitido dizer que há uma demanda para a construção de novas propostas didáticas para o trabalho docente com a probabilidade no ensino básico, sejam nos anos iniciais ou finais ou no Ensino Médio. No intuito de aproximar o aluno de sua realidade, ressaltamos que a elaboração de novas propostas tenha por finalidade trabalhar a probabilidade através do contexto social do aluno, prezando pela interdisciplinaridade entre as áreas de formação, a fim de desenvolver no estudante o interesse de investigação e autonomia para construção do próprio conhecimento.</p>2024-08-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mateus de Moura Maciel, Edelweis José Tavares Barbosahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11729“Dominó dos múltiplos”: uma abordagem lúdica para o ensino de múltiplos e divisores no 6º ano2024-02-29T11:10:48-03:00Juliana Silveira Marcondesjuliana.silveira.magalhaes@alumni.usp.brKariston Pereirakariston.pereira@udesc.br<p>Este estudo traz a avaliação da eficácia do jogo educativo intitulado "Dominó dos Múltiplos" como ferramenta pedagógica no ensino do conceito de divisibilidade de números naturais para alunos do 6º ano. A metodologia englobou o desenvolvimento do jogo com base nas orientações de Way (2011) e sua implementação em uma escola pública estadual, seguida por observações em sala de aula e aplicação da análise textual discursiva, tal qual concebida por Moraes (2003), sobre as respostas dos alunos a uma avaliação escrita posterior. Os resultados revelaram que o jogo Dominó dos Múltiplos motivou os estudantes em sala de aula, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente. Por outro lado, constatou-se que alguns alunos enfrentaram dificuldades na diferenciação entre as ideias de múltiplos e divisores, bem como na compreensão do zero como múltiplo de todos os números naturais. A análise textual discursiva das respostas dos educandos indicou que a maioria deles compreendeu os conceitos abordados, apesar de confusões ocasionais. As percepções dos alunos sobre o jogo foram muito positivas, destacando a diversão proporcionada pela atividade e seu papel no processo de aprendizagem. Ao final, o jogo Dominó dos Múltiplos mostrou-se uma ferramenta eficaz no ensino de múltiplos e divisores, contribuindo para a pesquisa sobre jogos educativos no ensino de matemática e fornecendo diretrizes para futuras investigações e melhorias na abordagem pedagógica adotada.</p>2024-07-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Juliana Silveira Marcondes, Kariston Pereirahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13242Marcas que ficaram nos corpos: narrativas de professores de matemática sobre o exercício da docência durante a pandemia de covid-192024-09-08T10:57:59-03:00Carla Gebhardt Gehlingcarla.g.gehling@gmail.comRafael Montoitoxmontoito@gmail.com<p>O artigo apresentado é recorte de uma dissertação que se utilizou da História Oral para conhecer a narrativa de alguns professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, da cidade gaúcha de São Lourenço do Sul, acerca das suas vivências profissionais durante a pandemia de COVID-19. O objetivo principal da pesquisa era identificar as marcas que ficaram nos corpos dos professores. Foram entrevistados quatro professores e, após transcrição das suas falas, foi utilizada a metodologia de Análise do Conteúdo para se produzir interpretações desses dados. As narrativas relatam vivências que possibilitam se ter um vislumbre da realidade dos profissionais das escolas municipais e estaduais, do centro da cidade e da comunidade rural. Com relação ao físico, os relatos descrevem sintomas de pressão alta, dores no corpo, ardência nos olhos e alteração nos níveis de colesterol; no que tange ao emocional, foram relatadas sensações de medo, angústia, irritação, decepção, estresse, insônia e ansiedade.</p>2024-10-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Carla Gebhardt Gehling, Rafael Montoito